Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Como referencial teórico para esta aula sugiro a leitura do texto: Raios X da autora Jennifer Rocha Vargas Fogaça e disponível no portal Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/raios-x.htm e também o artigo científico Raios X do autor Roberto A. Salmeron e disponível no portal e-física pelo link: http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/. Ambos os artigos se complementam, um por enfocar mais o contexto histórico e o outro por abordar os princípios físicos e as possíveis aplicações dos raios x no cotidiano.
Durante a aula serão utilizadas algumas imagens de radiografias específicas e que são disponibilizadas gratuitamente por médicos e especialistas em um site específico chamado de radiopaedia. O site está em inglês, mas com a ajuda de ferramentas de tradução online é possível acessar suas imagens e realizar o download das mesmas para utilizá-las em sala de aula. O endereço do site é: https://radiopaedia.org/encyclopaedia/cases/all.
Materiais necessários para a aula: Papel para desenho tamanho A4, lápis grafite para desenho, lápis de cor, régua, compasso e transferidor.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a produção de imagens. Comece a aula perguntando aos alunos: “O que são pinturas rupestres?”; “No Brasil é possível encontrar esse tipo de pintura?”; “Que tipo de informação esse tipo de pintura no transmite atualmente?”; “Além das pinturas rupestres que outras imagens ficaram famosas ao longo da história humana?”; “Além das artes e da cultura, que outras áreas sociais foram impactadas pela evolução e aprimoramento do registro de imagens?”. Ouça as respostas e concepções do alunos e prossiga para o próximo slide.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos e discuta com eles as seguintes questões: “Desde quando os seres humanos sentiram a necessidade de registrar informações sobre a sua existência?”; “Quais eram os meios físicos e os possíveis materiais utilizados para o registro dessas pinturas?”; “Na atualidade, quais são os meios mais utilizados para o registro de imagens pelos seres humanos?”; “Além de lembranças e informações, o que mais podemos saber atualmente com registros e utilização de imagens?”. Se possível, acesse a página web da matéria e exiba outras fotos que estão disponíveis na mesma.
A matéria na íntegra está disponível no link: https://www.guiaviajarmelhor.com.br/pintura-rupestre-no-brasil-conheca-a-serra-da-capivara.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia e discuta com os alunos a questão disparadora. Levante questões do tipo: “Que áreas do conhecimento humano atualmente operam por meio do registro e análise de imagens?”; “As imagens como fotografias e telas pintadas por artistas podem nos trazer que tipos de informações?”; “E as radiografias obtidas por meio de Raios X, que informações podem nos trazer?”; “Além dos exames radiológicos, que outras aplicações são possíveis com o uso dos raios x?”. Ouça as respostas e concepções dos alunos e passe para o próximo slide.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: As atividades propostas para esta aula seguirão um contexto histórico e objetivam trabalhar com a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos.
Na atividade 1, a ideia é propor uma contextualização das pinturas rupestres. Para isso, divida os alunos em grupos de 3 integrantes e peça à eles que pensem em situações e contextos cotidianos e que de alguma forma representam uma característica da nossa sociedade atual. Após essa análise e discussão entre os grupos, peça que eles desenhem e pintem essa situação em uma folha de desenho.
Na atividade 2, o objetivo é despertar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura óssea do corpo humano, através do desenho da estrutura óssea da mão, do pé, do pescoço, da coluna vertebral ou das costelas e a partir dessa atividade levá-los à reflexão sobre a importância dos exames radiológicos para a verificação dos ossos e órgãos internos e de como essas informações são tão importantes para a sociedade moderna.
MÃO NA MASSA
Orientações: Na realização da atividade 1 oriente os alunos quanto à seleção da situação a ser registrada. O desenho em si, a forma de pintura e todos os elementos referentes à atividade em si, devem ser discutidos pelos alunos. Para o desenho e seus elementos, os alunos podem utilizar os materiais previstos no slide anterior, de modo que possam representar a situação escolhida por eles da melhor maneira possível. Seria interessante se essa atividade pudesse ser guardada numa cápsula do tempo para ser acessada por eles daqui a 10 anos aproximadamente e assim terem uma recordação dessa aula e no futuro fazerem uma análise da evolução e história de suas vidas.
Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 13 minutos.
MÃO NA MASSA
Orientações: Nessa atividade o grupo terá a missão de reproduzir em um desenho a estrutura óssea de uma parte do corpo humano escolhida pelo grupo. Oriente os grupos a escolherem partes possíveis de serem apalpadas como a mão, o pé, as costelas, a coluna vertebral ou o pescoço.
Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 12 minutos.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Releia para os alunos a questão disparadora e discuta com os mesmos a pergunta apresentada na mesma. Questione os alunos: “Quais áreas da atuação humana são diretamente influenciadas pelo registro e manipulação de imagens e como isso evoluiu ao longo da história humana?”; “Quais são as técnicas; materiais e equipamentos utilizados na produção das imagens citadas na questão anterior?”; “Em que contexto essas imagens são utilizadas?”; “Nesse contexto, qual a importância das imagens de Raios X para a sociedade moderna?”; “Além dos Raios X, que outras tecnologias de imagens são utilizadas atualmente em diagnósticos médicos e em sistemas de segurança?”.
É esperado que os alunos citem como respostas, áreas ligadas à medicina; segurança pública; entretenimento, como TV e cinema, entre outras e também que citem as antigas câmeras fotográficas e de vídeo que necessitavam filmes e papéis fotográficos para obtenção e arquivamento das imagens; o que atualmente tem mudado com a crescente utilização de meios digitais de obtenção e arquivamento das imagens. Nesse contexto, é importante salientar o uso histórico dos raios x como ferramenta de obtenção de imagens para diagnóstico em saúde e em segurança e também as novas opções de registro de imagens a partir de radiações não ionizantes com o ultrassom e a ressonância magnética.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o fragmento do texto do slide e discuta com os mesmos as observações feitas durante a realização da atividade 1. Pergunte aos alunos: “O que você percebe de histórico na imagem produzida por seu grupo e como a mesma serviria de documento para a geração futura?”. “O que a imagem produzida diz a respeito de vocês mesmos enquanto pessoas?".
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente este slide e o próximo slide aos alunos e peça que comparem as imagens do site Radiopaedia.org com as imagens produzidas por eles na atividade 2. Verifique com eles quais foram as semelhanças e as diferenças entre as imagens. Pergunte aos alunos: “Como você se sentiu tendo que desenhar partes ósseas internas de seu próprio corpo?”; “Houve dificuldades? Quais foram elas?”; “Após essa atividade, como você avalia a descoberta e invenção dos aparelhos de Raios X?”; “Além do diagnóstico médico por imagens, quais outras aplicações possíveis de utilização dos Raios X?”; “As imagens de raios x também podem ser consideradas como documentos históricos? Em que situações?”.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos, visto que algum grupo possa ter optado por desenhar a coluna vertebral ou as costelas do tórax humano e prossiga com as discussões iniciadas através dos questionamentos feitos no slide anterior. Finalize essa sessão explicando aos alunos que: “Atualmente, além dos raios x é muito comum também o diagnóstico por imagens obtidas por meio de ressonância magnética que não faz uso da radiação ionizante, mas de uma radiofrequência em conjunto com o magnetismo; e a ultrassonografia que utiliza ondas sonoras de alta frequência para formar a imagem do corpo humano, sendo um exame muito seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê”.
Fonte: http://ambrasaude.com.br/conheca-as-5-modalidades-de-diagnostico-por-imagem/.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos e localize com eles a faixa de frequência dos Raios X no espectro eletromagnético, salientando que o mesmo é classificado como radiação ionizante.
Finalize a aula salientando que além de serem utilizados na medicina, os raios X são empregados também pelos cientistas para estudar a estrutura de muitos materiais e também de seres vivos. Na astronomia, certos telescópios especiais captam raios X emitidos por corpos no espaço, como do Sol e de outras estrelas distantes. Algumas indústrias utilizam os raios X para descobrir defeitos ocultos em produtos ou serviços prestados. Em aeroportos, as equipes de segurança utilizam raios X para fiscalizar as bagagens e também os corpos dos viajantes; isso também acontece em locais turísticos ou de fluxo intenso de pessoas como shoppings de países onde as ameaças de atentados são constantes.