13295
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Celebrando datas comemorativas

POR: Michelle de Sousa Bahury 14/11/2018
Código: ING6_01UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Celebrando datas comemorativas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de dois planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador e internet para projetar o vídeo do input que foi extraído da internet e imagens sobre o natal.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Today, you will talk about ways you can celebrate christmas and other festivities.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e siga as instruções:

  • Inicialmente interaja com a turma utilizando expressões rotineiras: Good Morning/ Good afternoon / Good Evening / Hello! / Hi! / What’s your name? / My name’s ____________ / How are you? / I’m fine, thanks. Use essas expressões com os alunos e em seguida peça para que usem com outros alunos. Em seguida:
  • Mostre as imagens desse slide para a turma. Pronuncie a palavra Christmas em voz alta para a turma. Feito isso, explique a palavra: It’s a very important date in the world. It’s celebrated on December 25. People like to get together with family and friends. Agora, peça para os alunos olharem para as imagens desse slide e pergunte: Do you understand what Christmas is? (os alunos provavelmente irão responder Yes!). What comes to your mind when you think about Christmas? (Os alunos provavelmente vão responder: Santa Claus, Snowman, vacation time, presents, supper, etc). Continue a interação: Is christmas a special date for you/ your family? Do you share this moment with your family and friends? (Os alunos provavelmente vão responder: Yes!), What do you like most about Christmas? (Os alunos provavelmente vão responder: the presents, the food, etc)
  • Volte a atenção para as imagens desse slide. Tire a dúvida dos alunos em relação às palavras tree, supper, Santa Claus. Faça assim: A tree is a plant. At Christmas people decorate pine trees; Supper is a special dinner; Santa Claus is the image of an old man who gives presents to kids on christmas. Agora, peça para os alunos olharem para as imagens rapidamente e memorizarem quantas vezes cada imagem é repetida. Por exemplo: How many Santa Clauses are there? Os alunos devem responder com a quantidade dentro do parênteses onde há o nome Santa Claus.Continue com esse procedimento até que os alunos preencham os números de cada item. Feito isso, proceda a correção da atividade. Não esqueça de fazer repetição das novas expressões em voz alta em coro com os alunos. A resolução da atividade deve ficar assim: ( 2 ) Christmas tree, ( 3 ) Christmas supper, ( 2 ) Santa Claus e ( 3 ) Presents.

Tempo sugerido: 19 minutos.

Propósito: Apresentar uma cena do filme “Grinch”, em que o assunto é o Natal, a fim de que os alunos reconheçam atividades que podem ser feitas nessa data comemorativa de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar atividades que podem ser feitas no período natalino a partir de um vídeo do filme infantil “Grinch”. A página de onde foi extraído o material para esse input, I hate Christmas, está disponível neste link.

Orientações: O input dessa aula será uma cena do filme infantil disponível no link acima, em que a personagem central passa por uma situação desagradável no Natal. No vídeo é possível perceber uma sequência de atividades que normalmente ocorrem na noite da ceia de Natal. Antes de mostrar o vídeo, contextualize o assunto a ser tratado: We are going to watch a video about a Christmas Eve celebration. The Grinch is a strange being that is ashamed of his appearance. His friends bullied him and, after that, he started hating Christmas. When we like this period, we often wish Merry Christmas to people we like. We don't say “good Christmas” or “happy Christmas”, but “Merry Christmas”. This kind of greeting is only used for Christmas. Então, introduza o vídeo para que os alunos possam assisti-lo a partir dessas perguntas: What is this video about? (Os alunos devem responder “Christmas time”). Em seguida, questione: What’s the name of the green being? (os alunos devem responder Grinch), What activities does he do on Christmas night? (os alunos devem responder: He decorates the Christmas tree, He shaves, goes to a Christmas celebration), Explore mais o assunto e pergunte: How old is Grinch? (os alunos devem responder: eight!) Who destroys the presents? (os alunos devem responder: Grinch) Does the Grinch like Christmas? (os alunos devem responder: No!) Why not? (os alunos devem responder: His friends bullied him!) What activities do you do on Christmas night? (as respostas podem variar: exchange presents, decorate Christmas tree, have supper, be with family and friends etc)

Em seguida mostre o vídeo novamente, pausando nas atividades estudadas e perguntando seus nomes para a turma. Faça assim: 0:06 What is he doing now ? (os alunos devem responder: looking for a gift); 0:23 What is he doing? (os alunos devem responder: preparing a gift); 0:59 Does he have a chance with Martha May? (os alunos devem responder: No!) Why not? (os alunos devem responder: Because he is 8 years old with a beard) 1:10 What does he do now? (os alunos devem responder: he shaves himself), 1;17 What do the kids do? (os alunos devem responder: Exchange presents), 1:27 What strange thing does he have on his head? (os alunos devem responder: a bag), What does he say to Martha? (os alunos devem responder: Merry Christmas) 2:22 What does he say? (os alunos devem responder: that he hates Christmas). Para expandir a prática, pergunte para a turma: Do you like to celebrate Christmas? (os alunos devem responder Yes! / No!) É provável que a maioria da turma responda de modo afirmativo, o que possibilita a próxima pergunta: Where do you like to celebrate Christmas? (os alunos podem responder: at home, at Church, at a friend’s house).

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Interagir utilizando a língua inglesa para expressar atividades relacionadas com natal.

Expectativa: Os alunos devem interagir com seus colegas de classe por meio de um diálogo. Eles devem ler o diálogo e completar com informações disponibilizadas no slide.

Orientações:

  • Peça para a turma se organizar em duplas. O professor deve fazer a leitura do slide 5 sobre os desejos que podem ser feitos. Quaisquer dúvidas sobre vocabulário devem ser tiradas nessa etapa. Peça para os alunos adicionarem ideias às que já se encontram na wish list. Os alunos deverão completar o diálogo do slide 6 com alguns dos desejos discutidos no slide 5. Essa escolha deverá ser feita pela dupla. O professor irá fazer brevemente uma explanação sobre os procedimentos dessa atividade. A proposta é que os alunos utilizem as expressões estudadas nessa aula.
  • Escolha um aluno aleatoriamente e modele o diálogo com ele. Acrescente um desejo presente no slide 5 e peça para o aluno adicionar outro.
  • Entregue uma cópia do diálogo do slide 6 para os alunos. Depois de lido um diálogo exemplo, peça para os alunos se agruparem e fazerem essa atividade. Os alunos devem ter tempo para ler individualmente seus textos e praticar. Os alunos devem preencher as lacunas do texto. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, explique que o objetivo continua sendo completar o diálogo com as atividades estudadas nesta aula. Para que a mesma torne-se mais desafiadora, peça que dramatizem os diálogos em frente da sala e acrescentem outros desejos à suas listas. O mesmo diálogo será lido várias vezes. Administre seu tempo em relação ao melhor aproveitamento dessa atividade. Se quiser deixá-la mais contextualizada, coloque uma música de Natal ao fundo.
  • Após todas as frases do texto serem completadas e as expressões reconhecidas pelos alunos, peça para lerem em voz alta as palavras que colocaram nas lacunas. Esse é um momento importante de ampliação de vocabulário. Faça assim: Cada dupla inicia a dinâmica lendo o texto de maneira alternada. É importante que o professor circule na turma e verifique se os alunos entenderam a proposta. Essa dinâmica segue até que cada componente da dupla participe pelo menos uma vez. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • O texto deve ficar parecido com esse:

A:Hi, ___________________(your name). What’s up?

B: it’s X-mas and I’m very happy. What are you doing?

A: I’m writing a letter to Santa Claus..

B: Are you asking for a gift?

A: Yes. A new toy. And you?

B: Me too. I like to decorate the Christmas tree with my mom.

A: I have to go now. Supper is about to start.

B: I wish you a Merry Christmas.

A: Thank you. I wish you a Merry Christmas too!

Tempo sugerido: Continuação

Propósito: Interagir utilizando a língua inglesa para falar sobre atividades relacionadas com natal.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que participaram pouco da atividade de oralidade não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de interagir a partir de expressões utilizadas em data comemorativa como o Natal a partir de um trecho do filme Grinch.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente. Peça que os alunos reconheçam uma das imagens mostradas e pronuncie o nome da mesma. Faça assim: aponte para uma imagem e pergunte: What’s this? (Eles devem responder: It’s a Christmas tree!) Após cada resposta, motive os alunos e diga: Very Good! Cool!. Continue essa dinâmica com mais três imagens. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!


Contents

  1. INPUT: <Scene of the movie Grinch>
  2. OUTPUT: <Practicing conversation with Christmas wishes and the expressions learnt.>



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Celebrando datas comemorativas

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes