9804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Vamos construir sequências com palitos?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência figurativa e expressar a regularidade observada, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica, na identificação de um termo qualquer da sequência.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Folha de papel quadriculado;
  • Palitos;
  • Lápis, borracha, cola;
  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências. Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizado pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Há um exemplo no próximo slide que apoia esta retomada com a turma.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou apresente a figura do slide para a turma em um cartaz. Este exemplo resolvido permite discutir com a turma uma sequência de figuras. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão desta sequência. Incentive diferentes alunos a explicarem com palavras como entendem cada figura e o termo faltante. Sistematize as conclusões da turma validando as descobertas fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podem explicar o desenho que deve ser feito na figura 5?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e, depois, discutam na dupla como pensaram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Para construir a Figura 4, podemos observar a relação com a construção das figuras anteriores?
  • É possível construir a Figura 4, com 4 palitos?
  • Você pode pedir 16 palitos para a professora, caso queira construir a Figura 4?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível desenhar quantas figuras mais nesta sequência?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos continuem em duplas. Para a reflexão provocada pelas perguntas, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam, e também que expressem o que pensam num texto escrito, mesmo que usem desenhos e esquemas como apoio. Nesta atividade, sugerimos a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir figuras da sequência com palitos. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram e construìram suas figuras. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa, justificando como pensou para fazer o desenho. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podemos explicar o desenho que deve ser feito na Figura 10?
  • É possível construir a Figura 10 com 10 palitos?
  • Você pode pedir 40 palitos para a professora se quer construir a Figura 10?
  • Como você descobriu qual figura da sequência é possível construir com 40 palitos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caso seja necessário, permita que usem papel quadriculado, e para aqueles que tenham mais dificuldade, que utilizem os palitos, caso peçam. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência figurativa e expressar a regularidade observada, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica, na identificação de um termo qualquer da sequência.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Folha de papel quadriculado;
  • Palitos;
  • Lápis, borracha, cola;
  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências. Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizado pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Há um exemplo no próximo slide que apoia esta retomada com a turma.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou apresente a figura do slide para a turma em um cartaz. Este exemplo resolvido permite discutir com a turma uma sequência de figuras. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão desta sequência. Incentive diferentes alunos a explicarem com palavras como entendem cada figura e o termo faltante. Sistematize as conclusões da turma validando as descobertas fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podem explicar o desenho que deve ser feito na figura 5?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e, depois, discutam na dupla como pensaram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Para construir a Figura 4, podemos observar a relação com a construção das figuras anteriores?
  • É possível construir a Figura 4, com 4 palitos?
  • Você pode pedir 16 palitos para a professora, caso queira construir a Figura 4?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível desenhar quantas figuras mais nesta sequência?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos continuem em duplas. Para a reflexão provocada pelas perguntas, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam, e também que expressem o que pensam num texto escrito, mesmo que usem desenhos e esquemas como apoio. Nesta atividade, sugerimos a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir figuras da sequência com palitos. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram e construìram suas figuras. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa, justificando como pensou para fazer o desenho. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podemos explicar o desenho que deve ser feito na Figura 10?
  • É possível construir a Figura 10 com 10 palitos?
  • Você pode pedir 40 palitos para a professora se quer construir a Figura 10?
  • Como você descobriu qual figura da sequência é possível construir com 40 palitos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda, a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 4.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • As figuras destas sequências são diferentes?
  • Quantos palitos são necessários para construir a Figura 1? E a Figura 2? E a Figura 3?
  • Qual é a diferença entre as duas primeiras figuras?
  • A diferença que você observou é a mesma quando você compara as figuras 2 e 3?
  • Esta diferença poderia ser o padrão de formação de todas as figuras da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caso seja necessário, permita que usem papel quadriculado, e para aqueles que tenham mais dificuldade, que utilizem os palitos, caso peçam. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano