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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso de Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre uso de Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: letra "Ciranda da Bailarina", disponível aqui.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe as imagens dos slides, se possível, através de uma apresentação compartilhada por e-mail ou WhatsApp. Peça para os alunos mandarem áudios com a leitura das palavras correspondentes às imagens.

Desenvolvimento
Desafio: encontre os erros! Compartilhe o link com a música "Ciranda da Bailarina" pelo WhatsApp para que os alunos assistam. Crie um documento para cada aluno com a letra da música com erros, seguindo a orientação do plano, e peça que ouçam a música e indiquem as palavras com erros nos comentários, colocando a forma correta. Essa orientação pode ser enviada em áudio pelo WhastApp.
Posteriormente, compartilhe pelo WhatsApp ou e-mail a letra da música sem os erros e peça que comparem com o texto anterior, verificando se encontraram todos os erros. Siga as orientações do plano e peça que justifiquem as correções enviando áudios pelo WhatsApp.

Fechamento
Retome o quadro feito na primeira aula do plano, que já deve ter sido compartilhado com os alunos por e-mail ou WhatsApp, e acrescente coletivamente as descobertas que fizeram com essa atividade. Siga as orientações do plano para encaminhar as perguntas de forma que eles cheguem às conclusões sugeridas nas orientações. Esse momento poderá ser uma conversa rápida pelo Google Meet com o quadro aberto para acréscimo das conclusões. Se optar pelo WhatsApp, envie as perguntas para que os alunos respondam por áudio.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem de um karaokê com a música da atividade. Podem cantar junto com o vídeo ou formar uma dupla com alguém da família! Vale cantar olhando a letra da música!

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida  


Código: LPO3_05ATS03

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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