Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_11ALG03
Recursos
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Essa etapa é uma retomada ou “pontapé” inicial da aula. Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que é cálculo mental. Para isso, inicie uma discussão via WhatsApp, estimulando a interação com e entre os estudantes, pergunte a eles sobre as maneiras que utilizaram para resolver o cálculo. Escute as considerações dos alunos com atenção, pois qualquer aluno pode ter utilizado a decomposição do número 123 para resolver a multiplicação
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação-problema. Seria bem legal iniciar essa discussão nas redes sociais da escola e estimular a participação da comunidade escolar e das famílias. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções via rede social ou conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves
Código: MAT7_11ALG03
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes