Plano de Aula

Plano de aula: Uso dos dígrafos: CH, LH e NH

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Monte o jogo de boliche antes da aula.
  • Utilize 12 garrafas pets. Recorte e cole as etiquetas da seguinte forma: Em 3 garrafas escreva CH, em 3 garrafas escreva LH , em 3 garrafas escreva NH e nas últimas 3 garrafas escreva H inicial. Etiquetas disponíveis no link. .
  • Utilize garrafas de cores diferentes ou pinte-as com guache.
  • Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H.
  • Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe.
  • Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial.
  • Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.

Materiais necessários: folhas impressas, 12 garrafas pets, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: Pensando nos alunos que ainda não dominam a leitura e escrita convencional, realize todas as atividades propostas nesta aula de forma coletiva e/ou colaborativa.

Referências:

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

Fazfácil - Lazer e Cultura. Como jogar boliche - conheça as regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 21h46min.

GURGEL, Thais. Brincando com regras. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1257/brincando-com-regras . Acessado em: 18 de setembro de 2018, às 21h55min.

IAVELBERG, Catarina. Atividades Colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo. In: Gestão Escolar. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/642/atividades-colaborativas-melhoram-o-aprendizado-individual-e-coletivo . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h00.

MACEDO, Lino de. Brincar é mais que aprender. In: NOVA ESCOLA. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h28min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide ou escreva no quadro e informe aos alunos o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA