12295
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Professor/a, você vai precisar de pelo menos um celular em sala de aula com o aplicativo Sky Map disponível. Para tanto, você deve fazer o download previamente. Utilize seu celular ou um aparelho disponibilizado pela escola com o aplicativo habilitado para uso (com o download do aplicativo, o Sky Map poderá ser utilizado no modo offline). Apresente o aplicativo Sky Map nas orientações do ”mão na massa”. Enquanto um grupo de estudantes acompanha a apresentação e faz a utilização do celular, os demais grupos construirão a carta celeste do Cruzeiro do Sul, conforme está disponível no material complementar deste plano: “Cruzeiro do Sul e as estrelas que compõe a constelação”. O app indicado funciona offline. Para a confecção da carta celeste, apresente o modelo para os estudantes.

Para seu embasamento, leia mais informações sobre aplicativos para celular. Algumas indicações seguras você encontra disponíveis em:

https://celular1.com.br/app-constelacoes-astronomia/ acesso em 14 de junho de 2018 às 14:25 p.m.

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia acesso em 17 de junho de 2018 às 8:10 a.m.

Para aprofundar seus conhecimentos acerca da Constelação do Cruzeiro do Sul, para uma melhor explicação em sala de aula, leia mais em:

ABC DA ASTRONOMIA. Professor e Astrônomo Walmir Cardoso disponível em https://youtu.be/y46inMdFbWM acesso em 17 de junho de 2018 “O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos”.

O mesmo material mencionado acima, está disponível também em: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-cruzeiro-do-sul acesso em 17 de junho de 2018. Sinopse - “Uma constelação é um arranjo de estrelas ao acaso que representa uma figura com algum significado simbólico. Povos de diferentes culturas observando o céu à noite viram nesse arranjo das estrelas desenhos diversos. Nesse ABC da Astronomia, você vai saber mais sobre o Cruzeiro do Sul, constelação bastante famosa para os habitantes do hemisfério sul. Você verá também que a proximidade observada das estrelas de uma constelação não corresponde à sua proximidade real. A União Astronômica Internacional aproveitou a tradição das constelações criadas pela cultura greco-romana para dividir o céu em 88 áreas com fronteiras bem estabelecidas. Elas são as constelações oficiais para os astrônomos”.

Sobre a Constelação do Cruzeiro do Sul e as estações do ano, leia mais em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/44.html acesso em 14 de junho de 2018.

Sobre as estrelas que compõem a Constelação do Cruzeiro do Sul leia mais em:

http://www.cdcc.usp.br/cda/jct/cruzeiro-sul/index.html acesso em 18 de junho de 2018.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crux acesso em 18 de junho de 2018.

Existem hoje várias pesquisas direcionadas ao entendimento sobre os objetos digitais de aprendizagem (ODA). Os aplicativos fazem parte de uma seleta lista de recursos que ampliam e potencializam as possibilidades de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa, sala de aula invertida, ensino híbrido, entre outras. Leia mais em:

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

http://www.btdea.ufscar.br/arquivos/td/2016_SILVA_D_UNIVASF.pdf

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_leomir.pdf

http://www.infinitte.com.br/index.php/atividades/guia-de-atividades-astronomicas/14-ensino-fundamental-i

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13856/1/d.pdf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_fis_artigo_osvaldo_vieira.pdf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_ciencias_md_iracilda_dos_santos_araujo.pdf

http://www.cdcc.usp.br/cda/dispositivos/pdf/painel-crux-780x780mm.pdf

https://circulosolar.wordpress.com/2013/05/03/la-chakana/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Perguntar aos estudantes se já ouviram falar na Constelação do Cruzeiro do Sul ou se já observaram esta constelação no céu noturno em alguma oportunidade. Perguntar se saberiam dizer porque esta constelação tem este nome e qual imagem dela veríamos no céu noturno. Perguntar se, pelo fato da constelação ser chamada “do sul”, somente quem mora na região sul poderá observá-la? Perguntar se saberiam dizer o que significa uma observação em tempo real e não programada (a qualquer momento).

Para seu embasamento, leia mais sobre o tempo e localização das estrelas no céu em: http://www.infinitte.com.br/images/guiadeatividades/dediaexisteestrelasnoceu.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a Constelação do Cruzeiro do Sul e informações básicas sobre ela: localização no céu, hora e local na Terra em que podemos observá-la a olho nu, as estrelas que formam esta constelação e outros detalhes que julgar interessantes. Utilize, se possível, os vídeos sugeridos no slide. Eles possuem, respectivamente, 3’:59” (https://youtu.be/y46inMdFbWM ) e 0:30” (https://youtu.be/1QnoD_QqQVs) cada. Assista aos vídeos com antecedência pois. Caso não possa exibi-los, você pode pontuar as informações sobre a constelação que constam nos vídeos para destaque em sua sala de aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Problematizar com os/as estudantes as condições de observação astronômica em qualquer lugar da Terra, hora do dia ou da noite. Refletir sobre as questões de acesso a um observatório ou a um lugar que garantisse observação da constelação no momento real em que se encontra no céu. Pergunte aos estudantes se podemos ver quaisquer constelações que quisermos em tempo real. Pergunte qual a estrela que nos impede de olhar para o céu a olho nu ou sem a proteção adequada durante o dia. Proponha que relacionem itens necessários para observar a constelação do Cruzeiro do Sul no momento da aula em que este plano está sendo desenvolvido. Peça que pensem e citem algum recurso tecnológico que temos à mão e que pode nos auxiliar em observações astronômicas a qualquer hora do dia ou da noite, que pode ser qualquer ponto na Terra. Verifique se os alunos conseguiram desenvolver a construção da resposta ao desafio colocado, que é apontar o uso do aplicativo através do celular como sendo o recurso tecnológico à mão, em tempo real, às informações básicas sobre a constelação ou qualquer outro objeto celeste que se queira identificar. Caso não cheguem a uma conclusão e apontem o recurso como possibilidade, indique a solução completa, apresentando alguns dos aplicativos gratuitos disponíveis para download. Explore com os estudantes o que o aplicativo oferece para uma boa observação dos objetos e astros celestes em tempo real. Dê exemplos como: o aplicativo disponibiliza várias opções de zoom, dentre outras bem interessantes, para sua familiarização e reconhecimento dos astros celestes, facilitando a identificação em tempo real, mesmo durante o dia. O aplicativo simula o céu a qualquer hora do dia ou da noite. Outro detalhe importante e interessante é que, assim como o mapa do Google, aplicativos gratuitos como o Sky Map são construídos de maneira colaborativa pelos usuários.

Para este plano de aula, está indicado a utilização do app Sky Map. Mais informações em:

https://smartmundo.com/melhores-aplicativos-para-observar-as-estrelas/

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

Para seu embasamento acerca dos aplicativos disponíveis como sistemas desenvolvidos para atender às demandas da Educação, leia mais em:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/o-ceu-e-o-limite-como-acompanhando-estrelas-do-seu-android.html

http://www.if.ufrgs.br/~mittmann/Trabalho_Astro_9.pdf

https://canaltech.com.br/ciencia/os-10-melhores-aplicativos-de-astronomia/

https://www.ap-i.net/skychart/doku.php?id=en/start

https://canaltech.com.br/ciencia/o-ceu-nao-e-o-limite-o-que-esta-rolando-na-ciencia-e-astronomia-12062018-115766/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os/as estudantes que você vai precisar de pelo menos um celular em sala de aula com o aplicativo instalado. Diga que você fez o download previamente. Verifique se os estudantes possuem celular ou outro dispositivo móvel, como tablet, e se têm acesso a internet ou ao wi-fi para fazerem o download. Caso não seja possível usar o celular dos estudantes, utilize um aparelho disponibilizado pela escola com o aplicativo habilitado para uso (com o download o Sky Map, que poderá ser utilizado no modo offline). Divida a turma em pelo menos três grupos, dependendo do número de dispositivos disponíveis para a atividade. Apresente o aplicativo Sky Map para um dos grupos, enquanto os demais confeccionam as cartas celestes. Faça um rodízio das atividades propostas: o primeiro grupo a utilizar o celular vai para a atividade de confecção da carta celeste, que funciona tanto como marcador de livros quanto como para identificar os polos sul celeste e geográfico. Continue assim sucessivamente até que todos tenham feito o uso do aplicativo e tenham confeccionado a carta celeste indicada, conforme estará disponível no material complementar deste plano. Os apps indicados funcionam offline. Para a confecção da carta celeste, apresente o modelo para os estudantes, conforme este slide.
Para seu embasamento, leia mais informações sobre aplicativos para celular, algumas indicações seguras, você encontra disponíveis em:
https://celular1.com.br/app-constelacoes-astronomia/ acesso em 14 de junho de 2018 às 14:25 p.m.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia acesso em 17 de junho de 2018 às 8:10 a.m.

Para aprofundar seus conhecimentos acerca da Constelação do Cruzeiro do Sul, para uma melhor explicação em sala de aula, leia mais em:

ABC DA ASTRONOMIA. Professor e Astrônomo Walmir Cardoso disponível em https://youtu.be/y46inMdFbWM acesso em 17 de junho de 2018 “O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos”.
Também está disponível em: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-cruzeiro-do-sul acesso em 17 de junho de 2018. Sinopse - “Uma constelação é um arranjo de estrelas ao acaso que representa uma figura com algum significado simbólico. Povos de diferentes culturas observando o céu à noite viram nesse arranjo das estrelas desenhos diversos. Nesse ABC da Astronomia, você vai saber mais sobre o Cruzeiro do Sul, constelação bastante famosa para os habitantes do hemisfério sul. Você verá também que a proximidade observada das estrelas de uma constelação não corresponde à sua proximidade real. A União Astronômica Internacional aproveitou a tradição das constelações criadas pela cultura greco-romana para dividir o céu em 88 áreas com fronteiras bem estabelecidas. Elas são as constelações oficiais para os astrônomos”.
Sobre a Constelação do Cruzeiro do Sul e as estações do ano, leia mais em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/4 4.html acesso em 14 de junho de 2018.
Sobre as estrelas que compõem a Constelação do Cruzeiro do Sul leia mais em:
http://www.cdcc.usp.br/cda/jct/cruzeiro-sul/index.html acesso em 18 de junho de 2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crux acesso em 18 de junho de 2018.

A Constelação do Cruzeiro do Sul fica visível praticamente durante todo o ano! Saiba mais em:
http://www.observatorio.ufmg.br/pas30.htm

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Convide os estudantes a fazerem o registro da constelação a partir do recurso de câmera dos seus celulares em casa ou em outro local a céu aberto e à noite. Com as imagens desse slide, pretende-se apenas ilustrar sobre registros da Constelação do Cruzeiro do Sul feitos em diferentes locais, meses e horários, utilizando o celular.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Apresente detalhes sobre as ferramentas disponíveis em aplicativos de mapas celestes, como o Sky Map. Oriente os estudantes sobre como podem ser bem úteis se estivermos procurando determinada constelação em alguma região do céu noturno, como a do Cruzeiro do Sul. Oriente que os estudantes tenham como mote a observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real. Se quisermos observar uma constelação no céu no momento da aula, o que fazer?

Para se aprofundar neste tema, leia mais em:

https://smartmundo.com/melhores-aplicativos-para-observar-as-estrelas/

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

Para seu embasamento acerca dos aplicativos disponíveis e melhor compreensão que são sistemas desenvolvidos para atender às demandas da Educação, leia mais em:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/o-ceu-e-o-limite-como-acompanhando-estrelas-do-seu-android.html

http://www.if.ufrgs.br/~mittmann/Trabalho_Astro_9.pdf

https://canaltech.com.br/ciencia/os-10-melhores-aplicativos-de-astronomia/

https://www.ap-i.net/skychart/doku.php?id=en/start

https://canaltech.com.br/ciencia/o-ceu-nao-e-o-limite-o-que-esta-rolando-na-ciencia-e-astronomia-12062018-115766/

Resumo da aula

download Baixar plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Professor/a, você vai precisar de pelo menos um celular em sala de aula com o aplicativo Sky Map disponível. Para tanto, você deve fazer o download previamente. Utilize seu celular ou um aparelho disponibilizado pela escola com o aplicativo habilitado para uso (com o download do aplicativo, o Sky Map poderá ser utilizado no modo offline). Apresente o aplicativo Sky Map nas orientações do ”mão na massa”. Enquanto um grupo de estudantes acompanha a apresentação e faz a utilização do celular, os demais grupos construirão a carta celeste do Cruzeiro do Sul, conforme está disponível no material complementar deste plano: “Cruzeiro do Sul e as estrelas que compõe a constelação”. O app indicado funciona offline. Para a confecção da carta celeste, apresente o modelo para os estudantes.

Para seu embasamento, leia mais informações sobre aplicativos para celular. Algumas indicações seguras você encontra disponíveis em:

https://celular1.com.br/app-constelacoes-astronomia/ acesso em 14 de junho de 2018 às 14:25 p.m.

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia acesso em 17 de junho de 2018 às 8:10 a.m.

Para aprofundar seus conhecimentos acerca da Constelação do Cruzeiro do Sul, para uma melhor explicação em sala de aula, leia mais em:

ABC DA ASTRONOMIA. Professor e Astrônomo Walmir Cardoso disponível em https://youtu.be/y46inMdFbWM acesso em 17 de junho de 2018 “O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos”.

O mesmo material mencionado acima, está disponível também em: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-cruzeiro-do-sul acesso em 17 de junho de 2018. Sinopse - “Uma constelação é um arranjo de estrelas ao acaso que representa uma figura com algum significado simbólico. Povos de diferentes culturas observando o céu à noite viram nesse arranjo das estrelas desenhos diversos. Nesse ABC da Astronomia, você vai saber mais sobre o Cruzeiro do Sul, constelação bastante famosa para os habitantes do hemisfério sul. Você verá também que a proximidade observada das estrelas de uma constelação não corresponde à sua proximidade real. A União Astronômica Internacional aproveitou a tradição das constelações criadas pela cultura greco-romana para dividir o céu em 88 áreas com fronteiras bem estabelecidas. Elas são as constelações oficiais para os astrônomos”.

Sobre a Constelação do Cruzeiro do Sul e as estações do ano, leia mais em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/44.html acesso em 14 de junho de 2018.

Sobre as estrelas que compõem a Constelação do Cruzeiro do Sul leia mais em:

http://www.cdcc.usp.br/cda/jct/cruzeiro-sul/index.html acesso em 18 de junho de 2018.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crux acesso em 18 de junho de 2018.

Existem hoje várias pesquisas direcionadas ao entendimento sobre os objetos digitais de aprendizagem (ODA). Os aplicativos fazem parte de uma seleta lista de recursos que ampliam e potencializam as possibilidades de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa, sala de aula invertida, ensino híbrido, entre outras. Leia mais em:

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

http://www.btdea.ufscar.br/arquivos/td/2016_SILVA_D_UNIVASF.pdf

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_leomir.pdf

http://www.infinitte.com.br/index.php/atividades/guia-de-atividades-astronomicas/14-ensino-fundamental-i

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13856/1/d.pdf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_fis_artigo_osvaldo_vieira.pdf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_ciencias_md_iracilda_dos_santos_araujo.pdf

http://www.cdcc.usp.br/cda/dispositivos/pdf/painel-crux-780x780mm.pdf

https://circulosolar.wordpress.com/2013/05/03/la-chakana/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Perguntar aos estudantes se já ouviram falar na Constelação do Cruzeiro do Sul ou se já observaram esta constelação no céu noturno em alguma oportunidade. Perguntar se saberiam dizer porque esta constelação tem este nome e qual imagem dela veríamos no céu noturno. Perguntar se, pelo fato da constelação ser chamada “do sul”, somente quem mora na região sul poderá observá-la? Perguntar se saberiam dizer o que significa uma observação em tempo real e não programada (a qualquer momento).

Para seu embasamento, leia mais sobre o tempo e localização das estrelas no céu em: http://www.infinitte.com.br/images/guiadeatividades/dediaexisteestrelasnoceu.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a Constelação do Cruzeiro do Sul e informações básicas sobre ela: localização no céu, hora e local na Terra em que podemos observá-la a olho nu, as estrelas que formam esta constelação e outros detalhes que julgar interessantes. Utilize, se possível, os vídeos sugeridos no slide. Eles possuem, respectivamente, 3’:59” (https://youtu.be/y46inMdFbWM ) e 0:30” (https://youtu.be/1QnoD_QqQVs) cada. Assista aos vídeos com antecedência pois. Caso não possa exibi-los, você pode pontuar as informações sobre a constelação que constam nos vídeos para destaque em sua sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Problematizar com os/as estudantes as condições de observação astronômica em qualquer lugar da Terra, hora do dia ou da noite. Refletir sobre as questões de acesso a um observatório ou a um lugar que garantisse observação da constelação no momento real em que se encontra no céu. Pergunte aos estudantes se podemos ver quaisquer constelações que quisermos em tempo real. Pergunte qual a estrela que nos impede de olhar para o céu a olho nu ou sem a proteção adequada durante o dia. Proponha que relacionem itens necessários para observar a constelação do Cruzeiro do Sul no momento da aula em que este plano está sendo desenvolvido. Peça que pensem e citem algum recurso tecnológico que temos à mão e que pode nos auxiliar em observações astronômicas a qualquer hora do dia ou da noite, que pode ser qualquer ponto na Terra. Verifique se os alunos conseguiram desenvolver a construção da resposta ao desafio colocado, que é apontar o uso do aplicativo através do celular como sendo o recurso tecnológico à mão, em tempo real, às informações básicas sobre a constelação ou qualquer outro objeto celeste que se queira identificar. Caso não cheguem a uma conclusão e apontem o recurso como possibilidade, indique a solução completa, apresentando alguns dos aplicativos gratuitos disponíveis para download. Explore com os estudantes o que o aplicativo oferece para uma boa observação dos objetos e astros celestes em tempo real. Dê exemplos como: o aplicativo disponibiliza várias opções de zoom, dentre outras bem interessantes, para sua familiarização e reconhecimento dos astros celestes, facilitando a identificação em tempo real, mesmo durante o dia. O aplicativo simula o céu a qualquer hora do dia ou da noite. Outro detalhe importante e interessante é que, assim como o mapa do Google, aplicativos gratuitos como o Sky Map são construídos de maneira colaborativa pelos usuários.

Para este plano de aula, está indicado a utilização do app Sky Map. Mais informações em:

https://smartmundo.com/melhores-aplicativos-para-observar-as-estrelas/

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

Para seu embasamento acerca dos aplicativos disponíveis como sistemas desenvolvidos para atender às demandas da Educação, leia mais em:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/o-ceu-e-o-limite-como-acompanhando-estrelas-do-seu-android.html

http://www.if.ufrgs.br/~mittmann/Trabalho_Astro_9.pdf

https://canaltech.com.br/ciencia/os-10-melhores-aplicativos-de-astronomia/

https://www.ap-i.net/skychart/doku.php?id=en/start

https://canaltech.com.br/ciencia/o-ceu-nao-e-o-limite-o-que-esta-rolando-na-ciencia-e-astronomia-12062018-115766/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente os/as estudantes que você vai precisar de pelo menos um celular em sala de aula com o aplicativo instalado. Diga que você fez o download previamente. Verifique se os estudantes possuem celular ou outro dispositivo móvel, como tablet, e se têm acesso a internet ou ao wi-fi para fazerem o download. Caso não seja possível usar o celular dos estudantes, utilize um aparelho disponibilizado pela escola com o aplicativo habilitado para uso (com o download o Sky Map, que poderá ser utilizado no modo offline). Divida a turma em pelo menos três grupos, dependendo do número de dispositivos disponíveis para a atividade. Apresente o aplicativo Sky Map para um dos grupos, enquanto os demais confeccionam as cartas celestes. Faça um rodízio das atividades propostas: o primeiro grupo a utilizar o celular vai para a atividade de confecção da carta celeste, que funciona tanto como marcador de livros quanto como para identificar os polos sul celeste e geográfico. Continue assim sucessivamente até que todos tenham feito o uso do aplicativo e tenham confeccionado a carta celeste indicada, conforme estará disponível no material complementar deste plano. Os apps indicados funcionam offline. Para a confecção da carta celeste, apresente o modelo para os estudantes, conforme este slide.
Para seu embasamento, leia mais informações sobre aplicativos para celular, algumas indicações seguras, você encontra disponíveis em:
https://celular1.com.br/app-constelacoes-astronomia/ acesso em 14 de junho de 2018 às 14:25 p.m.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia acesso em 17 de junho de 2018 às 8:10 a.m.

Para aprofundar seus conhecimentos acerca da Constelação do Cruzeiro do Sul, para uma melhor explicação em sala de aula, leia mais em:

ABC DA ASTRONOMIA. Professor e Astrônomo Walmir Cardoso disponível em https://youtu.be/y46inMdFbWM acesso em 17 de junho de 2018 “O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos”.
Também está disponível em: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-cruzeiro-do-sul acesso em 17 de junho de 2018. Sinopse - “Uma constelação é um arranjo de estrelas ao acaso que representa uma figura com algum significado simbólico. Povos de diferentes culturas observando o céu à noite viram nesse arranjo das estrelas desenhos diversos. Nesse ABC da Astronomia, você vai saber mais sobre o Cruzeiro do Sul, constelação bastante famosa para os habitantes do hemisfério sul. Você verá também que a proximidade observada das estrelas de uma constelação não corresponde à sua proximidade real. A União Astronômica Internacional aproveitou a tradição das constelações criadas pela cultura greco-romana para dividir o céu em 88 áreas com fronteiras bem estabelecidas. Elas são as constelações oficiais para os astrônomos”.
Sobre a Constelação do Cruzeiro do Sul e as estações do ano, leia mais em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/cienciaparapoetas/Astronomia/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/4 4.html acesso em 14 de junho de 2018.
Sobre as estrelas que compõem a Constelação do Cruzeiro do Sul leia mais em:
http://www.cdcc.usp.br/cda/jct/cruzeiro-sul/index.html acesso em 18 de junho de 2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crux acesso em 18 de junho de 2018.

A Constelação do Cruzeiro do Sul fica visível praticamente durante todo o ano! Saiba mais em:
http://www.observatorio.ufmg.br/pas30.htm

Slide Plano Aula

Convide os estudantes a fazerem o registro da constelação a partir do recurso de câmera dos seus celulares em casa ou em outro local a céu aberto e à noite. Com as imagens desse slide, pretende-se apenas ilustrar sobre registros da Constelação do Cruzeiro do Sul feitos em diferentes locais, meses e horários, utilizando o celular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Apresente detalhes sobre as ferramentas disponíveis em aplicativos de mapas celestes, como o Sky Map. Oriente os estudantes sobre como podem ser bem úteis se estivermos procurando determinada constelação em alguma região do céu noturno, como a do Cruzeiro do Sul. Oriente que os estudantes tenham como mote a observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real. Se quisermos observar uma constelação no céu no momento da aula, o que fazer?

Para se aprofundar neste tema, leia mais em:

https://smartmundo.com/melhores-aplicativos-para-observar-as-estrelas/

http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID62/v4_n2_a2014.pdf

Para seu embasamento acerca dos aplicativos disponíveis e melhor compreensão que são sistemas desenvolvidos para atender às demandas da Educação, leia mais em:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/o-ceu-e-o-limite-como-acompanhando-estrelas-do-seu-android.html

http://www.if.ufrgs.br/~mittmann/Trabalho_Astro_9.pdf

https://canaltech.com.br/ciencia/os-10-melhores-aplicativos-de-astronomia/

https://www.ap-i.net/skychart/doku.php?id=en/start

https://canaltech.com.br/ciencia/o-ceu-nao-e-o-limite-o-que-esta-rolando-na-ciencia-e-astronomia-12062018-115766/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano