Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, o aluno construirá o conceito de som, e verificará como o som se propaga (através de ondas sonoras). A principal discussão é sobre os fatores que podem influenciar a propagação do som. Uma dica para você se aprofundar no assunto é assistir ao vídeo “Música das Esferas” (que você encontra no link: https://tvescola.org.br/tve/video/musicadasesferas). Os sete primeiros minutos deste vídeo lhe auxiliarão na compreensão do que são as ondas sonoras e como elas se propagam.
Materiais necessários para a aula: Um copo de plástico reforçado para cada aluno (pode ser copo de água, de suco de guaraná natural, de iogurte), dois metros de barbante para cada dupla de alunos, tesoura, fita adesiva e massa de modelar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este é o momento da apresentação do tema da aula. Verifique se os alunos entendem o significado da palavra “propagação”. É importante que você não deixe de usar esse e outros termos. Explique a eles o significado usando sinônimos ou situações do dia a dia. Propagação = ato ou efeito de espalhar(-se); difusão, disseminação. Aumento por meio da reprodução; proliferação (Fonte: Dicionário Google). A propagação do som se dá através de ondas sonoras no meio. Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio (o ar, a água ou um meio sólido, tema do plano de aula CIE03_01ME03). Nesta aula, nosso objetivo será analisar fatores que atrapalham a propagação do som, independente do meio.
Ao criarmos barreiras para o som, verificaremos com os alunos que o som ainda se propaga, porém, com dificuldade, em alguns casos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para apresentar o contexto, você pode escolher dois alunos para interpretar a situação (um aluno representará a mãe e o outro, o Cauê). Separadamente, explique a situação a eles e peçam que interprete para a turma. Você também pode simplesmente fazer a leitura do slide para os alunos. Ao expor a situação descrita no slide, peça que os alunos identifiquem o problema da situação e permita que eles relatem alguns exemplos de situações vividas por eles. Na situação vivida por Cauê, seria possível ouvir o som de forma satisfatória através de tantas barreiras? E nos exemplos dos alunos, quais barreiras apareceram?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ao colocar essa questão para os alunos, é importante levar em consideração os exemplos de situações vividas por eles. Busque com os alunos a certeza que de que o som precisa de um meio para se propagar e que alguns fatores podem atrapalhar a propagação do som. Que fatores seriam esses? Registre no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos (ou peça que eles registrem no caderno) para que, ao final da aula, possamos verificar se as hipóteses registradas estavam de acordo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça que os alunos relacionem os materiais que receberam ao contexto (a situação de Cauê e sua mãe). A intenção é que os alunos construam um telefone de copos. Mas outros equipamentos poderão ser criados por eles. Você poderá intervir fazendo perguntas como: “De que forma Cauê e sua mãe poderiam resolver o problema?”, “Que meio de comunicação mais usamos para nos comunicar?", “Ele funcionaria bem na situação de Cauê?”, “Observe os materiais que vocês têm em mãos. Que equipamento podemos criar?”.
Após a discussão entre as duplas, chegará o momento de construção do protótipo. Verifique o que cada dupla irá construir e vá fazendo as orientações necessárias para que o teste de cada equipamento inclua fatores que atrapalhem a propagação do som.
Como montar o telefone de copos:
- Faça um furo central no fundo dos dois copos.
- Passe o barbante pelo furo de um dos copos e faça um nó na ponta. Na outra ponta do barbante, prenda o outro copo.
Mão na massa
Orientações: Este é o momento da construção do protótipo e de testá-lo. Ouça a experiência dos alunos. É certo que um ou outro aluno já tenha feito um telefone de copos num outro momento. A grande diferença estará nos testes realizados com ele. Primeiramente, permita que os alunos o utilizem livremente fazendo seus próprios testes, por cerca de 3 minutos, e depois vá fazendo intervenções com questionamentos, como “O telefone funcionou?”, “Se não, o que aconteceu?”, “Por onde o som está passando?”, “E se colocássemos um pouco de massinha de modelar no ‘caminho’ do som (barbante)?”, “E se…?”. Desta forma, você poderá direcionar a turma a fazer vários experimentos com o telefone de copos:
a) Utilizar barbantes de tamanhos diferentes;
b) Colocar um ou vários pedaços de massinha de modelar ao longo do barbante.
c) Cortar o barbante ao meio (depois do protótipo pronto) e fazer uma emenda com fita adesiva.
d) Fazer buracos no entorno do copo e verificar se o som continua sendo ouvido do outro lado, com a mesma qualidade.
Os alunos poderão registrar no caderno em quais situações o som teve ou não boa propagação.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesse momento da aula é a hora de amarrarmos bem o assunto, de sistematizar o conteúdo. Leia esse slide para os alunos e relembre a questão disparadora (“Que fatores atrapalham a propagação do som?”) e relembre também o que foi feito no “Mão na Massa”.
- Que fatores experimentados podem atrapalhar a propagação do som? As hipóteses levantadas anteriormente foram comprovadas?
- Que soluções poderiam ser criadas para resolver os outros problemas relatados pelos alunos?
- Que outros equipamentos foram criados e como foram testados?
Sistematização
Orientações: Explique aos alunos que, como o som precisa de um meio para se propagar, se este meio apresentar algum tipo de obstáculo, haverá dificuldade na propagação (pois, dentre outros fenômenos, o som pode ser refletido ou absorvido por esta barreira). Não conseguimos enxergar o som. Ele se dá através vibrações mecânicas no meio e nos materiais . O som que ouvimos é resultado de inúmeras oscilações no ar (que acontecem rapidamente). Nosso corpo percebe o som através do ouvido (assunto do plano de aula CIE3_01ME05) e ganha sentido ao ser interpretado pelo cérebro. Este slide e o anterior, servirão para encerrar a aula sistematizando o conteúdo. Juntamente com os alunos, verifique as informações mais relevantes e peça que eles façam o registro no caderno da forma como entenderam o conteúdo. Essa produção poderá servir como um instrumento norteador no processo de avaliação do aprendizado.