Plano de Aula

Plano de aula: Dígrafos: descobrindo regularidades

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Escreva um cartaz com o poema “Maluquices do H” e fixe-o no quadro.
  • Faça uma cópia para cada aluno dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem as palavras com H nos poemas circule as mesmas com pincel atômico , usando cores diferentes para melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:

Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.

MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.

Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.

Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK

(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados