12473
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Leitura

Plano de aula - Linha do tempo

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Linha do tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);

Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).

Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.

Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos: “Today you will read and identify life events on a timeline”. Você pode criar um post ou enviar uma mensagem na rede social de sua preferência contendo: um breve roteiro de estudos semanal (um passo a passo do que os alunos precisam fazer na atividade) e o documento com as imagens e as atividades escritas, disponível aqui.

Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui. Peça que os alunos observem a imagem e escrevam (no chat da videoconferência ou nos comentários da publicação no Facebook, ou no Google Classroom) 3 palavras em inglês relacionadas a elas (ex.: baby, child, school etc.). Sugestão: você pode fazer isso por meio de uma enquete rápida, no Google Forms ou no Mentimeter.

Em seguida, apresente o vocabulário que eles irão utilizar nesta atividade, pedindo que relacionem as imagens do exercício 1 com as palavras que remetem a eventos na vida de uma pessoa.

Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Input, disponível aqui.
Em aulas assíncronas, explique a eles que: “A timeline is “a display of a list of events in chronological order”.
Compartilhe com os alunos o link disponível aqui. Peça que eles:
           - Leiam a linha do tempo do astronauta norte-americano Neil Armstrong, focando em palavras que eles já conhecem e em palavras cognatas;
           - Marquem (X) as respostas corretas de com a linha do tempo.

Reforce a importância de eles buscarem compreender o texto por meio das palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso precisem consultar o significado de alguma palavra.

Output
Mostre aos alunos a imagem do Output, disponível aqui. Explique que eles irão completar o perfil de Neil Armstrong usando informações da linhah do tempo, disponível aqui. Incentive-os novamente a buscarem compreender o texto por meio das palavras que eles já conhecem (incluindo as cognatas). E, se for necessário, eles podem consultar o significado de alguma palavra no dicionário online (disponível aqui).
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades.

Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que respondam.

Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do Whatsapp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre linhas do tempo (que informações elas contêm).

Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que façam uma linha do tempo (com as palavras-chave em inglês) contendo os principais eventos da vida e uma imagem de uma pessoa mais velha que eles admiram (um membro da família, uma pessoa da comunidade ou uma pessoa famosa).

Eles podem fazer a linha do tempo em uma folha de papel, tirar foto e enviar a você, ou ainda criar a linha do tempo usando uma ferramenta digital como o Adobe Spark.

Sugestão Enviada Por: Manuella Lisboa


Código: ING6_08UND04

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas