12472
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Leitura

Plano de aula - Entrevista

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);

Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).

Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.

Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos que nesta aula: “You will read and relate questions and answers in an interview”.

Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui. Você pode usar a folha de atividade disponível aqui.
Peça que os alunos observem a imagem e completem as frases:
           a) The people in the picture are…
             ( ) Will Smith and Chris Evans ( ) Barack Obama and Prince Harry
           b)They are...
             ( ) singing ( ) writing a book ( ) talking
           c)The picture shows...
             ( ) an interview ( ) a theatrical performance ( ) a debate

Para envolver os alunos no assunto da aula, peça que eles citem programas de rádio ou TV, revistas, jornais e/ou sites nos quais podemos encontrar entrevistas. Sugestão: você pode fazer isso por meio de uma enquete rápida no Google Forms ou no Mentimeter.

Input
Envie (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Input aos alunos.
Em aulas assíncronas, explique que o garoto que aparece na imagem foi entrevistado. Peça que eles:
           - Leiam a transcrição da entrevista focando em palavras que eles já conhecem e em palavras cognatas;
           - Marquem (X) os temas que foram abordados na entrevista.

Reforce a importância de eles buscarem compreender o texto por meio das palavras que já conhecem (incluindo as cognatas). Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso precisem consultar o significado de alguma palavra.

Output
Para jogar esse jogo da memória em aulas síncronas, imprima a folha de atividade com as perguntas e respostas do Output, disponíveis aqui, e numere-as aleatoriamente de 1 a 14. Escreva em um documento, slide ou quadro virtual os números de 1 a 14. Você pode preparar esse quadro usando o Google Docs, o Google Slides ou o Google Jamboard. Explique aos alunos que vocês irão jogar um memory game! Eles irão se organizar em dois grupos. Mostre a eles o quadro com os números de 1 a 14. Cada grupo, na sua vez, irá escolher dois números do quadro. Você consultará sua folha impressa com as perguntas e respostas numeradas, e lerá as frases correspondentes aos números escolhidos pelo grupo. Se formarem um par correto de pergunta e resposta, o grupo marca o ponto e você apaga os números escolhidos do quadro. Se os números escolhidos não formarem um par de pergunta e resposta, o outro grupo tem a vez de jogar. Vence o grupo que formar o maior número de pares de perguntas e respostas. Lembre-se de ir marcando a pontuação dos grupos (no chat da videoconferência ou no próprio quadro virtual)!

Em aulas assíncronas, você pode compartilhar o link para o jogo online com seus alunos, disponível aqui. Os alunos têm 14 jogadas. No final, eles poderão conferir os pares de perguntas e respostas. Se preferir, você pode montar seu próprio jogo da memória online; basta acessar o site Educaplay (disponível aqui) e fazer um cadastro rápido com seu e-mail.

Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou vídeo mostrando a correção comentada das atividades.

Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que respondam.

Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem do Whatsapp ou em um comentário do Facebook o que aprenderam sobre entrevistas.

Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que entrevistem um membro da família. Eles podem perguntar:
     - What is your name?
     - How are you?
     - When is your birthday?
     - Where are you from?
     - Who is your favorite actor?
     - How are you today?
Incentive-os a ler as perguntas em inglês para o membro da família, explicando o significado em português, se necessário. Eles podem gravar o áudio da entrevista com o gravador de voz do próprio celular e enviar a você.

Sugestão Enviada Por: Manuella Lisboa


Código: ING6_08UND03

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas