Plano de Aula

Plano de aula: Uso dos dígrafos: CH, LH e NH

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Monte o jogo de boliche antes da aula.
  • Utilize 12 garrafas pets. Recorte e cole as etiquetas da seguinte forma: Em 3 garrafas escreva CH, em 3 garrafas escreva LH , em 3 garrafas escreva NH e nas últimas 3 garrafas escreva H inicial. Etiquetas disponíveis no link. .
  • Utilize garrafas de cores diferentes ou pinte-as com guache.
  • Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H.
  • Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe.
  • Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial.
  • Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.

Materiais necessários: folhas impressas, 12 garrafas pets, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: Pensando nos alunos que ainda não dominam a leitura e escrita convencional, realize todas as atividades propostas nesta aula de forma coletiva e/ou colaborativa.

Referências:

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

Fazfácil - Lazer e Cultura. Como jogar boliche - conheça as regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 21h46min.

GURGEL, Thais. Brincando com regras. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1257/brincando-com-regras . Acessado em: 18 de setembro de 2018, às 21h55min.

IAVELBERG, Catarina. Atividades Colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo. In: Gestão Escolar. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/642/atividades-colaborativas-melhoram-o-aprendizado-individual-e-coletivo . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h00.

MACEDO, Lino de. Brincar é mais que aprender. In: NOVA ESCOLA. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h28min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide ou escreva no quadro e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA