13462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Nomes próprios - sons iguais e diferentes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecimento de alfabeto por meio de nomes próprios

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desta aula é agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.

Materiais necessários: Cartolinas ou papel color set, fichas com nomes diversos (clique aqui para acessar a sugestão de nomes), envelopes comuns.

Dificuldades antecipadas: Não identificar as semelhanças entre os nomes próprios; não identificar as diferenças entre os sons das letras; agrupar os nomes próprios apenas pela letra inicial e não pelo som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Diga aos alunos que, nesta aula, vocês observarão que algumas letras do alfabeto podem ter mais de um som.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de três alunos. A organização da turma em grupo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de saber expor suas opiniões, ouvir e aceitar a opinião de outros colegas. Permite também desenvolver a cooperação, uma vez que os alunos que possuem maior consciência fonológica poderão auxiliar aqueles que ainda apresentam alguma dificuldade.
  • Questione os alunos se já perceberam que algumas letras do alfabeto podem representar mais de um som. Caso sim, peça que deem exemplos de algumas destas letras.
  • Explique aos alunos que nesta aula vamos pensar sobre algumas dessas letras que representam mais de um som.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cartolina e um envelope contendo fichas com diversos nomes próprios.
  • Cada envelope deverá conter nomes próprios iniciados com o mesmo grafema (letra), porém com fonemas (sons) diferentes. Por exemplo, envelope 1: nomes iniciados com a letra C; envelope 2: nomes iniciados com a letra G e assim sucessivamente.

Clique aqui para acessar a sugestão de fichas com os nomes.

  • Peça aos alunos que leiam os nomes do envelope e chame a atenção deles para que identifiquem a letra inicial e o som dela em cada um. Levante as seguintes questões:
  • Qual a letra inicial dos nomes do seu envelope?
  • Os sons destas letras são iguais ou diferentes?
  • Peça que cada grupo divida os nomes próprios em colunas, de acordo com o som produzido pelas letras iniciais de cada nome, e cole na cartolina. Neste momento, circule pelos grupos, acompanhando as discussões e fazendo intervenções caso os alunos não estejam agrupando os nomes adequadamente. Estas intervenções podem ser por meio de questionamentos, por exemplo: Ouçam o som que faz o C no nome do Carlos, Cesar e Carolina. O som do C é o mesmo nestes três nomes? Em quais destes nomes o C tem o mesmo som? Como podemos então separar estes nomes?
  • Peça a um aluno que fixe o cartaz do grupo no quadro.
  • Peça que o grupo apresente o cartaz dizendo os critérios que orientaram a classificação dos nomes próprios. Oriente a apresentação dos alunos, seguindo a sugestão das perguntas abaixo:
  • Por que vocês dividiram os nomes desta forma?
  • Por que os nomes Cecília e Carlos não ficaram na mesma coluna? Por que Gustavo e Gisele não ficaram na mesma coluna?

Clique aqui e acesse a resolução da atividade, conforme espera-se que os alunos organizem os nomes.


Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Após apresentação dos grupos, faça coletivamente o registro das “descobertas” em um cartaz para que consultem posteriormente, quando surgir alguma dúvida.
  • Algumas sugestões para o registro:
  • Uma mesma letra pode possuir sons diferentes.
  • Quando a letra C é acompanhada das vogais E e I, fica com o som de S.
  • Quando a letra C é acompanhada das vogais A, O e U fica com som de K.
  • A letra S tem som de S quando acompanhada de vogal no início do nome.
  • A letra S tem som de X quando acompanhada da letra H.
  • A letra G tem som de J quando acompanhada das vogais E e I.
  • A letra G tem som de G quando acompanhada das vogais A, O ou U.
  • A vogal A, quando vier antes do N ou M, tem som de Ã
  • A vogal A, quando vier antes de consoante, tem som de A.
  • A vogal E pode ter som aberto (É) ou fechado (E).

3. Caso seja necessário, apresente outras descobertas feitas pela turma, considerando os sons das letras dos nomes dos alunos. Como o levantamento será realizado com os alunos, pode ser que nem todas as observações sugeridas acima sejam apontadas por eles ou apareçam outras descobertas que não foram listadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desta aula é agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.

Materiais necessários: Cartolinas ou papel color set, fichas com nomes diversos (clique aqui para acessar a sugestão de nomes), envelopes comuns.

Dificuldades antecipadas: Não identificar as semelhanças entre os nomes próprios; não identificar as diferenças entre os sons das letras; agrupar os nomes próprios apenas pela letra inicial e não pelo som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Diga aos alunos que, nesta aula, vocês observarão que algumas letras do alfabeto podem ter mais de um som.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de três alunos. A organização da turma em grupo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de saber expor suas opiniões, ouvir e aceitar a opinião de outros colegas. Permite também desenvolver a cooperação, uma vez que os alunos que possuem maior consciência fonológica poderão auxiliar aqueles que ainda apresentam alguma dificuldade.
  • Questione os alunos se já perceberam que algumas letras do alfabeto podem representar mais de um som. Caso sim, peça que deem exemplos de algumas destas letras.
  • Explique aos alunos que nesta aula vamos pensar sobre algumas dessas letras que representam mais de um som.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada grupo uma cartolina e um envelope contendo fichas com diversos nomes próprios.
  • Cada envelope deverá conter nomes próprios iniciados com o mesmo grafema (letra), porém com fonemas (sons) diferentes. Por exemplo, envelope 1: nomes iniciados com a letra C; envelope 2: nomes iniciados com a letra G e assim sucessivamente.

Clique aqui para acessar a sugestão de fichas com os nomes.

  • Peça aos alunos que leiam os nomes do envelope e chame a atenção deles para que identifiquem a letra inicial e o som dela em cada um. Levante as seguintes questões:
  • Qual a letra inicial dos nomes do seu envelope?
  • Os sons destas letras são iguais ou diferentes?
  • Peça que cada grupo divida os nomes próprios em colunas, de acordo com o som produzido pelas letras iniciais de cada nome, e cole na cartolina. Neste momento, circule pelos grupos, acompanhando as discussões e fazendo intervenções caso os alunos não estejam agrupando os nomes adequadamente. Estas intervenções podem ser por meio de questionamentos, por exemplo: Ouçam o som que faz o C no nome do Carlos, Cesar e Carolina. O som do C é o mesmo nestes três nomes? Em quais destes nomes o C tem o mesmo som? Como podemos então separar estes nomes?
  • Peça a um aluno que fixe o cartaz do grupo no quadro.
  • Peça que o grupo apresente o cartaz dizendo os critérios que orientaram a classificação dos nomes próprios. Oriente a apresentação dos alunos, seguindo a sugestão das perguntas abaixo:
  • Por que vocês dividiram os nomes desta forma?
  • Por que os nomes Cecília e Carlos não ficaram na mesma coluna? Por que Gustavo e Gisele não ficaram na mesma coluna?

Clique aqui e acesse a resolução da atividade, conforme espera-se que os alunos organizem os nomes.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Após apresentação dos grupos, faça coletivamente o registro das “descobertas” em um cartaz para que consultem posteriormente, quando surgir alguma dúvida.
  • Algumas sugestões para o registro:
  • Uma mesma letra pode possuir sons diferentes.
  • Quando a letra C é acompanhada das vogais E e I, fica com o som de S.
  • Quando a letra C é acompanhada das vogais A, O e U fica com som de K.
  • A letra S tem som de S quando acompanhada de vogal no início do nome.
  • A letra S tem som de X quando acompanhada da letra H.
  • A letra G tem som de J quando acompanhada das vogais E e I.
  • A letra G tem som de G quando acompanhada das vogais A, O ou U.
  • A vogal A, quando vier antes do N ou M, tem som de Ã
  • A vogal A, quando vier antes de consoante, tem som de A.
  • A vogal E pode ter som aberto (É) ou fechado (E).

3. Caso seja necessário, apresente outras descobertas feitas pela turma, considerando os sons das letras dos nomes dos alunos. Como o levantamento será realizado com os alunos, pode ser que nem todas as observações sugeridas acima sejam apontadas por eles ou apareçam outras descobertas que não foram listadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano