Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eduardo Post
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Objetivos específicos
- Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
- Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.
Conceito-chave
Semelhança de triângulos.
Conhecimentos prévios
Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.
Recursos necessários
Atividades impressas, Lápis e Borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos leiam a atividade e resolvam no caderno.
Propósito: Reconhecer os critérios de semelhança de triângulos.
Discuta com a turma:
- Qual critério de semelhança de triângulos não apareceu na atividade?
- Qual(is) medida(s) precisam estar disponíveis para verificar a semelhança de triângulos por meio desse critério?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.
Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.
Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações o problema disponibiliza?
- De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.
Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações o problema disponibiliza?
- De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).
Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.
Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
- Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?
- Qual cuidado foi necessário tomar ao montar a proporção?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).
Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.
Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Qual critério foi empregado para verificar a semelhança desses triângulos? Explique o que é necessário ocorrer para verificá-lo.
- Por que é necessária a verificação da semelhança antes de montar uma proporção?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).
Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.
Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.
Discuta com a turma:
- É possível montar a proporção de maneira(s) diferente(s)? Qual(is)?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).
Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.
Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
- Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).
Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.
Propósito: Discutir como os alunos montaram a proporção para obter as medidas desconhecidas.
Discuta com a turma:
- É possível utilizar outro tipo de triângulo que não o triângulo retângulo para resolver o problema?
- O que precisa acontecer com os segmentos que representam os raios do Sol e da Lua, para garantir que esses triângulos sejam semelhantes?
- Por que, independente da inclinação dos segmentos que representam os raios, podemos sempre utilizar os valores disponibilizados?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os contextos que os problemas apresentaram. Peça que leiam a conclusão e registrem no caderno a respeito da importância dos critérios de semelhança.
Propósito: Retomar os conceitos envolvidos na atividade principal.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos reconhecem triângulos semelhantes em contextos diversos e montam a proporção corretamente para obter medida desconhecida.
Discuta com a turma:
- Quais foram os triângulos visualizados para resolver o problema?
- Qual é o critério de semelhança que nos permite assegurar que esses triângulos são semelhantes?
Materiais complementares para impressão: