12875
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Criando Aplicativos

POR: Janaina Maria Lopes Ferreira 23/10/2018
Código: ING8_03UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Plano de aula Criando Aplicativos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir o handout para o output.

Objective select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: a) Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

b) Explique o foco da aula: Our class today will be focused on a presentation of a Ted Talk.

c) Pergunte aos alunos: Do you know what a Ted Talk is? Caso os alunos não saibam, explique (se eles souberem, prossiga para o próximo item): A Ted Talk is a kind lecture which brings ideas that deserve to be spread around the world. TED is the acronym for Technology, Entertainment, Design and each presentation is limited to eighteen minutes each. (Dica: escreva no quadro as palavras que representam o acrônimo de TED para que quando ouvirem novamente em outra ocasião, saibam o significado).

d) Diga: Ok, do you understand the meaning of a Ted Talk? Right. Now, I’ll show you a Ted Talk about a very young boy, 12 years old, who creates something related to technology. Do you have some idea about his creation? What can it be? Guess! Possíveis respostas: He creates computers/ softwares/ games, etc. Dica: não esqueça de incentivar sempre seus alunos: Good answers. Excellent. You’re very creative. Congrats!

f) Apresente o slide a seguir. Diga aos alunos: Ok, keep in mind your suggestions about his creation, ok? Let's go to the next slide!

Sugestão: Professor, caso precise, antes da aula acesse alguns sites sobre histórias de jovens protagonistas na Internet, como por exemplo em: https://hypescience.com/grandes-inventores-com-menos-de-16-anos-de-idade/. Acesso abril, 2018. Dessa forma, você terá repertório para despertar a curiosidade de seus alunos pelo tema da aula. Outra sugestão, seria comentar com os alunos que aqui no Brasil também temos jovens que se destacam no uso da tecnologia. Assista e descubra: https://www.youtube.com/watch?v=gOwG9ncgoic

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações: Mostre o slide e pergunte aos alunos: What can you see in this image? Possíveis respostas: I can see a boy, some books, and cell phon . There are two mathematic symbols.

  • Explique aos alunos que essa é uma mensagem relacionada a Ted Talk que será apresentada, porém ela só possui imagens. Diga: This is a message related to the Ted Talk that we will watch today, but it is represented here just by images.
  • Pergunte se eles conseguem decifrar a mensagem que as imagens podem trazer: So, can you find out/decode what message we have here? Como a imagem não é tão complicada, possivelmente eles dirão algo relacionado com: A clever boy using technology or creating something to cell phones. Caso eles não acertem, procure colocar no quadro as palavras relacionadas às imagens até que percebam a mensagem.
  • Agora, escreva no quadro as palavras Creativity & Technology e peça aos alunos que digam palavras relacionadas a cada uma a fim de criar um campo semântico para elas. Você deverá escrevê-las na lousa. Diga: Look at these two words on the blackboard. Which words can you relate to them? Respostas possíveis: imagination- creation- innovation- originality / computer - science - software - apps - mobile phones.
  • Diga o porquê da criação desse campo semântico (ajuda a entender melhor a Ted Talk) e relembre-os do slide anterior, onde você solicitou que guardassem as sugestões sobre a criação do menino da Ted Talk. Diga: Now, let's find out why these words are important for today’s class. Let’s allso find out if the boy I told you about really created what you had thought. Remember: keep in mind your suggestions about his creation, right? Yes? So, let's see the next slide.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Ouvir e entender a informação do Ted Talk que seja o suficiente apenas para refletir sobre o protagonismo do menino.

Expectativa: Que os alunos entendam trechos em inglês da Ted Talk que auxiliem na compreensão geral da apresentação

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima.

  • Pergunte: " What is this boy doing? Where do you think he is? What is he holding? Possíveis respostas: He is talking on a TV show/ He is giving a lecture. He is at school/ a TV show. He's holding a tablet/ iPad/ a hand-held computer.
  • Antes de apresentar a Ted Talk disponível em: https://www.ted.com/talks/thomas_suarez_a_12_year_old_app_developer (4 minutes long) (acesso abril, 2018); solicite aos alunos que ouçam e tentem entender, pelo menos, algumas informações que forem sendo dadas, como por exemplo o contexto e alguns cognatos. Diga: Pay attention to the video, and answer: what is it about? What's the main idea shown here? Talk about the cognates you listen to. Eles podem fazer anotações para ajudá-los a lembrar depois. Apresente o vídeo e em seguida repita as questões. Possíveis respostas: The video is about a very young boy who creates apps. Cognates: Computers, technology, school, etc. Images: Earth - Bustin Jiber (provavelmente os alunos irão comentar que há algo estranho, pois farão uma relação com o nome de Justin Bieber).
  • Agora, diga que eles irão ver o vídeo novamente e localizar algumas informações, tais como o nome do menino, quem o incentivou, o que ele criou na escola, como ele pretende gastar o dinheiro que ganhar com as criações no seu clube escolar de aplicativos. Diga: Now, we are going to watch again, pay attention and try to give some information about these questions. Coloque as seguintes perguntas no quadro:
  • What's the name of the boy?
  • Who incentivated him?
  • What did he create at school?
  • How does he intend to spend his money?

Possíveis respostas: His name is Thomas Suarez. / He was incentivated by parents, teachers, friends and even people at the App Store. / He created an App Club at school. He intends to donate money to local educational foundations.

  • Agora para terminar, apresente aos alunos apenas os segundos finais (a partir de 4 minutos), mas antes solicite que procurem a resposta correta para as seguintes questões mais específicas:
  • What does he say about technology to teachers?
  • What are his future intentions?

Possíveis respostas: It's a resource to teachers and they should make good use of it. / He intends to create more apps, more games, to get into Android programming and development, to continue his app club, and find other ways for students to share knowledge with others.

  • Prepare seus alunos para o output. Diga: Ok, now you got the main idea of this Ted Talk, let's practice in the next slide.

Material complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui para ajudá-lo.

Output select-down

Tempo sugerido: 17 minutes

Propósito: Que os alunos utilizem o vocabulário trabalhado para elaborar a criação de um clube na escola.

Expectativa: Que os alunos usem a língua Inglesa na criação oral de seus clubes.

Orientações:Imprima o handout anexo e organize a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Diga que a atividade terá duas partes: um resumo da TedTalk apresentada e a criação de um clube escolar. Diga: This activity is divided in two parts: first, we will complete missing words to elaborate the Ted summary and secondly you will imagine the creation of a club at school, like the App Club created by Thomas Suarez.

Dê 5 minutos para a primeira parte do handout e corrija-a oralmente (listening practice).

Em seguida, solicite que façam a segunda parte. Diga: Ok, now you are going to make groups of 4 or 5 and imagine that you are going to create a club to help or entertain students here in our school. Follow the example given by the boy from the Ted Talk we watched today: An App Club, for example. You have 7 minutes to discuss, after that share your creation with us.

Em seguida, nos últimos 5 minutos finais para essa atividade, convide os alunos para a socialização: Ok, let´s share your creations!

Se os alunos tiverem dificuldade para definir seus clubes, seguem algumas sugestões: Dance Club, Study Club, Sports Club, Games Club, Computer Club, Reading Club, Chess Club, Drama Club, Robotics, Science Club, etc. Não há necessidade de entregar por escrito!

Após as socializações, diga: Very good! Now, let's finish our class, but before that let's remember: what have you learned today?

Material suplementar: Handout

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula

Expectativa: Que lembrem do campo semântico trabalhado

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga: Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point other learning issues?

Para finalizar, pergunte aos alunos se gostaram e se tem alguma sugestão para as próximas aulas. Have you enjoyed this class? Can you give suggestions about some theme that you are interested in for next classes?

Observe as respostas para que consiga sempre apresentar aulas que sejam do gosto da classe, afinal aprender com prazer é muito melhor!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir o handout para o output.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: a) Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

b) Explique o foco da aula: Our class today will be focused on a presentation of a Ted Talk.

c) Pergunte aos alunos: Do you know what a Ted Talk is? Caso os alunos não saibam, explique (se eles souberem, prossiga para o próximo item): A Ted Talk is a kind lecture which brings ideas that deserve to be spread around the world. TED is the acronym for Technology, Entertainment, Design and each presentation is limited to eighteen minutes each. (Dica: escreva no quadro as palavras que representam o acrônimo de TED para que quando ouvirem novamente em outra ocasião, saibam o significado).

d) Diga: Ok, do you understand the meaning of a Ted Talk? Right. Now, I’ll show you a Ted Talk about a very young boy, 12 years old, who creates something related to technology. Do you have some idea about his creation? What can it be? Guess! Possíveis respostas: He creates computers/ softwares/ games, etc. Dica: não esqueça de incentivar sempre seus alunos: Good answers. Excellent. You’re very creative. Congrats!

f) Apresente o slide a seguir. Diga aos alunos: Ok, keep in mind your suggestions about his creation, ok? Let's go to the next slide!

Sugestão: Professor, caso precise, antes da aula acesse alguns sites sobre histórias de jovens protagonistas na Internet, como por exemplo em: https://hypescience.com/grandes-inventores-com-menos-de-16-anos-de-idade/. Acesso abril, 2018. Dessa forma, você terá repertório para despertar a curiosidade de seus alunos pelo tema da aula. Outra sugestão, seria comentar com os alunos que aqui no Brasil também temos jovens que se destacam no uso da tecnologia. Assista e descubra: https://www.youtube.com/watch?v=gOwG9ncgoic

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações: Mostre o slide e pergunte aos alunos: What can you see in this image? Possíveis respostas: I can see a boy, some books, and cell phon . There are two mathematic symbols.

  • Explique aos alunos que essa é uma mensagem relacionada a Ted Talk que será apresentada, porém ela só possui imagens. Diga: This is a message related to the Ted Talk that we will watch today, but it is represented here just by images.
  • Pergunte se eles conseguem decifrar a mensagem que as imagens podem trazer: So, can you find out/decode what message we have here? Como a imagem não é tão complicada, possivelmente eles dirão algo relacionado com: A clever boy using technology or creating something to cell phones. Caso eles não acertem, procure colocar no quadro as palavras relacionadas às imagens até que percebam a mensagem.
  • Agora, escreva no quadro as palavras Creativity & Technology e peça aos alunos que digam palavras relacionadas a cada uma a fim de criar um campo semântico para elas. Você deverá escrevê-las na lousa. Diga: Look at these two words on the blackboard. Which words can you relate to them? Respostas possíveis: imagination- creation- innovation- originality / computer - science - software - apps - mobile phones.
  • Diga o porquê da criação desse campo semântico (ajuda a entender melhor a Ted Talk) e relembre-os do slide anterior, onde você solicitou que guardassem as sugestões sobre a criação do menino da Ted Talk. Diga: Now, let's find out why these words are important for today’s class. Let’s allso find out if the boy I told you about really created what you had thought. Remember: keep in mind your suggestions about his creation, right? Yes? So, let's see the next slide.

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Ouvir e entender a informação do Ted Talk que seja o suficiente apenas para refletir sobre o protagonismo do menino.

Expectativa: Que os alunos entendam trechos em inglês da Ted Talk que auxiliem na compreensão geral da apresentação

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima.

  • Pergunte: " What is this boy doing? Where do you think he is? What is he holding? Possíveis respostas: He is talking on a TV show/ He is giving a lecture. He is at school/ a TV show. He's holding a tablet/ iPad/ a hand-held computer.
  • Antes de apresentar a Ted Talk disponível em: https://www.ted.com/talks/thomas_suarez_a_12_year_old_app_developer (4 minutes long) (acesso abril, 2018); solicite aos alunos que ouçam e tentem entender, pelo menos, algumas informações que forem sendo dadas, como por exemplo o contexto e alguns cognatos. Diga: Pay attention to the video, and answer: what is it about? What's the main idea shown here? Talk about the cognates you listen to. Eles podem fazer anotações para ajudá-los a lembrar depois. Apresente o vídeo e em seguida repita as questões. Possíveis respostas: The video is about a very young boy who creates apps. Cognates: Computers, technology, school, etc. Images: Earth - Bustin Jiber (provavelmente os alunos irão comentar que há algo estranho, pois farão uma relação com o nome de Justin Bieber).
  • Agora, diga que eles irão ver o vídeo novamente e localizar algumas informações, tais como o nome do menino, quem o incentivou, o que ele criou na escola, como ele pretende gastar o dinheiro que ganhar com as criações no seu clube escolar de aplicativos. Diga: Now, we are going to watch again, pay attention and try to give some information about these questions. Coloque as seguintes perguntas no quadro:
  • What's the name of the boy?
  • Who incentivated him?
  • What did he create at school?
  • How does he intend to spend his money?

Possíveis respostas: His name is Thomas Suarez. / He was incentivated by parents, teachers, friends and even people at the App Store. / He created an App Club at school. He intends to donate money to local educational foundations.

  • Agora para terminar, apresente aos alunos apenas os segundos finais (a partir de 4 minutos), mas antes solicite que procurem a resposta correta para as seguintes questões mais específicas:
  • What does he say about technology to teachers?
  • What are his future intentions?

Possíveis respostas: It's a resource to teachers and they should make good use of it. / He intends to create more apps, more games, to get into Android programming and development, to continue his app club, and find other ways for students to share knowledge with others.

  • Prepare seus alunos para o output. Diga: Ok, now you got the main idea of this Ted Talk, let's practice in the next slide.

Material complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui para ajudá-lo.

Tempo sugerido: 17 minutes

Propósito: Que os alunos utilizem o vocabulário trabalhado para elaborar a criação de um clube na escola.

Expectativa: Que os alunos usem a língua Inglesa na criação oral de seus clubes.

Orientações:Imprima o handout anexo e organize a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Diga que a atividade terá duas partes: um resumo da TedTalk apresentada e a criação de um clube escolar. Diga: This activity is divided in two parts: first, we will complete missing words to elaborate the Ted summary and secondly you will imagine the creation of a club at school, like the App Club created by Thomas Suarez.

Dê 5 minutos para a primeira parte do handout e corrija-a oralmente (listening practice).

Em seguida, solicite que façam a segunda parte. Diga: Ok, now you are going to make groups of 4 or 5 and imagine that you are going to create a club to help or entertain students here in our school. Follow the example given by the boy from the Ted Talk we watched today: An App Club, for example. You have 7 minutes to discuss, after that share your creation with us.

Em seguida, nos últimos 5 minutos finais para essa atividade, convide os alunos para a socialização: Ok, let´s share your creations!

Se os alunos tiverem dificuldade para definir seus clubes, seguem algumas sugestões: Dance Club, Study Club, Sports Club, Games Club, Computer Club, Reading Club, Chess Club, Drama Club, Robotics, Science Club, etc. Não há necessidade de entregar por escrito!

Após as socializações, diga: Very good! Now, let's finish our class, but before that let's remember: what have you learned today?

Material suplementar: Handout

Tempo sugerido: 3 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula

Expectativa: Que lembrem do campo semântico trabalhado

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga: Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point other learning issues?

Para finalizar, pergunte aos alunos se gostaram e se tem alguma sugestão para as próximas aulas. Have you enjoyed this class? Can you give suggestions about some theme that you are interested in for next classes?

Observe as respostas para que consiga sempre apresentar aulas que sejam do gosto da classe, afinal aprender com prazer é muito melhor!

Contents

  1. INPUT: Ted Talk
  2. OUTPUT: Creation of a school club idea



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Janaína Maria Lopes Ferreira

Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel

Especialista: Celina Gonçalves


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes