Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Entregue a folha de questão para os alunos ou passe na lousa. Dê um tempo para que desenvolvam a atividade. Caminhe pela classe verificando se os alunos estão fazendo o uso correto da régua e também se não estão alterando as medidas para que os lados se encaixem. Fique atento(a) para a maneira que cada aluno tentará resolver a situação. Alguns alunos poderão achar difícil e desistir. Não deixe que isto aconteça, estimule-os dizendo para continuarem tentando até conseguir.
Propósito: Levar o aluno a perceber que é muito difícil desenhar um triângulo dadas as medidas dos lados e desconhecendo as medidas de seus ângulos, utilizando para isto, apenas régua.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram desenhar o triângulo com as medidas dadas? Foi difícil? Qual foi a dificuldade encontrada?
- Que informação faltou para que vocês conseguissem mais facilmente?
- Se pudessem usar outro instrumento além da régua para facilitar a tarefa, que instrumento acham que seria?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Entregue a folha de atividade e os compassos para os alunos. Dê um tempo para que eles tentem desenhar os triângulos.
Propósito: Deixar o aluno usar sua criatividade na busca de soluções.
Discuta com a turma:
- O que poderia ser feito primeiro no desenho?
- Em que parte do desenho houve mais dificuldade? Como o uso do compasso poderia auxiliar neste momento? Para que serve o compasso?
- Qual é a principal propriedade da circunferência?
- Como esta propriedade poderia auxiliar na construção do triângulo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Após as discussões propostas na atividade anterior, sugira que os alunos continuem o desenho do triângulo. Caminhe pela classe e observe, questione e conduza o desenvolvimento da atividade, para que todos façam. Chame à lousa os alunos que você observou que podem trazer contribuições para a aprendizagem dos outros, não necessariamente aqueles que a fizeram corretamente. Peça que exponham para a classe o modo que fizeram.
Propósito: Compreender a idéia da utilização de régua e compasso para a construção de triângulos.
Discuta com a turma:
- Qual o nome do segmento AC em relação à circunferência de centro A? Qual a sua medida?
- Qual o nome do segmento BC em relação à circunferência de centro B? Qual é sua medida?
- O triângulo do João foi desenhado?
- Qual a sua opinião sobre esta maneira de desenhar um triângulo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).
Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.
Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.
Discuta com a turma:
- Como a construção das circunferências ajudou na obtenção do triângulo?
- Sempre será possível usar esta construção a fim de que três medidas quaisquer formem um triângulo?
- Elabore alguma variação para que esta construção não seja possível.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).
Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.
Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.
Discuta com a turma:
- O ponto de intersecção sempre existirá?
- O que é necessário para que isto sempre aconteça?
- Tente desenhar um triângulo com lados medindo 7 cm, 3 cm, e 4 cm. Utilize para a base o lado de 7 cm. O que você observou?
- Agora tente desenhar outro triângulo de lados medindo 8 cm, 2 cm e 4 cm. Utilize para a base o lado de 8 cm. O que você observou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).
Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.
Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Encerre as atividades, retomando com os alunos a importância das circunferências para a construção do triângulo em que se conhece as medidas dos lados e como esta construção se garante pela propriedade dos triângulos.
Propósito: Realizar a sistematização das idéias discutidas.
Discuta com a turma:
- O que aconteceria se a soma das medidas dos dois lados que faltavam no desenho, fosse menor ou igual a medida do primeiro lado desenhado?