13557
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Das Pinturas Rupestres aos Raios X

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre descrição do processo histórico de registro de imagens pela humanidade e os avanços alcançados a partir do domínio das ondas eletromagnéticas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Como referencial teórico para esta aula sugiro a leitura do texto: Raios X da autora Jennifer Rocha Vargas Fogaça e disponível no portal Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/raios-x.htm e também o artigo científico Raios X do autor Roberto A. Salmeron e disponível no portal e-física pelo link: http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/. Ambos os artigos se complementam, um por enfocar mais o contexto histórico e o outro por abordar os princípios físicos e as possíveis aplicações dos raios x no cotidiano.

Durante a aula serão utilizadas algumas imagens de radiografias específicas e que são disponibilizadas gratuitamente por médicos e especialistas em um site específico chamado de radiopaedia. O site está em inglês, mas com a ajuda de ferramentas de tradução online é possível acessar suas imagens e realizar o download das mesmas para utilizá-las em sala de aula. O endereço do site é: https://radiopaedia.org/encyclopaedia/cases/all.

Materiais necessários para a aula: Papel para desenho tamanho A4, lápis grafite para desenho, lápis de cor, régua, compasso e transferidor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a produção de imagens. Comece a aula perguntando aos alunos: “O que são pinturas rupestres?”; “No Brasil é possível encontrar esse tipo de pintura?”; “Que tipo de informação esse tipo de pintura no transmite atualmente?”; “Além das pinturas rupestres que outras imagens ficaram famosas ao longo da história humana?”; “Além das artes e da cultura, que outras áreas sociais foram impactadas pela evolução e aprimoramento do registro de imagens?”. Ouça as respostas e concepções do alunos e prossiga para o próximo slide.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e discuta com eles as seguintes questões: “Desde quando os seres humanos sentiram a necessidade de registrar informações sobre a sua existência?”; “Quais eram os meios físicos e os possíveis materiais utilizados para o registro dessas pinturas?”; “Na atualidade, quais são os meios mais utilizados para o registro de imagens pelos seres humanos?”; “Além de lembranças e informações, o que mais podemos saber atualmente com registros e utilização de imagens?”. Se possível, acesse a página web da matéria e exiba outras fotos que estão disponíveis na mesma.

A matéria na íntegra está disponível no link: https://www.guiaviajarmelhor.com.br/pintura-rupestre-no-brasil-conheca-a-serra-da-capivara.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e discuta com os alunos a questão disparadora. Levante questões do tipo: “Que áreas do conhecimento humano atualmente operam por meio do registro e análise de imagens?”; “As imagens como fotografias e telas pintadas por artistas podem nos trazer que tipos de informações?”; “E as radiografias obtidas por meio de Raios X, que informações podem nos trazer?”; “Além dos exames radiológicos, que outras aplicações são possíveis com o uso dos raios x?”. Ouça as respostas e concepções dos alunos e passe para o próximo slide.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: As atividades propostas para esta aula seguirão um contexto histórico e objetivam trabalhar com a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos.

Na atividade 1, a ideia é propor uma contextualização das pinturas rupestres. Para isso, divida os alunos em grupos de 3 integrantes e peça à eles que pensem em situações e contextos cotidianos e que de alguma forma representam uma característica da nossa sociedade atual. Após essa análise e discussão entre os grupos, peça que eles desenhem e pintem essa situação em uma folha de desenho.

Na atividade 2, o objetivo é despertar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura óssea do corpo humano, através do desenho da estrutura óssea da mão, do pé, do pescoço, da coluna vertebral ou das costelas e a partir dessa atividade levá-los à reflexão sobre a importância dos exames radiológicos para a verificação dos ossos e órgãos internos e de como essas informações são tão importantes para a sociedade moderna.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na realização da atividade 1 oriente os alunos quanto à seleção da situação a ser registrada. O desenho em si, a forma de pintura e todos os elementos referentes à atividade em si, devem ser discutidos pelos alunos. Para o desenho e seus elementos, os alunos podem utilizar os materiais previstos no slide anterior, de modo que possam representar a situação escolhida por eles da melhor maneira possível. Seria interessante se essa atividade pudesse ser guardada numa cápsula do tempo para ser acessada por eles daqui a 10 anos aproximadamente e assim terem uma recordação dessa aula e no futuro fazerem uma análise da evolução e história de suas vidas.

Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 13 minutos.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa atividade o grupo terá a missão de reproduzir em um desenho a estrutura óssea de uma parte do corpo humano escolhida pelo grupo. Oriente os grupos a escolherem partes possíveis de serem apalpadas como a mão, o pé, as costelas, a coluna vertebral ou o pescoço.

Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 12 minutos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Releia para os alunos a questão disparadora e discuta com os mesmos a pergunta apresentada na mesma. Questione os alunos: “Quais áreas da atuação humana são diretamente influenciadas pelo registro e manipulação de imagens e como isso evoluiu ao longo da história humana?”; “Quais são as técnicas; materiais e equipamentos utilizados na produção das imagens citadas na questão anterior?”; “Em que contexto essas imagens são utilizadas?”; “Nesse contexto, qual a importância das imagens de Raios X para a sociedade moderna?”; “Além dos Raios X, que outras tecnologias de imagens são utilizadas atualmente em diagnósticos médicos e em sistemas de segurança?”.

É esperado que os alunos citem como respostas, áreas ligadas à medicina; segurança pública; entretenimento, como TV e cinema, entre outras e também que citem as antigas câmeras fotográficas e de vídeo que necessitavam filmes e papéis fotográficos para obtenção e arquivamento das imagens; o que atualmente tem mudado com a crescente utilização de meios digitais de obtenção e arquivamento das imagens. Nesse contexto, é importante salientar o uso histórico dos raios x como ferramenta de obtenção de imagens para diagnóstico em saúde e em segurança e também as novas opções de registro de imagens a partir de radiações não ionizantes com o ultrassom e a ressonância magnética.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o fragmento do texto do slide e discuta com os mesmos as observações feitas durante a realização da atividade 1. Pergunte aos alunos: “O que você percebe de histórico na imagem produzida por seu grupo e como a mesma serviria de documento para a geração futura?”. “O que a imagem produzida diz a respeito de vocês mesmos enquanto pessoas?".

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide e o próximo slide aos alunos e peça que comparem as imagens do site Radiopaedia.org com as imagens produzidas por eles na atividade 2. Verifique com eles quais foram as semelhanças e as diferenças entre as imagens. Pergunte aos alunos: “Como você se sentiu tendo que desenhar partes ósseas internas de seu próprio corpo?”; “Houve dificuldades? Quais foram elas?”; “Após essa atividade, como você avalia a descoberta e invenção dos aparelhos de Raios X?”; “Além do diagnóstico médico por imagens, quais outras aplicações possíveis de utilização dos Raios X?”; “As imagens de raios x também podem ser consideradas como documentos históricos? Em que situações?”.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, visto que algum grupo possa ter optado por desenhar a coluna vertebral ou as costelas do tórax humano e prossiga com as discussões iniciadas através dos questionamentos feitos no slide anterior. Finalize essa sessão explicando aos alunos que: “Atualmente, além dos raios x é muito comum também o diagnóstico por imagens obtidas por meio de ressonância magnética que não faz uso da radiação ionizante, mas de uma radiofrequência em conjunto com o magnetismo; e a ultrassonografia que utiliza ondas sonoras de alta frequência para formar a imagem do corpo humano, sendo um exame muito seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê”.

Fonte: http://ambrasaude.com.br/conheca-as-5-modalidades-de-diagnostico-por-imagem/.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e localize com eles a faixa de frequência dos Raios X no espectro eletromagnético, salientando que o mesmo é classificado como radiação ionizante.

Finalize a aula salientando que além de serem utilizados na medicina, os raios X são empregados também pelos cientistas para estudar a estrutura de muitos materiais e também de seres vivos. Na astronomia, certos telescópios especiais captam raios X emitidos por corpos no espaço, como do Sol e de outras estrelas distantes. Algumas indústrias utilizam os raios X para descobrir defeitos ocultos em produtos ou serviços prestados. Em aeroportos, as equipes de segurança utilizam raios X para fiscalizar as bagagens e também os corpos dos viajantes; isso também acontece em locais turísticos ou de fluxo intenso de pessoas como shoppings de países onde as ameaças de atentados são constantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Como referencial teórico para esta aula sugiro a leitura do texto: Raios X da autora Jennifer Rocha Vargas Fogaça e disponível no portal Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/raios-x.htm e também o artigo científico Raios X do autor Roberto A. Salmeron e disponível no portal e-física pelo link: http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/. Ambos os artigos se complementam, um por enfocar mais o contexto histórico e o outro por abordar os princípios físicos e as possíveis aplicações dos raios x no cotidiano.

Durante a aula serão utilizadas algumas imagens de radiografias específicas e que são disponibilizadas gratuitamente por médicos e especialistas em um site específico chamado de radiopaedia. O site está em inglês, mas com a ajuda de ferramentas de tradução online é possível acessar suas imagens e realizar o download das mesmas para utilizá-las em sala de aula. O endereço do site é: https://radiopaedia.org/encyclopaedia/cases/all.

Materiais necessários para a aula: Papel para desenho tamanho A4, lápis grafite para desenho, lápis de cor, régua, compasso e transferidor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a produção de imagens. Comece a aula perguntando aos alunos: “O que são pinturas rupestres?”; “No Brasil é possível encontrar esse tipo de pintura?”; “Que tipo de informação esse tipo de pintura no transmite atualmente?”; “Além das pinturas rupestres que outras imagens ficaram famosas ao longo da história humana?”; “Além das artes e da cultura, que outras áreas sociais foram impactadas pela evolução e aprimoramento do registro de imagens?”. Ouça as respostas e concepções do alunos e prossiga para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e discuta com eles as seguintes questões: “Desde quando os seres humanos sentiram a necessidade de registrar informações sobre a sua existência?”; “Quais eram os meios físicos e os possíveis materiais utilizados para o registro dessas pinturas?”; “Na atualidade, quais são os meios mais utilizados para o registro de imagens pelos seres humanos?”; “Além de lembranças e informações, o que mais podemos saber atualmente com registros e utilização de imagens?”. Se possível, acesse a página web da matéria e exiba outras fotos que estão disponíveis na mesma.

A matéria na íntegra está disponível no link: https://www.guiaviajarmelhor.com.br/pintura-rupestre-no-brasil-conheca-a-serra-da-capivara.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e discuta com os alunos a questão disparadora. Levante questões do tipo: “Que áreas do conhecimento humano atualmente operam por meio do registro e análise de imagens?”; “As imagens como fotografias e telas pintadas por artistas podem nos trazer que tipos de informações?”; “E as radiografias obtidas por meio de Raios X, que informações podem nos trazer?”; “Além dos exames radiológicos, que outras aplicações são possíveis com o uso dos raios x?”. Ouça as respostas e concepções dos alunos e passe para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: As atividades propostas para esta aula seguirão um contexto histórico e objetivam trabalhar com a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos.

Na atividade 1, a ideia é propor uma contextualização das pinturas rupestres. Para isso, divida os alunos em grupos de 3 integrantes e peça à eles que pensem em situações e contextos cotidianos e que de alguma forma representam uma característica da nossa sociedade atual. Após essa análise e discussão entre os grupos, peça que eles desenhem e pintem essa situação em uma folha de desenho.

Na atividade 2, o objetivo é despertar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura óssea do corpo humano, através do desenho da estrutura óssea da mão, do pé, do pescoço, da coluna vertebral ou das costelas e a partir dessa atividade levá-los à reflexão sobre a importância dos exames radiológicos para a verificação dos ossos e órgãos internos e de como essas informações são tão importantes para a sociedade moderna.

Slide Plano Aula

Orientações: Na realização da atividade 1 oriente os alunos quanto à seleção da situação a ser registrada. O desenho em si, a forma de pintura e todos os elementos referentes à atividade em si, devem ser discutidos pelos alunos. Para o desenho e seus elementos, os alunos podem utilizar os materiais previstos no slide anterior, de modo que possam representar a situação escolhida por eles da melhor maneira possível. Seria interessante se essa atividade pudesse ser guardada numa cápsula do tempo para ser acessada por eles daqui a 10 anos aproximadamente e assim terem uma recordação dessa aula e no futuro fazerem uma análise da evolução e história de suas vidas.

Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 13 minutos.

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa atividade o grupo terá a missão de reproduzir em um desenho a estrutura óssea de uma parte do corpo humano escolhida pelo grupo. Oriente os grupos a escolherem partes possíveis de serem apalpadas como a mão, o pé, as costelas, a coluna vertebral ou o pescoço.

Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 12 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Releia para os alunos a questão disparadora e discuta com os mesmos a pergunta apresentada na mesma. Questione os alunos: “Quais áreas da atuação humana são diretamente influenciadas pelo registro e manipulação de imagens e como isso evoluiu ao longo da história humana?”; “Quais são as técnicas; materiais e equipamentos utilizados na produção das imagens citadas na questão anterior?”; “Em que contexto essas imagens são utilizadas?”; “Nesse contexto, qual a importância das imagens de Raios X para a sociedade moderna?”; “Além dos Raios X, que outras tecnologias de imagens são utilizadas atualmente em diagnósticos médicos e em sistemas de segurança?”.

É esperado que os alunos citem como respostas, áreas ligadas à medicina; segurança pública; entretenimento, como TV e cinema, entre outras e também que citem as antigas câmeras fotográficas e de vídeo que necessitavam filmes e papéis fotográficos para obtenção e arquivamento das imagens; o que atualmente tem mudado com a crescente utilização de meios digitais de obtenção e arquivamento das imagens. Nesse contexto, é importante salientar o uso histórico dos raios x como ferramenta de obtenção de imagens para diagnóstico em saúde e em segurança e também as novas opções de registro de imagens a partir de radiações não ionizantes com o ultrassom e a ressonância magnética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o fragmento do texto do slide e discuta com os mesmos as observações feitas durante a realização da atividade 1. Pergunte aos alunos: “O que você percebe de histórico na imagem produzida por seu grupo e como a mesma serviria de documento para a geração futura?”. “O que a imagem produzida diz a respeito de vocês mesmos enquanto pessoas?".

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide e o próximo slide aos alunos e peça que comparem as imagens do site Radiopaedia.org com as imagens produzidas por eles na atividade 2. Verifique com eles quais foram as semelhanças e as diferenças entre as imagens. Pergunte aos alunos: “Como você se sentiu tendo que desenhar partes ósseas internas de seu próprio corpo?”; “Houve dificuldades? Quais foram elas?”; “Após essa atividade, como você avalia a descoberta e invenção dos aparelhos de Raios X?”; “Além do diagnóstico médico por imagens, quais outras aplicações possíveis de utilização dos Raios X?”; “As imagens de raios x também podem ser consideradas como documentos históricos? Em que situações?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, visto que algum grupo possa ter optado por desenhar a coluna vertebral ou as costelas do tórax humano e prossiga com as discussões iniciadas através dos questionamentos feitos no slide anterior. Finalize essa sessão explicando aos alunos que: “Atualmente, além dos raios x é muito comum também o diagnóstico por imagens obtidas por meio de ressonância magnética que não faz uso da radiação ionizante, mas de uma radiofrequência em conjunto com o magnetismo; e a ultrassonografia que utiliza ondas sonoras de alta frequência para formar a imagem do corpo humano, sendo um exame muito seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê”.

Fonte: http://ambrasaude.com.br/conheca-as-5-modalidades-de-diagnostico-por-imagem/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e localize com eles a faixa de frequência dos Raios X no espectro eletromagnético, salientando que o mesmo é classificado como radiação ionizante.

Finalize a aula salientando que além de serem utilizados na medicina, os raios X são empregados também pelos cientistas para estudar a estrutura de muitos materiais e também de seres vivos. Na astronomia, certos telescópios especiais captam raios X emitidos por corpos no espaço, como do Sol e de outras estrelas distantes. Algumas indústrias utilizam os raios X para descobrir defeitos ocultos em produtos ou serviços prestados. Em aeroportos, as equipes de segurança utilizam raios X para fiscalizar as bagagens e também os corpos dos viajantes; isso também acontece em locais turísticos ou de fluxo intenso de pessoas como shoppings de países onde as ameaças de atentados são constantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano