12255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - Permeabilidade dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Permeabilidade dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Cópia da tabela constante no slide 6 para registrar os dados (1 cópia para cada grupo de até 4 integrantes);

1 guardanapo de papel, 1 sacola de plástico, papel alumínio, 1 pedaço de tecido de algodão, 1 balão de aniversário feito de borracha,1 bacia e 1litro de água para cada grupo.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a permeabilidade de alguns materiais. Discuta sobre os que eles(as) pensam ser permeabilidade. Logo após, prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia a informação do slide e discuta com a turma: “Vocês já foram pegos desprevenidos pela chuva?”, “O que fizeram para se manter seco?”. Prossiga com a apresentação. O tempo total sugerido para o contexto (slides 3, 4, 5 e 6) é de 10 minutos.

Contexto select-down

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar o comportamento da água em amostras de diferentes materiais, como caixa de papelão, sacola de plástico, folha de uma árvore, papel alumínio e tecido de algodão. Organize os alunos em grupos de até 4 alunos(as), distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Explique que eles deverão realizar a atividade experimental conforme o procedimento descrito no slide 5 e, em seguida, devem registar na tabela constante no slide 6 com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.

Mão na massa select-down

Orientações: Oriente-os a registrarem com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Realize o experimento antes de colocá-lo em prática na sala de aula. Talvez alguns destes materiais possam contrariar os resultados apresentados aqui. Caso ocorra algum tipo de divergência, refaça o experimento com o material que gerou o resultado inusitado. A nova gama de testagens deverá ser realizadas com este único material, mas que sejam diferentes entre si, por exemplo, se for o papelão, trazer papelão usado em trabalhos escolares, de caixa de sapato, de embrulho de objetos frágeis, etc. Leia o texto como resultado da atividade experimental e levante hipóteses sobre o conceito de permeável e impermeável.

Sistematização select-down

Orientações: Leia a informação do slide e relacione com o conceito de permeabilidade à água verificado com o experimento. Explique que a permeabilidade diz respeito à passagem não só da água, mas de qualquer líquidos ou gases através do material.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Cópia da tabela constante no slide 6 para registrar os dados (1 cópia para cada grupo de até 4 integrantes);

1 guardanapo de papel, 1 sacola de plástico, papel alumínio, 1 pedaço de tecido de algodão, 1 balão de aniversário feito de borracha,1 bacia e 1litro de água para cada grupo.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a permeabilidade de alguns materiais. Discuta sobre os que eles(as) pensam ser permeabilidade. Logo após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia a informação do slide e discuta com a turma: “Vocês já foram pegos desprevenidos pela chuva?”, “O que fizeram para se manter seco?”. Prossiga com a apresentação. O tempo total sugerido para o contexto (slides 3, 4, 5 e 6) é de 10 minutos.

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Orientações: Leia a informação do slide e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar o comportamento da água em amostras de diferentes materiais, como caixa de papelão, sacola de plástico, folha de uma árvore, papel alumínio e tecido de algodão. Organize os alunos em grupos de até 4 alunos(as), distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Explique que eles deverão realizar a atividade experimental conforme o procedimento descrito no slide 5 e, em seguida, devem registar na tabela constante no slide 6 com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.

Orientações: Oriente-os a registrarem com um X a opção SIM, quando a água for capaz de passar pelo material, ou a opção NÃO, quando a água não for capaz de passar pelo material. Explique que eles não estarão analisando os objetos, mas sim os materiais de que são feitos. Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de divergência, peça para cada grupo defender a sua opinião. Resposta: Caixa de papelão e tecido de algodão são materiais permeáveis. Sacola de plástico, folha de uma árvore e papel alumínio são materiais impermeáveis.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Realize o experimento antes de colocá-lo em prática na sala de aula. Talvez alguns destes materiais possam contrariar os resultados apresentados aqui. Caso ocorra algum tipo de divergência, refaça o experimento com o material que gerou o resultado inusitado. A nova gama de testagens deverá ser realizadas com este único material, mas que sejam diferentes entre si, por exemplo, se for o papelão, trazer papelão usado em trabalhos escolares, de caixa de sapato, de embrulho de objetos frágeis, etc. Leia o texto como resultado da atividade experimental e levante hipóteses sobre o conceito de permeável e impermeável.

Orientações: Leia a informação do slide e relacione com o conceito de permeabilidade à água verificado com o experimento. Explique que a permeabilidade diz respeito à passagem não só da água, mas de qualquer líquidos ou gases através do material.


Objetivos de aprendizagem

Identificar as características relacionadas a propriedade de permeabilidade de diferentes materiais.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_02M&E01

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes