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Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - História sonorizada

As crianças participam da contação de histórias fazendo barulhos que ajudem a compor a narrativa feita pela professora.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo às famílias que você lerá uma história. É essencial que você pesquise, selecione e analise previamente uma que seja possível sonorizar. O livro “Cadê o Pintinho”, de Márcia Leite, publicado pela editora Pulo do Gato, é um bom exemplo. Apresente o livro ou o texto que você escolheu, o título e o autor. Leia a narrativa incluindo a sonorização com o corpo, com alguns objetos, instrumentos etc. Depois de concluir a leitura, faça o convite: “Que tal sonorizarmos uma história em família?” Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a usar o próprio corpo, fazendo barulhos que ajudem a compor a narrativa. Sugira que possam usar instrumentos disponíveis ou adaptados para a sonorização da história, ou explorar a ferramenta Laboratório de Música do Chrome (disponível aqui), para descobrir possibilidades de sonorização virtual.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a escolher uma história junto com as crianças para sonorizar. Sugira que conversem sobre esse desafio prevendo possíveis sons de objetos ou sons do corpo que podem usar, e que ouçam as opiniões e argumentações das crianças sobre suas escolhas. Proponha que separem juntos a história em partes para planejar a sonorização, conversando sobre os elementos da narrativa que podem ser sonorizados. Lembre-os de sempre chamarem a atenção das crianças para as possibilidades que têm em casa e o uso do corpo. Você pode sugerir instrumentos feitos com materiais de largo alcance e bacias, tampas, latas, chocalhos de PET etc., e a ferramenta Laboratório de Música do Chrome para uma exploração virtual, se preferirem. Proponha aos adultos que perguntem às crianças como podem ser os sons de cada parte da história e que decidam juntos quais partes vão sonorizar. Definidos sons e partes, é hora da diversão. Convide as famílias a fazer desse momento um rico espaço de descobertas de expressões corporais e sonoras, brincando com a história enquanto sonorizam a narrativa e percebendo quais escolhas de sons as crianças fazem e quais são suas sonoridades preferidas. Proponha que façam pequenos vídeos das criações sonoras com a música.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os pequenos vídeos do momento de criação sonora com as crianças. É possível compartilhá-los com todo o grupo por WhatsApp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências e ampliar suas possibilidades de representação sonora. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.  

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Maira Franco Tangerino


Código: EDI3_22UND01

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Apoiador Técnico


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