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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - A propriedade distributiva com letras

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Propriedade distributiva com termos algébricos

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos Específicos

Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas e obter uma expressão geral com dois termos.

Conceito-chave

Propriedade distributiva com termos algébricos

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro somente a comanda do cálculo mental. Dê um tempo para os alunos pensarem na resposta. Em seguida, pergunte a eles sobre as maneiras que utilizaram para resolver o cálculo. Escute as considerações dos alunos com atenção pois, qualquer aluno pode ter utilizado a decomposição do número 123 para resolver a multiplicação. Caso aconteça, relacione a ideia do aluno ao que está proposto no slide. Aproveite o momento para enfatizar a utilidade das propriedades da matemática, em especial, a distributiva da multiplicação em relação à adição. Professor o aluno também poderá decompor o número 123 em 100 + 20 + 3 e multiplicar todos os fatores por 3.

Propósito: Retomar a utilização da propriedade distributiva na resolução de cálculos aritméticos e enfatizar a utilização como estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver a operação?
  • É possível utilizar o algoritmo da multiplicação em cálculo mental?
  • Vocês consideram que decompor o número 123 em 120 + 3 ajuda na resolução da operação.
  • Decompor torna a resolução do cálculo mais "rápida/ fácil"?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver.

Nesta atividade é fundamental que os alunos apliquem a propriedade distributiva da multiplicação, portanto enfatize esta propriedade na resolução com os alunos. O conceito de área de retângulo também é necessário ser relembrado nesta aula, já que é essencial para a resolução da atividade.

Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam aplicar a propriedade distributiva para calcularem a expressão que representa a nova área do terreno e depois descobrir o valor da incógnita dada uma determinada área.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descrever uma expressão para a descrever a nova área do terreno?
  • Conseguiram aplicar a propriedade distributiva?
  • Porque não é possível fazer sem utilizar a propriedade distributiva?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas na aula com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos validem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam atentamente a atividade e resolvam utilizando os conhecimentos adquiridos na aula. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o utilize e aplique os conhecimentos estudados na aula em uma nova situação problema.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos Específicos

Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas e obter uma expressão geral com dois termos.

Conceito-chave

Propriedade distributiva com termos algébricos

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro somente a comanda do cálculo mental. Dê um tempo para os alunos pensarem na resposta. Em seguida, pergunte a eles sobre as maneiras que utilizaram para resolver o cálculo. Escute as considerações dos alunos com atenção pois, qualquer aluno pode ter utilizado a decomposição do número 123 para resolver a multiplicação. Caso aconteça, relacione a ideia do aluno ao que está proposto no slide. Aproveite o momento para enfatizar a utilidade das propriedades da matemática, em especial, a distributiva da multiplicação em relação à adição. Professor o aluno também poderá decompor o número 123 em 100 + 20 + 3 e multiplicar todos os fatores por 3.

Propósito: Retomar a utilização da propriedade distributiva na resolução de cálculos aritméticos e enfatizar a utilização como estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver a operação?
  • É possível utilizar o algoritmo da multiplicação em cálculo mental?
  • Vocês consideram que decompor o número 123 em 120 + 3 ajuda na resolução da operação.
  • Decompor torna a resolução do cálculo mais "rápida/ fácil"?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver.

Nesta atividade é fundamental que os alunos apliquem a propriedade distributiva da multiplicação, portanto enfatize esta propriedade na resolução com os alunos. O conceito de área de retângulo também é necessário ser relembrado nesta aula, já que é essencial para a resolução da atividade.

Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam aplicar a propriedade distributiva para calcularem a expressão que representa a nova área do terreno e depois descobrir o valor da incógnita dada uma determinada área.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descrever uma expressão para a descrever a nova área do terreno?
  • Conseguiram aplicar a propriedade distributiva?
  • Porque não é possível fazer sem utilizar a propriedade distributiva?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (Slides 5 - 9)

Orientações: Inicialmente discuta com os alunos a respeito dos resultados dos questionamentos. Incentive-os a verbalizar e a registrar as considerações e diferentes maneiras de pensar para resolver a situação -problema. Em seguida, apresente a solução para a atividade e verifique se eles entenderam o raciocínio adotado. Confronte as soluções relatadas por eles com a que você está apresentando.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Discutir e apresentar a solução para os questionamentos feitos na situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de listarmos as informações de forma organizada?
  • Como é calculada a área de um retângulo?
  • Porque devemos utilizarmos os parênteses para fazer a multiplicação do valor da nova frente do terreno (12 + x) por 20?
  • Porque não é possível fazer a multiplicação (12 + x). 20 sem utilizar a propriedade distributiva?
  • Porque o cálculo algébrico A = 240 + 20x, é uma equação e não uma expressão algébrica?
  • Você conhece outra maneira de resolver esta equação? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas na aula com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos validem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam atentamente a atividade e resolvam utilizando os conhecimentos adquiridos na aula. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o utilize e aplique os conhecimentos estudados na aula em uma nova situação problema.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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