12342
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link dos textos, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens, como grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom;
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos os links dos seguintes textos:
- O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas (disponível aqui);
- Fique por dentro dos mitos e usos das constelações indígenas (disponível aqui).

Após os alunos lerem os textos, questione-os (sugere-se pergunta disponível no Google Classroom):
- Quais as principais constelações e como elas foram nomeadas?

Mão na massa
Os alunos devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, quais constelações podem ser vistas no céu noturno. Então, devem escolher uma e criar uma lenda para a criação dela (precisa ser diferente da original). O texto deve ser escrito em um documento do Google Docs e compartilhado com os colegas e com você.

Sistematização
Reúna as lendas criadas pelos alunos em um só documento, criando um livro de lendas das constelações. Todos os alunos devem ler as lendas uns dos outros. Por fim, retome a questão disparadora da aula:
- Quais as principais constelações e como elas foram nomeadas?

Convite às famílias
Os familiares podem apreciar o céu noturno pela janela de casa, quintal ou jardim, e tentar observar as principais constelações que podem ser vistas em nosso céu. Uma brincadeira interessante seria criar novos desenhos no céu com as estrelas que são vistas. Depois, podem desenhar o que observaram em uma folha de papel ou cartolina, que ficará exposta na parede de um cômodo da residência.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_08T&U02

(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas