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Plano de aula - O lugar onde vivo

POR: Sonia Antunes Caregnato 16/07/2018
Código: MAT2_13GEO02

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar e relacionar as direções esquerda / direita em relação ao seu corpo e o espaço vivido.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o Plano - MAT2_13GEO02 - O LUGAR ONDE VIVO

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) - Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objetivos específicos

Identificar e relacionar as direções esquerda / direita em relação ao seu corpo e o espaço vivido.

Conceito-chave

Direita/esquerda.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis, borracha, lápis de cor, tesoura, cola;
  • Bambolês;
  • Massinha de modelar;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: O professor chama a atenção de todos explicando que temos os lados direito e esquerdo. Para isso, de frente com a turma ele levanta uma mão, que pode começar pela direita afirmando que esta é sua mão direita e solicitando que todos levantem a sua. Nisso, o professor precisa fazer o movimento de costas, girando com a mão direita levantada para que percebam que estando de frente a posição muda em relação aos alunos, mas continua sendo o braço direito. Depois, faz a mesma coisa com a mão esquerda. Ainda, de forma lúdica, pede que coloquem: mão direita no pé esquerdo; mão esquerda no que está à sua esquerda; segure um objeto com a mão direita; bata na carteira com a mão esquerda; fique em pé ao lado de sua carteira e aponte com o braço para o lado direito da sala descrevendo o que tem, e ainda outros comandos que podem surgir no momento da dinâmica, conforme a necessidade da turma em distinguir e compreender os conceitos trabalhados.

Propósito: Localizar-se utilizando seu próprio corpo para reconhecer as direções direita/esquerda.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua mão direita?
  • E a esquerda qual é?
  • Olhem para mim, qual a mão que levantei, direita ou esquerda?

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Esta brincadeira foi totalmente adaptada e o professor pode utilizar bambolês para cada aluno. Uma aluna poderá encenar fazendo o papel da tia, sentada dentro de um bambolê com uma placa nomeando a sua cidade. Esta brincadeira poderá ser feita no saguão, no pátio ou na quadra e as crianças posicionam-se em fileira, numa distância de uns quatro metros da ‘tia’, entrando no bambolê, segurando ao redor de sua cintura e falando a frase “Fui visitar minha tia em (ex.: Marechal Cândido Rondon), no caminho encontrei (ex.: uma ponte) que estava do lado (ex.: direito)” apontando e posicionando-se à direita ou esquerda da ‘tia’ na medida em que definem a posição. Depois, o próximo repete a frase, mas acrescenta o elemento/objeto citado anteriormente e então descreve o ‘que encontrou no caminho’. As crianças vão posicionando-se também em fileiras à direita ou à esquerda da ‘tia’ conforme o desenvolvimento da brincadeira. O professor deve estar atento às respostas, percebendo e orientando os mesmos nas devidas mudanças de sentido e direção, como também ele próprio pode dar o comando “direita ou esquerda” em alguns momentos da atividade. Esta brincadeira também oportuniza o desenvolvimento da atenção, memória e concentração.

Propósito: Orientar-se no espaço apontando com segurança as direções esquerda/direita.

Discuta com a turma:

  • Quem escolheu o lado direito? Levante a mão.
  • E o lado esquerdo?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Destacar oralmente as particularidades do município em que vivem, pontos turísticos, locais importantes, bonitos, interessantes ou divertidos. Fazê-los pensar antes de iniciar a sua produção e desenhar em folha sulfite, distribuída a cada um. Nesta atividade é importante que, após a conversa inicial o professor deixe um tempinho para pensarem sobre o que irão desenhar, podendo conversar com um colega sobre a sua ideia mas, no momento de recortar e colar as figuras, deve-se solicitar que os façam individualmente, pois assim, o professor poderá realizar intervenções, caso necessário. Para isso, deve circular pela sala observando as produções, bem como o recorte das figuras, percebendo se estão com facilidade ou dificuldade em compreender direita e esquerda, auxiliando e questionando, sempre que necessário. Estas produções poderão ser penduradas num varal ou em painel para visualização de toda turma.

Propósito: Permitir o uso da criatividade para perceber-se como integrante do espaço vivido, desenvolvendo conceitos de direita/esquerda e utilizando o esforço produtivo para aplicar estas habilidades.

Discuta com a turma:

  • Quais os pontos de destaque da sua cidade?
  • Como é este lugar que desenhou? Explique para mim.
  • O que você desenhou à direita?
  • E à esquerda o que tem?

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Analisar os desenhos produzidos, comparando as produções mas, principalmente observando se as figuras foram coladas conforme a indicação dos lados direito e esquerdo. O professor deverá estar atento à falta de atenção, ou até mesmo troca dos lados, questionando de forma que o aluno reflita sobre a sua ação e seja capaz de identificar corretamente as posições.

Propósito: Reconhecer as posições direita/esquerda.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os desenhos apresentados?
  • Observe onde está colada a girafa em cada desenho? E o gato? E a menina e o menino?
  • Percebe se todos colaram as figuras no lado direito e esquerdo conforme a orientação da atividade principal?
  • Se não, explique para mim porque a figura está em outra posição?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo-os perceber que em relação ao seu corpo, os lados direito e esquerdo não mudam, mas apenas a partir do deslocamento de um objeto ou pessoa esses termos podem alterar a posição.

Propósito: Compreender que os pontos de referência alteram as posições, porém, não alteram os lados direito e esquerdo da pessoa.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo-os entender as posições direita e esquerda.

Propósito: Reconhecer e identificar os termos direita/esquerda a partir do seu corpo como referência.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Além de retomar a figura plana, é possível estabelecer uma conexão com o espaço vivido. Entregar a atividade em folhas impressas, apresentando a situação aos alunos e solicitando que a realizem individualmente.

Propósito: Pretende-se que os mesmos consigam definir direita e esquerda a partir das referências apontadas.

Discuta com a turma:

  • Será que todos conseguiram localizar-se conforme indica a atividade?
  • Se ficar de frente com um colega o seu desenho ficará na mesma posição? Justifique a sua resposta.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sobre o Plano - MAT2_13GEO02 - O LUGAR ONDE VIVO

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) - Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objetivos específicos

Identificar e relacionar as direções esquerda / direita em relação ao seu corpo e o espaço vivido.

Conceito-chave

Direita/esquerda.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis, borracha, lápis de cor, tesoura, cola;
  • Bambolês;
  • Massinha de modelar;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




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