Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Cópia da tabela constante no slide 6 para registrar os dados (1 cópia para cada grupo de até 4 integrantes);
1 guardanapo de papel, 1 sacola de plástico, papel alumínio, 1 pedaço de tecido de algodão, 1 balão de aniversário feito de borracha,1 bacia e 1litro de água para cada grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a permeabilidade de alguns materiais. Discuta sobre os que eles(as) pensam ser permeabilidade. Logo após, prossiga com a apresentação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia a informação do slide e discuta com a turma: “Vocês já foram pegos desprevenidos pela chuva?”, “O que fizeram para se manter seco?”. Prossiga com a apresentação. O tempo total sugerido para o contexto (slides 3, 4, 5 e 6) é de 10 minutos.
Contexto
Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.
Contexto
Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.
Contexto
Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar o comportamento da água em amostras de diferentes materiais, como caixa de papelão, sacola de plástico, folha de uma árvore, papel alumínio e tecido de algodão. Organize os alunos em grupos de até 4 alunos(as), distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique que eles deverão realizar a atividade experimental conforme o procedimento descrito no slide 5 e, em seguida, devem registar na tabela constante no slide 6 com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.
Mão na massa
Orientações: Oriente-os a registrarem com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Realize o experimento antes de colocá-lo em prática na sala de aula. Talvez alguns destes materiais possam contrariar os resultados apresentados aqui. Caso ocorra algum tipo de divergência, refaça o experimento com o material que gerou o resultado inusitado. A nova gama de testagens deverá ser realizadas com este único material, mas que sejam diferentes entre si, por exemplo, se for o papelão, trazer papelão usado em trabalhos escolares, de caixa de sapato, de embrulho de objetos frágeis, etc. Leia o texto como resultado da atividade experimental e levante hipóteses sobre o conceito de permeável e impermeável.
Sistematização
Orientações: Leia a informação do slide e relacione com o conceito de permeabilidade à água verificado com o experimento. Explique que a permeabilidade diz respeito à passagem não só da água, mas de qualquer líquidos ou gases através do material.