13560
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre o impacto das poluições sonora e luminosa nos hábitos de animais aquáticos

Plano 01 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.

Materiais de apoio:

http://tamar.org.br/interna.php?cod=106

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/fiscalizacoes-em-pontos-com-poluicao-sonora-serao-intensificadas-em-santarem.ghtml

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/barulho-em-sao-paulo-faz-sabias-passarem-cantar-de-madrugada.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/iluminacao-das-cidades-impede-visao-de-estrelas-afeta-saude-do-ser-humano-2946949

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas que impeçam a compreensão do título, por exemplo a compreensão de que tanto a luz quanto o som se propagam em ondas pelo espaço.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Provoque os alunos, mostrando-os esse slide, a pensarem sobre os nossos próprios hábitos e como eles sofrem interferência com mudanças no ambiente. Faça perguntas como: “Vocês imaginam que esses ambientes estão silenciosos?”; “Acham que a atividade de um deles seria influenciada se tivesse mais barulho?”; “Acham que a atividade de um deles seria possível caso tivesse mais luz?”; “E se não tivesse luz nenhuma, influenciaria algum desses momentos?”.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Caso lhe pareça conveniente esclareça a origem das ondas sonoras e luminosas como advindas da atividade humana e não da natureza.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Esta atividade está dividida em dois tempos, sendo o primeiro de 20 minutos e os 10 minutos restantes necessários ao segundo (próximo slide).

Divida a sala em dois grandes grupo, sendo que um trabalhará com a pesquisa sobre o boto-cor-de-rosa e outro com a tartaruga-cabeçuda. Esses dois grandes grupos ainda poderão ser subdivididos em grupos menores, garantindo a participação de todos os alunos, caso haja material e acesso a diferentes dispositivos com internet a todos eles. Nesse primeiro momento os grupos deverão pesquisar sobre os principais hábitos de vida desses animais construindo um mapa mental.

Para facilitar a organização e a otimização do tempo, sugerimos um modelo que poderá ser entregue aos alunos para preenchimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zbFym3J55WskVSDEkMes9f6FZMjqP3tWnF4Cm58P85jFv4KR67aYdjZq9eBg/atividade-para-impressao-mapa-mental-cie7-08ve01.pdf .

Sobre esse material e as instruções para uso: o hexágono deverá conter o nome ou uma outra representação, como o desenho, do animal ao qual o grupo está pesquisando. As setas pontilhadas dizem respeito, cada uma, a um dos hábitos de vida contidos no slide, a saber: onde vivem, o que comem, como se comunicam e caçam, como se reproduzem, como nascem os filhotes, se há migração ou não. Por fim, as elipses deverão ser preenchidas com o conteúdo que encontrarem a respeito daquele hábito. Oriente os alunos da necessidade de anotarem suas informações de forma clara, para que ao consultarem o mapa, compreendam com facilidade as informações contidas nele.

A pesquisa que os alunos devem realizar poderá ser feita através de dispositivos com internet e nesse caso é necessário orientar os alunos sobre como utilizar de boas palavras-chave para as procuras. Atente-se nesse momento a importância de ao menos duas informações: como nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa.

Caso não seja possível o acesso à internet pelos alunos na escola, você poderá imprimir materiais que contenham essas informações, conforme disponibilizamos abaixo:

http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=96

https://www.hipercultura.com/boto-cor-de-rosa/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/boto-cor-de-rosa

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao final das atividades, peça que os grupos compartilhem seus achados com a turma, de forma que todos conversem sobre as possíveis consequências das poluições sonora e luminosa nos hábitos do boto-cor-de-rosa e da tartaruga-cabeçuda. Oriente a discussão para que toquem os dois pontos importantes mencionados no Mão na Massa: como nas nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa. Ajude os alunos a responderem de forma conjunta ao final da discussão à questão disparadora, explicitando a influência da luminosidade das praias na desova e nascimento das tartarugas-cabeçudas e nas ondas sonoras dos motores de barcos influenciando a utilização do sonar dos botos para comunicação e caça. Utilize os materiais sugeridos no início da aula para ampliar a discussão.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.

Materiais de apoio:

http://tamar.org.br/interna.php?cod=106

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/fiscalizacoes-em-pontos-com-poluicao-sonora-serao-intensificadas-em-santarem.ghtml

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/barulho-em-sao-paulo-faz-sabias-passarem-cantar-de-madrugada.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/iluminacao-das-cidades-impede-visao-de-estrelas-afeta-saude-do-ser-humano-2946949

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas que impeçam a compreensão do título, por exemplo a compreensão de que tanto a luz quanto o som se propagam em ondas pelo espaço.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Provoque os alunos, mostrando-os esse slide, a pensarem sobre os nossos próprios hábitos e como eles sofrem interferência com mudanças no ambiente. Faça perguntas como: “Vocês imaginam que esses ambientes estão silenciosos?”; “Acham que a atividade de um deles seria influenciada se tivesse mais barulho?”; “Acham que a atividade de um deles seria possível caso tivesse mais luz?”; “E se não tivesse luz nenhuma, influenciaria algum desses momentos?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Caso lhe pareça conveniente esclareça a origem das ondas sonoras e luminosas como advindas da atividade humana e não da natureza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Esta atividade está dividida em dois tempos, sendo o primeiro de 20 minutos e os 10 minutos restantes necessários ao segundo (próximo slide).

Divida a sala em dois grandes grupo, sendo que um trabalhará com a pesquisa sobre o boto-cor-de-rosa e outro com a tartaruga-cabeçuda. Esses dois grandes grupos ainda poderão ser subdivididos em grupos menores, garantindo a participação de todos os alunos, caso haja material e acesso a diferentes dispositivos com internet a todos eles. Nesse primeiro momento os grupos deverão pesquisar sobre os principais hábitos de vida desses animais construindo um mapa mental.

Para facilitar a organização e a otimização do tempo, sugerimos um modelo que poderá ser entregue aos alunos para preenchimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zbFym3J55WskVSDEkMes9f6FZMjqP3tWnF4Cm58P85jFv4KR67aYdjZq9eBg/atividade-para-impressao-mapa-mental-cie7-08ve01.pdf .

Sobre esse material e as instruções para uso: o hexágono deverá conter o nome ou uma outra representação, como o desenho, do animal ao qual o grupo está pesquisando. As setas pontilhadas dizem respeito, cada uma, a um dos hábitos de vida contidos no slide, a saber: onde vivem, o que comem, como se comunicam e caçam, como se reproduzem, como nascem os filhotes, se há migração ou não. Por fim, as elipses deverão ser preenchidas com o conteúdo que encontrarem a respeito daquele hábito. Oriente os alunos da necessidade de anotarem suas informações de forma clara, para que ao consultarem o mapa, compreendam com facilidade as informações contidas nele.

A pesquisa que os alunos devem realizar poderá ser feita através de dispositivos com internet e nesse caso é necessário orientar os alunos sobre como utilizar de boas palavras-chave para as procuras. Atente-se nesse momento a importância de ao menos duas informações: como nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa.

Caso não seja possível o acesso à internet pelos alunos na escola, você poderá imprimir materiais que contenham essas informações, conforme disponibilizamos abaixo:

http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=96

https://www.hipercultura.com/boto-cor-de-rosa/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/boto-cor-de-rosa

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao final das atividades, peça que os grupos compartilhem seus achados com a turma, de forma que todos conversem sobre as possíveis consequências das poluições sonora e luminosa nos hábitos do boto-cor-de-rosa e da tartaruga-cabeçuda. Oriente a discussão para que toquem os dois pontos importantes mencionados no Mão na Massa: como nas nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa. Ajude os alunos a responderem de forma conjunta ao final da discussão à questão disparadora, explicitando a influência da luminosidade das praias na desova e nascimento das tartarugas-cabeçudas e nas ondas sonoras dos motores de barcos influenciando a utilização do sonar dos botos para comunicação e caça. Utilize os materiais sugeridos no início da aula para ampliar a discussão.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano