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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Semelhança no Cotidiano: Utilizando os Critérios.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Semelhança de triângulos.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Post

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
  2. Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.

Conceito-chave

Semelhança de triângulos.

Conhecimentos prévios

Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.

Recursos necessários

Atividades impressas,  Lápis e Borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam a atividade e resolvam no caderno.

Propósito: Reconhecer os critérios de semelhança de triângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual critério de semelhança de triângulos não apareceu na atividade?
  • Qual(is) medida(s) precisam estar disponíveis para verificar a semelhança de triângulos por meio desse critério?

Materiais complementares para impressão:
Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações o problema disponibiliza?
  • De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações o problema disponibiliza?
  • De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
  • Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?
  • Qual cuidado foi necessário tomar ao montar a proporção?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual critério foi empregado para verificar a semelhança desses triângulos? Explique o que é necessário ocorrer para verificá-lo.
  • Por que é necessária a verificação da semelhança antes de montar uma proporção?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • É possível montar a proporção de maneira(s) diferente(s)? Qual(is)?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
  • Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos montaram a proporção para obter as medidas desconhecidas.

Discuta com a turma:

  • É possível utilizar outro tipo de triângulo que não o triângulo retângulo para resolver o problema?
  • O que precisa acontecer com os segmentos que representam os raios do Sol e da Lua, para garantir que esses triângulos sejam semelhantes?
  • Por que, independente da inclinação dos segmentos que representam os raios, podemos sempre utilizar os valores disponibilizados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os contextos que os problemas apresentaram. Peça que leiam a conclusão e registrem no caderno a respeito da importância dos critérios de semelhança.

Propósito: Retomar os conceitos envolvidos na atividade principal.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem triângulos semelhantes em contextos diversos e montam a proporção corretamente para obter medida desconhecida.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os triângulos visualizados para resolver o problema?
  • Qual é o critério de semelhança que nos permite assegurar que esses triângulos são semelhantes?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
  2. Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.

Conceito-chave

Semelhança de triângulos.

Conhecimentos prévios

Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.

Recursos necessários

Atividades impressas,  Lápis e Borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam a atividade e resolvam no caderno.

Propósito: Reconhecer os critérios de semelhança de triângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual critério de semelhança de triângulos não apareceu na atividade?
  • Qual(is) medida(s) precisam estar disponíveis para verificar a semelhança de triângulos por meio desse critério?

Materiais complementares para impressão:
Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações o problema disponibiliza?
  • De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e façam o que é solicitado. Solicite também que justifiquem sua solução, explicando através de que conceitos/propriedades chegaram à resposta do problema.

Propósito: Reconhecer a semelhança de triângulos através dos critérios de semelhança e resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações o problema disponibiliza?
  • De que maneira pode-se encontrar a distância desconhecida com essas informações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
  • Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?
  • Qual cuidado foi necessário tomar ao montar a proporção?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual critério foi empregado para verificar a semelhança desses triângulos? Explique o que é necessário ocorrer para verificá-lo.
  • Por que é necessária a verificação da semelhança antes de montar uma proporção?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • É possível montar a proporção de maneira(s) diferente(s)? Qual(is)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos chegaram a uma estratégia de resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Através de que conceito vocês puderam resolver o problema?
  • Através de qual critério podemos afirmar que os triângulos são semelhantes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7 a 11).

Orientações: Convide alguns alunos a exporem o que observaram. Neste momento, os alunos deverão refletir sobre suas respostas através de seus questionamentos.

Propósito: Discutir como os alunos montaram a proporção para obter as medidas desconhecidas.

Discuta com a turma:

  • É possível utilizar outro tipo de triângulo que não o triângulo retângulo para resolver o problema?
  • O que precisa acontecer com os segmentos que representam os raios do Sol e da Lua, para garantir que esses triângulos sejam semelhantes?
  • Por que, independente da inclinação dos segmentos que representam os raios, podemos sempre utilizar os valores disponibilizados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os contextos que os problemas apresentaram. Peça que leiam a conclusão e registrem no caderno a respeito da importância dos critérios de semelhança.

Propósito: Retomar os conceitos envolvidos na atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem triângulos semelhantes em contextos diversos e montam a proporção corretamente para obter medida desconhecida.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os triângulos visualizados para resolver o problema?
  • Qual é o critério de semelhança que nos permite assegurar que esses triângulos são semelhantes?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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