13594
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincar com tecidos

As crianças vão ampliar as possibilidades do faz-de-conta ao explorar texturas, cores e diferentes características de panos

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria Geanne Moreira da Silva

Apresente a proposta
Grave um vídeo mostrando as imagens do livro “O lenço”, de Patrícia Auerbach, e lendo a história da menina que encontra um lenço na gaveta da mãe e, com ele, mil possibilidades (ou compartilhe o vídeo da leitura, disponível aqui). Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que acham de usarmos tecidos para criar muitas brincadeiras, como a menina da história?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a incentivar as crianças a brincar com tecidos variados, possibilitando exploração e criação de enredos de faz de conta.

Sugira às famílias
Convide as famílias a, inspiradas na história, criar brincadeiras com tecidos diversos. Proponha que envolvam as crianças em brincadeiras e ampliem as possibilidades do faz de conta ao explorar texturas, cores e diferentes características de panos como lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, lenços, helanca, chita, feltro, camurça e tule. Proponha que as crianças tomem decisões, ajudem a transportar os tecidos de um espaço para o outro e a organizá-los no espaço onde brincarão com os materiais. Sugira que valorizem as formas de expressão da criança e assumam uma postura brincante, envolvendo-se com ela, seus enredos e construções, e auxiliando no que for necessário.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem vídeos e fotos desse momento para que você possa dividi-los com outras famílias por WhatsApp, por exemplo, de modo que todos possam apreciá-los. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Vládia Pires


Código: EDI3_34UND01

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas