12943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descrever o que está fazendo

POR: Edson José Cortiano 25/10/2018
Código: ING6_13UND06

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrever o que está fazendo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de seis planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas (utilizando o simple present e o present continuous, as quais os habilitarão a apresentar-se e a suas famílias, a descrever suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.) e a descrever as atividades que estão realizando no momento em que falam. Os textos produzidos constituirão uma carta a um pen pal.

Preparação para a aula: Peça aos alunos que revejam em seus cadernos (ou releiam nos livros didáticos sobre) o Present Continuous e o Simple Present.

Há três worksheets que podem ser usadas em diversos momentos desta aula:

1. Atividade para impressão - Present Continuous vs Simple Present - Captioning Photos - ING6_13UN06 neste link

2. Atividade para impressão - Present Continuous and Simple Present - Review and Exercises - ING6_13UN06 neste link

A atividade 3 é um extra que pode ser utilizado com o feedback, caso haja tempo.

3. Atividade para impressão - Present Continuous vs Simple Present - Extra - ING6_13UN06 neste link

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe in writing what you are doing and contrast it with what you usually do.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Mostre a carta e as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho que todos consigam ver).
  • Lembre-os de que leram uma carta das aulas anteriores e que terminarão sua própria carta a seu pen pal nesta aula.

Pergunte: What is this? (A letter a to a pen pal.) Yes, this is the letter we read in the previous classes.

  • Em seguida, faça algumas perguntas para estabelecer o contexto atual e ligar com os contextos anteriores:
  • What is a PS? / Post Scriptum / some additional information you add at the end of a letter.
  • What is PS1 about? / His father and mother / The names of his father and mother / His love for his family.
  • What is PS2 about? Photos.

d) Mostre agora o slide 4.

?Material complementar:

  • Se desejar, pode usar esta worksheet como input adicional Atividade para impressão - Present Continuous vs Simple Present - Captioning Photos - ING6_13UN06. Está neste link
  • Se desejar trabalhar um pouco mais a metalinguagem do gênero, você pode:

a) revisar rapidamente os elementos da letter: date, greeting (or salutation), body of the letter, closing.

b) explicar o que “[...]” significa e como se chama.

Trata-se de bracketed ellipses (Reticências entre colchetes) e é usado para mostrar que retiramos uma parte do texto. Neste caso, o texto retirado foi “There are five people and two animals in my family. I have a brother and a sister. My brother, Manuel, is seven and my sister, Joana, is eleven. My cat’s name Tyger and my dog is called Honey. When I grow up I want to be a teacher.”

c) Apontar o erro do autor da carta: Lisboa, (correct in English: Lisbon). Você pode comentar que normalmente não traduzimos nomes próprios de países e cidades, mas há muitas exceções, como Lisbon, France, Italy, Rome, etc.

Tempo sugerido: Context

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas para apresentar o uso do present continuous contrastado com o simple present para descrever ações que estão acontecendo no momento vis-à-vis ações que são habituais. Pergunte, por exemplo:

1. What’s the girl doing in the first photo? / She’s walking her dog.

2. What is the boy doing in photo # 2? / He’s riding his bicycle.

3. Does she usually walk her dog in the morning? No, she doesn’t. 3a. When does she usually walk her dog? In the afternoon.

4. Does he often ride his bike to school? / No, he doesn’t. 4a. How does he generally go to school? / He walks.

5. What kind of pictures would you like to send to your pen pal? / Personal answers.

c) Se quiser aprofundar um pouco esta atividade, pode perguntar, por exemplo:

1. In your opinion, why does she normally walk the dog in the afternoon? / Because she goes to school in the morning.

2. Why do people sometimes change their habitual actions? / Because they get tired of the routine.

3. Why is the boy riding to school today? / Because he is late / Because he’s tired of the routine.

4. Do you usually walk or ride to school? / Personal answers.

5. Do you think people have different routines to go to school in other countries? / Personal answers.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósitos:

1) Ler / compreender um comic (HQ) que contextualiza o uso do Present Continuous vs Simple Present;

2) Observar e praticar o uso desses tempos verbais para descrever ações que estamos praticando no momento em contraste com nossos hábitos;

Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de contrastar as formas e os usos do Simple Present e do Present Continuous.

Orientações:

  • Mostre a HQ aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas sobre o gênero. Caso esteja usando este plano na sequência do ING6_13UN05 e já tenha explorado com os alunos o gênero comics, pode pular o passo “b”.

a. What kind of text is this? / Comics / comic strip.

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos), etc.

c. Where do we usually find comics? / In magazines, newspapers, on the web, etc.

  • Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:

a. What’s the man doing? / Taking a shower.

b. What’s the second man doing? / Calling the first man / Waiting for the first man.

c. Does the man in the red shirt play tennis? / Yes, he does.

d. Does the man in the shower play tennis? / No, he doesn’t.

e. Is his name Dennis? / No, it isn’t.

f. What’s the funny part of the story? / The man in the shower loses his phone and talks to the soap.

  • Finalmente, para apresentar o contraste entre o present continuous e o simple present, pergunte:

a. What is the blond man doing? / Taking a shower.

b. Does he usually take a shower? / Yes, he does.

c. What is the man in the red shirt doing? / He’s waiting for his tennis partner.

d. Does he usually play tennis? / Yes, he does. Etc.

?Material complementar:

Se desejar, e houver tempo, você pode realizar uma atividade lúdica muito interessante com os alunos: imprimir a HQ e cortar os quadrinhos.

Você pode dividir a turma em grupos de dois ou três alunos. Em seguida, entregue os fragmentos fora de ordem a cada grupo para que os alunos tentem colocá-los na ordem correta.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: O aluno concluirá sua carta a seu pen pal, anexando uma, duas ou mais fotos (ou desenhos) de uma atividade que está realizando, contrastada com uma ação habitual.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta é a última atividade antes de enviar a carta (caso eles tenham feitos as 6 aulas em sequência)
  • Projete ou imprima este slide.
  • Em seus cadernos, ou já na folha da carta, os alunos podem colar, grampear ou anexar suas fotos (ou desenhos*) e escrever as legendas.
  • Ao fim, você pode projetar o slide 4 como referência para eles compararem o que escreveram com o modelo e fazerem os ajustes necessários.
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso dos tempos verbais e pedir que revisem e corrijam.
  • Também é possível pedir que leiam suas legendas para a turma.

* Hoje em dia é muito fácil conseguir fotos digitais, mas há alunos que gostam e têm habilidade de desenhar. Se desejarem, em vez de uma fotografia, podem fazer um desenho de alguma atividade que praticam no momento e outra de um hábito.

? Material complementar:

  • Como já sugerido anteriormente, uma alternativa de output para esta aula, é incentivar o hábito de journaling entre os alunos. Por enquanto, podem escrever sobre seus hábitos e sobre o que estão fazendo no momento. Mais tarde, quando trabalharmos o simple past, podem narrar o que aconteceu no dia.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar o material apresentado.

Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você sempre pode avaliar os alunos observando sua participação nas diversas fases da aula. Por exemplo, no slide Context, notar quem responde às perguntas. Pode também dar um visto nos cadernos onde colocaram suas fotos e/ou desenhos e escreveram as legendas. Resumindo, nesta aula:

  • Utilizamos o present continuous e o simple present para falar de uma ação momentânea contrastada com a rotina dos alunos;
  • Lemos uma HQ que mostra o contraste entre ações momentâneas versus ações habituais;
  • Escrevemos legendas para fotos (ou desenhos) que serão anexados à carta ao nosso pen pal.

Contents

  1. INPUT: Comics of activities in progress.
  2. OUTPUT: Students will describe in writing what they are doing at the moment, contrasting it with what they usually do.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes