A DIFERENÇA ENTRE O QUE É DENOMINADO POR CONSTELAÇÕES DO ZODÍACO PELA ASTRONOMIA E SIGNOS NA PRÁTICA DA ASTROLOGIA
Plano de Aula
Plano de aula: Constelações do Zodíaco
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Constelações e mapas celestes
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para este plano de aula, você vai precisar do conjunto de cartas celestes composto por cada uma das Constelações do Zodíaco disponível como material complementar. O material poderá ser reproduzido para compor pelo menos cinco “kit’s” para montagem da “Eclíptica”, com os estudantes divididos em grupo, no momento do mão na massa. Além das cartas celestes de cada Constelação do Zodíaco, cada grupo de estudantes deverá usar algum objeto de papel ou outro material que sirva-lhes para representar o Sol “passeando” entre as Constelações do Zodíaco durante o ano terrestre.
Para seu embasamento, consulte algumas referências indicadas aqui:
http://www.zenite.nu/astronomia-e-astrologia-qual-a-diferenca/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Astronomia
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/astronomia.htm
http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/pibidfisica/arquivos/files/poster_nilson.pdf
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm
Consulte as cartas celestes das Constelações do Zodíaco em: https://www.heavens-above.com/constellation.aspx?lat=0&lng=0&loc=Unspecified&alt=0&tz=UCT
Consulte a ordem das constelações do Zodíaco de janeiro a dezembro em http://galileu.globo.com/edic/163/imagens/zodiaco_05.jpg
O software Stellarium poderá auxiliar na apresentação das Constelações do Zodíaco simulando a passagem do Sol pela eclíptica. Para acessá-lo, clique em stellarium.org O Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu em casa ou na sala de aula a qualquer hora do dia ou da noite.
Título da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes perguntando-lhes sobre se já ouviram falar na expressão “Constelações do Zodíaco” e se saberiam dizer quais são essas constelações. Explorar junto aos estudantes as informações que por ventura surjam e façam ligação com alguma crença ou mito relativo a disposição das Constelações do Zodíaco no céu, mês do aniversário, signos do zodíaco etc.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia junto com os estudantes os dizeres dos balões. Explore as falas sem deixar margem ao preconceito contra qualquer tipo de crença, porém deixe claro o que está baseado em crença e o que está fundamentado em observações, coleta de dados, análise e validação do conhecimento. Defina junto com os estudantes, a partir do que eles sabem, a diferença entre Astronomia e Astrologia, sendo a Astronomia a ciência que estuda os astros e tudo o que compõe o universo e a Astrologia um sistema de crenças em relação a influência dos astros na vida das pessoas.
Busque informaçõe em http://www.zenite.nu/astronomia-e-astrologia-qual-a-diferenca/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia
Horóscopo ou Mapa Astral: trata-se de uma espécie de diagrama que define as posições relativas dos planetas e dos signos zodiacais num determinado dia específico, geralmente definido a partir do nascimento de uma pessoa. Fonte: Wikipédia Adaptado por Alcione A Caetano. Acesso em 12 de junho de 2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Astronomia
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/astronomia.htm
http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/pibidfisica/arquivos/files/poster_nilson.pdf
Questão disparadora
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Questionar os estudantes sobre os conceitos de signo e constelação - Será que são conceitos similares? Ou existe alguma diferença entre nomear um signo e nomear uma constelação? O que vocês pensam? Peça aos estudantes que listem os signos que conhecem e também as constelações conhecidas por eles ou que já tenham ouvido falar ou lido/visto em algum material. Para seu embasamento e fundamentação, consulte: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/49.html
“Chamamos de signo as constelações zodiacais por onde o Sol transitava em 134 a.C., quando o grande astrônomo grego Hiparco, inspirado em um sistema de origem babilônica, dividiu essa região do céu em 12 partes iguais, de 30 graus cada. Chamamos de constelações zodiacais, tendo por base a definição da União Astronômica Internacional, aquelas constelações por onde o Sol transita atualmente. O signo e a constelação de mesmo nome diferem, principalmente, devido à precessão dos equinócios que ocorre em um período de cerca de aproximadamente 26.000 anos.”
Para entender melhor sobre o movimento da Terra chamado de “precessão”, leia mais em http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a carta celeste do slide e faça o destaque para a linha que marca o Equador Celeste e a linha que marca a Eclíptica. Na linha da Eclíptica, peça que identifiquem quais constelações que eles/as conhecem que fazem parte do grupo das Constelações do Zodíaco e que aparecem sobre a linha da Eclíptica. Distribua o kit de cartas celestes “Constelações do Zodíaco”, Cada kit é composto por 06 cartas. Cada carta contém de duas a três constelações. Peça aos grupos que identifiquem e marquem, em cada uma das cartas do kit, com uma cor diferente, a linha que define o Equador Celeste. Peça que identifiquem e marquem, em cada carta do kit, de uma cor diferente, a linha que define a eclíptica. Por fim, identifiquem e marquem de cor diferente as linhas que definem o Hemisfério Sul Celeste e o Hemisfério Norte Celeste. Estas linhas são de fácil identificação em cada uma das seis cartas celestes do kit. Faça perguntas do tipo: - Quais constelações do Zodíaco estão no HN e quais estão no HS de cada carta celeste? Que constelações tem sua extensão ocupando os dois hemisférios? A partir do conhecimento que possuem sobre cada mês do ano e o signo correspondente à data do aniversário, solicite que os estudantes disponham as cartas lado a lado em linha reta para representar a passagem do Sol pela eclíptica em seu movimento aparente indo de uma constelação a outra até completar o período de um ano terrestre (janeiro a dezembro). Explore o conceito de eclíptica com os estudantes. As linhas imaginárias do Equador Celeste e da Eclíptica estão nomeadas nas cartas celestes que fazem parte do material complementar disponibilizado para realizar este plano.
Para gerar a carta celeste de sua localidade e com ela compor o seu plano de aula/slide, acesse http://cartascelestes.com/set-location/ e na aba Carta Celeste clique para gerar sua carta.
Fonte: http://cartascelestes.com/sky-map/ acesso em 03 de julho de 2018.
Para a discussão e diferenciação entre Constelações do Zodíaco e Signos do Zodíaco, ciência e crença, leia mais no link.
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas04.htm
Consulte as cartas celestes das Constelações do Zodíaco em: https://www.heavens-above.com/constellation.aspx?lat=0&lng=0&loc=Unspecified&alt=0&tz=UCT
Consulte a ordem das constelações do Zodíaco de janeiro a dezembro em http://galileu.globo.com/edic/163/imagens/zodiaco_05.jpg
O software Stellarium poderá auxiliar na apresentação das Constelações do Zodíaco simulando a passagem do Sol pela eclíptica. Para acessá-lo, clique em stellarium.org O Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu em casa ou na sala de aula a qualquer hora do dia ou da noite.
Sistematização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Leia com os estudantes o texto de sistematização “O Sol, deslocando-se pela Eclíptica, atravessa 13 constelações denominadas constelações zodiacais: Peixes, Aries, Touro, Gemeos, Cancer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Para o observador terrestre, a Terra parece fixa e tem-se a impressão que é o Sol que, em um ano, faz uma volta pela Esfera Celeste, percorrendo a linha central do zodíaco ( a Eclíptica ). Chamamos de signo as constelações zodiacais por onde o Sol transitava em 134 a.C., quando o grande astrônomo grego Hiparco, inspirado em um sistema de origem babilônica, dividiu essa região do céu em 12 partes iguais, de 30 graus cada. Chamamos de constelações zodiacais aquelas por onde o Sol transita atualmente, de acordo com a União Astronômica Internacional (UAI em português e IAU em inglês).”
O texto estará disponível como material complementar a este plano para ser impresso. Sobre a diferenciação entre signos e constelações, vamos refletir um pouco mais. Existe uma referência à Astrologia e ela é importante neste momento da transposição pedagógica do que pertence ao campo da crença para o que é do campo científico, justamente por ter um apelo muito forte nas denominações que não mudaram. Palavras mais usadas, como por exemplo, signos, zodíaco, astros, posição do Sol na eclíptica, estão presentes na Astrologia para seu embasamento e argumentação, assim como estão presentes no discurso científico da Astronomia. Quando sugerimos que você peça aos/às estudantes que, com base em seus meses de aniversário, reportem-se aos signos, não estamos invalidando o conhecimento científico e validando o não científico. A Astrologia antecedeu a Ciência da Astronomia e a gerou, por assim dizer. A Astrologia representou uma prática dos antigos estudiosos da mecânica celeste. Muitos aspectos dos conhecimentos advindos desta prática se traduziram em signos dos quais foram abstraídos os significantes hoje utilizados na Ciência chamada Astronomia. Então, não se trata de negar uma prática como se não existisse. Trata-se de marcar e de desvelar as grandes diferenças existentes entre o método científico de investigação e de construção sistemática do conhecimento das previsões astrológicas. A Astrologia é definida por alguns astrólogos como arte, vidência ou mais um exemplo de forma de expressão/linguagem humana. A astronomia é uma ciência dos campo das ciências exatas e também das chamadas ciências naturais. A Astronomia tem como foco de estudo e pesquisa, a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica de todos os corpos celestes, estejam eles onde estiverem no universo. Já a Astrologia somente se utiliza de astros que estão na região da eclíptica celeste para construir suas ideias sobre a influência dos astros em nossa vida diária. É exatamente por este aspecto que podemos marcar a deficiência do trabalho realizado pela Astrologia marcando-o como não científico.
Caso disponha dos recursos para exibição de vídeo, você poderá optar por assistir ao vídeo disponível em http://www.zenite.nu/astronomia-e-astrologia-qual-a-diferenca/
https://youtu.be/c6wN-XokaPY acesso em -5 de julho de 2018. Duração de apenas 3’20” minutos.
Outros referenciais para seu embasamento nesta construção:
http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/49.html Acesso em 11 de junho de 2018, adaptado por Alcione da Anunciação Caetano.
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm Acesso em 11 de junho de 2018.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link dos textos, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens, como grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom;
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos os links dos seguintes textos:
- Astronomia (disponível aqui);
- Astronomia versus astrologia (disponível aqui);
- Como surgiu o embate entre astronomia e astrologia (disponível aqui;)
- “Não mudamos os signos do zodíaco, só fizemos matemática”, afirma NASA (disponível aqui).
Após os alunos lerem os textos, questione-os (sugere-se pergunta disponível no Google Classroom):
- Qual a diferença entre os signos e as constelações do Zodíaco?
Mão na massa
Os alunos devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, a relação entre os signos e as constelações do Zodíaco. Então, devem escrever um texto explicativo e autoral que responda à questão disparadora da aula. O texto deve ser escrito em um documento do Google Docs e compartilhado com os colegas e com você.
Sistematização
Após todos os alunos lerem os textos uns dos outros, converse sobre as principais aprendizagens ocorridas durante a atividade proposta e listem-nas coletivamente, com sua mediação, no Google Docs.
Convite às famílias
Os membros da família devem conversar sobre qual é o signo de cada um, relacionando com o dia do nascimento. Depois, utilizar o link da reportagem “Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos" (diponível aquil) para ler e descobrir se o signo de todos os familiares mudou ou não.
Título: Constelações do Zodíaco
Ano: 5° Ano
Objetivos de aprendizagem: Identificar as constelações que definem a trajetória feita pelo Sol na esfera celeste durante um ano formando a eclíptica.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros)
Professor-autor: ALCIONE DA ANUNCIAÇÃO CAETANO
Mentor: LISANDRA AMARAL
Especialista: MARGARETH POLIDO