12343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Instrumentos para observação astronômica

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Instrumentos para observação astronômica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens - grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom (disponível aqui).
- Ferramentas para compartilhamento do link do vídeo, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui).
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência, como Hangouts (disponível aqui) ou Zoom.

Contexto e questão disparadora
Inicie um debate por meio dos seguintes questionamentos:
 -  Vocês sabem o que faz um astrônomo?
 - Conhecem algum astrônomo famoso?
 - Já leram ou ouviram falar sobre o inventor do telescópio ou da luneta para observações astronômicas?

Instigue a curiosidade sobre a construção e o uso de instrumentos de observação astronômica. Apresente aos estudantes o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileu Galilei como um personagem da história da Ciência do Século XVII. Peça que eles leiam mais sobre esse cientista por meio dos links a seguir:
Link 1.
Link 2.
Link 3.

Mão na massa
Informe que os alunos deverão coletar alguns materiais simples e facilmente encontrados em casa para construir um “protótipo” da luneta de Galileu (rolos vazios de papel higiênico, de papel toalha, de papel alumínio, cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e outros de fácil aquisição, lentes de óculos comuns de até dois graus).

Solicite que, com o material que têm em mãos, construam um protótipo do instrumento de observação astronômica - uma luneta. Peça que os alunos anotem o que conseguiram observar e testem o protótipo. Solicite que registrem, no Google Docs, o passo a passo de tudo que realizaram durante a construção do protótipo do instrumento de observação astronômica. Quando terminarem o registro, devem compartilhá-lo com os demais alunos e com você.

Sistematização
Após todos os alunos lerem os registros uns dos outros, solicite que escrevam uma resposta coletiva, em um parágrafo, para a seguinte pergunta:
- Como podemos construir uma luneta?

Convite às famílias
Sugira que utilizem a luneta construída durante a aula para observar o céu noturno. Depois, podem desenhar o que observaram em uma folha de papel ou cartolina, que ficará exposta na parede de um cômodo da residência que os membros da família decidirem.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_08T&U03

(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas