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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Calendário Astronômico

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Calendário Astronômico

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

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Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: um calendário comum e um calendário astronômico com dados da sua cidade ou de uma cidade próxima (capital) que informe sobre o nascer e o ocaso do Sol e da Lua. Caso não seja possível encontrar um calendário astronômico para sua localidade, você poderá extrair os dados do Stellarium. O Stellarium é um planetário de código aberto que você baixa gratuitamente em seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio na sua cidade. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas para acessar os dados que você precisa.

http://stellarium.org/pt/ acesso em 26 de julho de 2018.

Abaixo você acessa a Hora Legal Brasileira.

http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/HoraLegalBrasileira.php acesso em 26 de julho de 2018.

O Anuário Astronômico do Observatório Nacional também é um material muito rico do qual você poderá extrair muitas informações interessantes. Nele há a seguinte orientação de acesso a dados por diferentes cidades pelo Brasil afora: o público ainda encontra no Anuário os instantes do nascer, passagem meridiana e ocaso do Sol, Lua e planetas, para as cidades de Belém, Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Para obter as informações de outras localidades, basta enviar a solicitação para o e-mail anuario@on.br.” Acesse em:

http://www.on.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/279-anuario-do-observatorio-nacional-2017-esta-disponivel-em-versao-impressa-e-online.html acesso em 30 de julho de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes quais tipos de calendários eles conhecem. Pergunte: qual tipo de informação podemos obter com um calendário comum? Explore com os estudantes as informações de um calendário comum. Solicite que digam o ano, mês e dia corrente, a partir do calendário comum. De posse do calendário astronômico, pergunte que informações este tipo de calendário nos fornece em comparação ao outro. Será que são as mesmas informações em um e no outro? Pergunte se os alunos acham que os calendários sempre foram feitos da mesma forma em todos os lugares.

Para seu embasamento e suporte às discussões na sala de aula, leia mais em:

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-os-tipos-de-calendarios-existentes.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.juraemprosaeverso.com.br/TudoSobre/CalendariosDeTodoETC.htm acesso em 30 de julho de 2018.

http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-santuario-stonehenge.htm

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-para-que-foi-construida-stonehenge/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente as imagens para os estudantes. Pergunte se é possível que o que vêem seja um calendário. Explore com eles as possibilidades da construção apresentada no slide ser um tipo de calendário. Que astro celeste aparece na figura? Em que posições o Sol aparece por entre as pedras? Pergunte se no dia a dia de suas vidas já perceberam que alguns focos da luz solar em casa ou na escola mudam durante o ano. Peça para os alunos que afirmarem já terem observado isto acontecer, que dêem exemplos. Caso nenhum deles tenha percebido, você poderá dar algum exemplo, como a necessidade de trocar um móvel de casa de lugar ou deixar a janela com a cortina fechada por determinado período do ano etc. Pegunte:

  • Na sala de aula, já notaram algo parecido?
  • Por que será que isso acontece?

Conte-lhes resumidamente sobre o que se sabe até os dias atuais sobre a construção de Stonehenge.

Para seu embasamento e suporte às discussões em sala de aula, leia mais em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge acesso em 30 de julho de 2018.

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/conheca-historia-do-stonehenge-o-misterioso-circulo-de-pedras acesso em 30 de julho de 2018.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes se já observaram o nascer e o ocaso do Sol. Pergunte:

  • Será que o Sol nasce e se põe no mesmo horário todos os dias?
  • Porque isto acontece?
  • Onde podemos obter a informação exata para a resposta a estas perguntas?

http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/analema/analema.htm acesso em 30 de julho de 2018.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos estudantes uma folha com as informações do calendário solar (nascer e ocaso do Sol) fornecido pelo Observatório Nacional ou por alguma publicação original feita para a sua cidade. Oriente os estudantes a retirarem do calendário astronômico informações sobre o nascer e ocaso do Sol sobre o dia que a aula será dada. Peça que o façam também para o dia anterior e para o dia seguinte. Com as anotações, peça que comparem os horários de nascer e verifiquem se há uma diferença significativa entre os horários. Solicite que verifiquem a diferença em minutos.

Peça que façam o mesmo para o ocaso do Sol. Solicite que extraiam os dados de nascer e ocaso para datas da semana seguinte a semana em que esta aula será trabalhada. Peça que comparem os horários de nascer do Sol da semana da aula com os horários do nascer do Sol da semana posterior. Pergunte:

  • O Sol está nascendo mais cedo ou mais tarde?
  • Porque isso acontece?

Construa com os estudantes o calendário solar referente ao mês da aula deste planejamento.

Para o trabalho com o calendário solar, você poderá usar o horário oficial de Brasília. Consulte em

https://www.vercalendario.info/pt/sol/brasil-11-agosto-2018.html acesso em 30 de julho de 2018.

O QUE SÃO CALENDÁRIOS
http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html CALENDÁRIO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio CALENDÁRIO ASTRONÔMICO
http://www.uranometrianova.pro.br/calenda/calendario.htm HISTÓRIA
http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm EXPLORE VÁRIOS CALENDÁRIOS
http://www.webexhibits.org/calendars/index.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia com os estudantes o texto disponível em

http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/analema/analema.htm acesso em 30 de julho de 2018. O texto está disponível como material complementar a este plano.

Por este site é possível obter o calendário solar e lunar para sua cidade de maneira rápida e prática: http://www.apolo11.com/efemerides.php

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: um calendário comum e um calendário astronômico com dados da sua cidade ou de uma cidade próxima (capital) que informe sobre o nascer e o ocaso do Sol e da Lua. Caso não seja possível encontrar um calendário astronômico para sua localidade, você poderá extrair os dados do Stellarium. O Stellarium é um planetário de código aberto que você baixa gratuitamente em seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio na sua cidade. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas para acessar os dados que você precisa.

http://stellarium.org/pt/ acesso em 26 de julho de 2018.

Abaixo você acessa a Hora Legal Brasileira.

http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/HoraLegalBrasileira.php acesso em 26 de julho de 2018.

O Anuário Astronômico do Observatório Nacional também é um material muito rico do qual você poderá extrair muitas informações interessantes. Nele há a seguinte orientação de acesso a dados por diferentes cidades pelo Brasil afora: o público ainda encontra no Anuário os instantes do nascer, passagem meridiana e ocaso do Sol, Lua e planetas, para as cidades de Belém, Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Para obter as informações de outras localidades, basta enviar a solicitação para o e-mail anuario@on.br.” Acesse em:

http://www.on.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/279-anuario-do-observatorio-nacional-2017-esta-disponivel-em-versao-impressa-e-online.html acesso em 30 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes quais tipos de calendários eles conhecem. Pergunte: qual tipo de informação podemos obter com um calendário comum? Explore com os estudantes as informações de um calendário comum. Solicite que digam o ano, mês e dia corrente, a partir do calendário comum. De posse do calendário astronômico, pergunte que informações este tipo de calendário nos fornece em comparação ao outro. Será que são as mesmas informações em um e no outro? Pergunte se os alunos acham que os calendários sempre foram feitos da mesma forma em todos os lugares.

Para seu embasamento e suporte às discussões na sala de aula, leia mais em:

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-os-tipos-de-calendarios-existentes.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.juraemprosaeverso.com.br/TudoSobre/CalendariosDeTodoETC.htm acesso em 30 de julho de 2018.

http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-santuario-stonehenge.htm

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-para-que-foi-construida-stonehenge/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente as imagens para os estudantes. Pergunte se é possível que o que vêem seja um calendário. Explore com eles as possibilidades da construção apresentada no slide ser um tipo de calendário. Que astro celeste aparece na figura? Em que posições o Sol aparece por entre as pedras? Pergunte se no dia a dia de suas vidas já perceberam que alguns focos da luz solar em casa ou na escola mudam durante o ano. Peça para os alunos que afirmarem já terem observado isto acontecer, que dêem exemplos. Caso nenhum deles tenha percebido, você poderá dar algum exemplo, como a necessidade de trocar um móvel de casa de lugar ou deixar a janela com a cortina fechada por determinado período do ano etc. Pegunte:

  • Na sala de aula, já notaram algo parecido?
  • Por que será que isso acontece?

Conte-lhes resumidamente sobre o que se sabe até os dias atuais sobre a construção de Stonehenge.

Para seu embasamento e suporte às discussões em sala de aula, leia mais em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge acesso em 30 de julho de 2018.

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/conheca-historia-do-stonehenge-o-misterioso-circulo-de-pedras acesso em 30 de julho de 2018.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes se já observaram o nascer e o ocaso do Sol. Pergunte:

  • Será que o Sol nasce e se põe no mesmo horário todos os dias?
  • Porque isto acontece?
  • Onde podemos obter a informação exata para a resposta a estas perguntas?

http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/analema/analema.htm acesso em 30 de julho de 2018.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos estudantes uma folha com as informações do calendário solar (nascer e ocaso do Sol) fornecido pelo Observatório Nacional ou por alguma publicação original feita para a sua cidade. Oriente os estudantes a retirarem do calendário astronômico informações sobre o nascer e ocaso do Sol sobre o dia que a aula será dada. Peça que o façam também para o dia anterior e para o dia seguinte. Com as anotações, peça que comparem os horários de nascer e verifiquem se há uma diferença significativa entre os horários. Solicite que verifiquem a diferença em minutos.

Peça que façam o mesmo para o ocaso do Sol. Solicite que extraiam os dados de nascer e ocaso para datas da semana seguinte a semana em que esta aula será trabalhada. Peça que comparem os horários de nascer do Sol da semana da aula com os horários do nascer do Sol da semana posterior. Pergunte:

  • O Sol está nascendo mais cedo ou mais tarde?
  • Porque isso acontece?

Construa com os estudantes o calendário solar referente ao mês da aula deste planejamento.

Para o trabalho com o calendário solar, você poderá usar o horário oficial de Brasília. Consulte em

https://www.vercalendario.info/pt/sol/brasil-11-agosto-2018.html acesso em 30 de julho de 2018.

O QUE SÃO CALENDÁRIOS
http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html CALENDÁRIO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio CALENDÁRIO ASTRONÔMICO
http://www.uranometrianova.pro.br/calenda/calendario.htm HISTÓRIA
http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm EXPLORE VÁRIOS CALENDÁRIOS
http://www.webexhibits.org/calendars/index.html

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Orientações: Leia com os estudantes o texto disponível em

http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/analema/analema.htm acesso em 30 de julho de 2018. O texto está disponível como material complementar a este plano.

Por este site é possível obter o calendário solar e lunar para sua cidade de maneira rápida e prática: http://www.apolo11.com/efemerides.php

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