12766
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Umidade do Ar

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Umidade do Ar

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pereira Pinseta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de cinco, que abordarão assuntos relacionados à climatologia, monitoramento e previsão do tempo. Nesta aula, o assunto é a determinação da umidade do ar. O objetivo é compreender como as propriedades da água e da queratina são aproveitadas na construção dos aparelhos de mensuração da umidade do ar. Na etapa da sistematização, será exigido do aluno a habilidade de leitura e compreensão de dados apresentados em tabela e linguagem gráfica.

Mais informações podem ser obtidas em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/umidade-atmosferica.htm. Outros links com mais informações e sugestões de atividades para sala de aula: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construcao-um-psicrometro-sala-aula.htm e https://www.impac.com.br/termohigrografo/registradortemperaturaumidade/termohigrografo.htm.

Materiais necessários para a aula: material auxiliar a ser distribuído aos alunos, disponível no material complementar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide e leia o título da aula para os alunos. Comente com a classe o fato de haver água em suspensão no ar e a importância deste fato para o bem estar das pessoas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete e leia as questões para os alunos. Pergunte sobre os motivos ou propriedades que levam as pessoas a se sentirem refrescadas quando molhadas e se eles sabem que esta sensação é intensificada quando há ventos. Pergunte também sobre o que leva a pele a enrugar-se quando “absorve” água. A resposta para esta questão é que a pele enruga devido a expansão da camada de queratina que a recobre. A intenção destes questionamentos é permitir que os alunos elaborem hipóteses, sondando os conhecimentos prévios que eles possam ter acerca dos assuntos que serão trabalhados.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete e leia a questão disparadora para os alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Esta imagem contém a foto de dois aparelhos destinados à determinação dos índices de umidade do ar. Apresente as imagens aos alunos. Questione se algum deles conhece estes aparelhos e se imaginam como funcionam. Explique para eles os respectivos nomes: psicrômetro e higrógrafo. Lembre-os que na etapa “contexto” nos referimos às propriedades da água, indicando que são elas a base do desenvolvimento e da construção destes aparelhos. Este fator pode ajudar os alunos ao longo da discussão, seja na elaboração de hipóteses ou na geração de ideias. Caso seja interessante, diga que um dos termômetros do psicrômetro tem uma malha ao redor, que fica constantemente umedecida.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Distribuir a primeira parte do material de apoio referente a esta aula e as tesouras.

A proposta desta etapa da atividade é investigativa. De posse dos dados fornecidos, os alunos deverão associar ideias, extrapolar conceitos e criar hipóteses acerca dos mecanismos de funcionamento e utilização dos dois aparelhos que estamos estudando na aula. Permita que os alunos discutam aquilo que está proposto. Acompanhe as discussões conforme possível.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta etapa também está pautada pelo material impresso distribuído aos alunos. Desfaça os grupos que realizaram a etapa “mão na massa” e peça para que formem novos grupos. Diga para os alunos lerem os textos explicativos da “sistematização” e respondam às questões 1, 2 e 3. Reserve ao menos 5 minutos para aferir quais foram as respostas dadas pelos alunos e para que eles expliquem para a turma quais foram as linhas de raciocínio empregadas por eles na escolha das respostas.

Respostas:

Para responder a questão 1, o fator relevante na determinação da umidade relativa a partir do psicrômetro é a diferença de temperaturas. Observando a tabela, podemos observar que uma diferença de 2,5oC quando TS está entre 22 e 23oC é indicativa de uma umidade de 80% (alternativa C).

Na questão 2, a resposta está na intersecção da linha verde vertical referente à temperatura de 37°C com a linha azul diagonal referente a 20°C, ponto que aponta para os valores da alternativa B.

Na questão 3, sobre o Higrógrafo, uma maior umidade do ar faria com que o feixe de crina se alongasse, levando o ponteiro registrador para a parte inferior do papel.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de cinco, que abordarão assuntos relacionados à climatologia, monitoramento e previsão do tempo. Nesta aula, o assunto é a determinação da umidade do ar. O objetivo é compreender como as propriedades da água e da queratina são aproveitadas na construção dos aparelhos de mensuração da umidade do ar. Na etapa da sistematização, será exigido do aluno a habilidade de leitura e compreensão de dados apresentados em tabela e linguagem gráfica.

Mais informações podem ser obtidas em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/umidade-atmosferica.htm. Outros links com mais informações e sugestões de atividades para sala de aula: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construcao-um-psicrometro-sala-aula.htm e https://www.impac.com.br/termohigrografo/registradortemperaturaumidade/termohigrografo.htm.

Materiais necessários para a aula: material auxiliar a ser distribuído aos alunos, disponível no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide e leia o título da aula para os alunos. Comente com a classe o fato de haver água em suspensão no ar e a importância deste fato para o bem estar das pessoas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete e leia as questões para os alunos. Pergunte sobre os motivos ou propriedades que levam as pessoas a se sentirem refrescadas quando molhadas e se eles sabem que esta sensação é intensificada quando há ventos. Pergunte também sobre o que leva a pele a enrugar-se quando “absorve” água. A resposta para esta questão é que a pele enruga devido a expansão da camada de queratina que a recobre. A intenção destes questionamentos é permitir que os alunos elaborem hipóteses, sondando os conhecimentos prévios que eles possam ter acerca dos assuntos que serão trabalhados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete e leia a questão disparadora para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Esta imagem contém a foto de dois aparelhos destinados à determinação dos índices de umidade do ar. Apresente as imagens aos alunos. Questione se algum deles conhece estes aparelhos e se imaginam como funcionam. Explique para eles os respectivos nomes: psicrômetro e higrógrafo. Lembre-os que na etapa “contexto” nos referimos às propriedades da água, indicando que são elas a base do desenvolvimento e da construção destes aparelhos. Este fator pode ajudar os alunos ao longo da discussão, seja na elaboração de hipóteses ou na geração de ideias. Caso seja interessante, diga que um dos termômetros do psicrômetro tem uma malha ao redor, que fica constantemente umedecida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Distribuir a primeira parte do material de apoio referente a esta aula e as tesouras.

A proposta desta etapa da atividade é investigativa. De posse dos dados fornecidos, os alunos deverão associar ideias, extrapolar conceitos e criar hipóteses acerca dos mecanismos de funcionamento e utilização dos dois aparelhos que estamos estudando na aula. Permita que os alunos discutam aquilo que está proposto. Acompanhe as discussões conforme possível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta etapa também está pautada pelo material impresso distribuído aos alunos. Desfaça os grupos que realizaram a etapa “mão na massa” e peça para que formem novos grupos. Diga para os alunos lerem os textos explicativos da “sistematização” e respondam às questões 1, 2 e 3. Reserve ao menos 5 minutos para aferir quais foram as respostas dadas pelos alunos e para que eles expliquem para a turma quais foram as linhas de raciocínio empregadas por eles na escolha das respostas.

Respostas:

Para responder a questão 1, o fator relevante na determinação da umidade relativa a partir do psicrômetro é a diferença de temperaturas. Observando a tabela, podemos observar que uma diferença de 2,5oC quando TS está entre 22 e 23oC é indicativa de uma umidade de 80% (alternativa C).

Na questão 2, a resposta está na intersecção da linha verde vertical referente à temperatura de 37°C com a linha azul diagonal referente a 20°C, ponto que aponta para os valores da alternativa B.

Na questão 3, sobre o Higrógrafo, uma maior umidade do ar faria com que o feixe de crina se alongasse, levando o ponteiro registrador para a parte inferior do papel.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano