13349
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Sacos sensoriais

Elabore materiais que permitem que as crianças explorem e brinquem com diferentes cores, texturas e surpresas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Sacos sensoriais

Apresente a proposta

Se for possível, grave um breve vídeo enquanto prepara um saco sensorial com materiais que temos em casa. Demonstre como é simples de se fazer, destacando os cuidados na vedação e qualidade do material, para que suportem a manipulação do bebê. Aproveite e convide as famílias para que produzam um saco sensorial para explorarem em casa, dando continuidade ao processo de investigação e manipulação que faziam na escola. Envie pela plataforma que estão usando em sua rede ou pelo Whatsapp.

Adaptações necessárias

Os sacos serão produzidos pelas famílias. No plano, há várias opções. Desta forma, oriente que façam a produção com os materiais disponíveis em casa, o próprio saco pode ser de outro material que não seja como está descrito no plano. Por exemplo: uma fronha ou a embalagem de edredom com zíper (devidamente vedada) pode ser recheada de bexigas com pouco ar, e se tornar um saco interessante para ser explorado corporalmente pelo bebê.

Sugira às famílias

Convide os familiares a deixarem o bebê em uma posição que possa participar da produção do saco. Deixe claro que a proposta sensorial se dá durante todo processo, e não somente depois que estiver pronto. Ou seja, sugira que, durante a preparação, o familiar vá nomeando os elementos, validando as ações e iniciativas dos bebês, chamando a atenção dele para possíveis transformações entre os elementos envolvidos. Por exemplo: “o saco estava vazio e agora está cheio!”.
Oriente que os bebês possam investigar, se aproximando de acordo com os próprios interesses, determinando o que e quanto explorar. Com o saco pronto, podem ampliar a sensação sobre o toque em profundidade, a textura, a temperatura, dentre outras várias características que despertam sensações na relação com o objeto, estreitando laços afetivos com o familiar ali envolvido.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias para que comentem como foi a experiência e tirem fotos desses momentos de brincadeira e interação com o saco sensorial em casa. Compartilhe os registros com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a realizarem a atividade também. Guarde esses valiosos registros para compor uma exposição quando o distanciamento social terminar. Oriente que reservem o saco sensorial para que a criança possa trazer na volta para escola, o que pode funcionar como uma espécie de objeto de transição entre a casa e a escola, com base emocional positiva e servindo como apoio para a retomada da rotina escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_10UND02

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas