Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desta aula é agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.
Materiais necessários: Cartolinas ou papel color set, fichas com nomes diversos (clique aqui para acessar a sugestão de nomes), envelopes comuns.
Dificuldades antecipadas: Não identificar as semelhanças entre os nomes próprios; não identificar as diferenças entre os sons das letras; agrupar os nomes próprios apenas pela letra inicial e não pelo som.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Diga aos alunos que, nesta aula, vocês observarão que algumas letras do alfabeto podem ter mais de um som.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em grupos de três alunos. A organização da turma em grupo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de saber expor suas opiniões, ouvir e aceitar a opinião de outros colegas. Permite também desenvolver a cooperação, uma vez que os alunos que possuem maior consciência fonológica poderão auxiliar aqueles que ainda apresentam alguma dificuldade.
- Questione os alunos se já perceberam que algumas letras do alfabeto podem representar mais de um som. Caso sim, peça que deem exemplos de algumas destas letras.
- Explique aos alunos que nesta aula vamos pensar sobre algumas dessas letras que representam mais de um som.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Entregue para cada grupo uma cartolina e um envelope contendo fichas com diversos nomes próprios.
- Cada envelope deverá conter nomes próprios iniciados com o mesmo grafema (letra), porém com fonemas (sons) diferentes. Por exemplo, envelope 1: nomes iniciados com a letra C; envelope 2: nomes iniciados com a letra G e assim sucessivamente.
Clique aqui para acessar a sugestão de fichas com os nomes.
- Peça aos alunos que leiam os nomes do envelope e chame a atenção deles para que identifiquem a letra inicial e o som dela em cada um. Levante as seguintes questões:
- Qual a letra inicial dos nomes do seu envelope?
- Os sons destas letras são iguais ou diferentes?
- Peça que cada grupo divida os nomes próprios em colunas, de acordo com o som produzido pelas letras iniciais de cada nome, e cole na cartolina. Neste momento, circule pelos grupos, acompanhando as discussões e fazendo intervenções caso os alunos não estejam agrupando os nomes adequadamente. Estas intervenções podem ser por meio de questionamentos, por exemplo: Ouçam o som que faz o C no nome do Carlos, Cesar e Carolina. O som do C é o mesmo nestes três nomes? Em quais destes nomes o C tem o mesmo som? Como podemos então separar estes nomes?
- Peça a um aluno que fixe o cartaz do grupo no quadro.
- Peça que o grupo apresente o cartaz dizendo os critérios que orientaram a classificação dos nomes próprios. Oriente a apresentação dos alunos, seguindo a sugestão das perguntas abaixo:
- Por que vocês dividiram os nomes desta forma?
- Por que os nomes Cecília e Carlos não ficaram na mesma coluna? Por que Gustavo e Gisele não ficaram na mesma coluna?
Clique aqui e acesse a resolução da atividade, conforme espera-se que os alunos organizem os nomes.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
- Após apresentação dos grupos, faça coletivamente o registro das “descobertas” em um cartaz para que consultem posteriormente, quando surgir alguma dúvida.
- Algumas sugestões para o registro:
- Uma mesma letra pode possuir sons diferentes.
- Quando a letra C é acompanhada das vogais E e I, fica com o som de S.
- Quando a letra C é acompanhada das vogais A, O e U fica com som de K.
- A letra S tem som de S quando acompanhada de vogal no início do nome.
- A letra S tem som de X quando acompanhada da letra H.
- A letra G tem som de J quando acompanhada das vogais E e I.
- A letra G tem som de G quando acompanhada das vogais A, O ou U.
- A vogal A, quando vier antes do N ou M, tem som de Ã
- A vogal A, quando vier antes de consoante, tem som de A.
- A vogal E pode ter som aberto (É) ou fechado (E).
3. Caso seja necessário, apresente outras descobertas feitas pela turma, considerando os sons das letras dos nomes dos alunos. Como o levantamento será realizado com os alunos, pode ser que nem todas as observações sugeridas acima sejam apontadas por eles ou apareçam outras descobertas que não foram listadas.