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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Bingo com problemas de contagem

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Reconhecer e resolver problemas de contagem que se desdobram em mais de um caso

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

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Retomada select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Reconhecer e resolver  problemas de contagem que se desdobram em mais de um caso.

Conceito-chave

Contagem,  conectivos “E” e “OU“, princípio multiplicativo da contagem.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Cartelas de bingo, problemas a serem “cantados” impressos.
  • Calculadora

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize os alunos em duplas e de forma que não fiquem de costas uns para os outros. Projete o slide e/ou distribua cópias impressas da atividade, explique o texto (slide 3) para a turma, enfatizando que na situação dada, ela vai escolher um ou outro ( sorvete ou açaí). Ao usarmos o conectivo “ou” quando queremos calcular uma quantidade de escolhas, indica que elas são mutuamente excludentes, ou seja, a tomada de uma decisão anula todas as outras. Discuta com a turma uma estratégia para solucionar a situação, estimule o debate, chame pelo menos um estudante à lousa para demonstrar suas ideias e, aproveitando as sugestões dos alunos, conduza a turma à solução do problema. Cuidado com o tempo, este momento não pode se estender demais, quer-se aqui, mostrar que para alguns problemas, é necessário considerar mais de um caso para a resolução e que ao final os valores obtidos são somados. Dê preferência para a solução construída através do debate com a turma. Se julgar necessário, projete o slide 4 onde consta uma solução para a situação

Propósito: Identificar um problema de contagem que deve ser desdobrado em mais de um caso.

Discuta com a turma:

  • Esse problema deverá ser desdobrado em casos diferentes?
  • Em quantos casos diferentes esse problema deverá ser desdobrado? Por quê?

Este problema deve ser desdobrado em 2 casos, pois Renata deve escolher sorvete OU açaí. São calculadas as combinações de sorvetes que podem ser feitas, depois as combinações para o açaí, para finalizar são somados os resultados.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize os alunos em duplas e de forma que não fiquem de costas uns para os outros. Projete o slide e/ou distribua cópias impressas da atividade, explique o texto (slide 3) para a turma, enfatizando que na situação dada, ela vai escolher um ou outro ( sorvete ou açaí). Ao usarmos o conectivo “ou” quando queremos calcular uma quantidade de escolhas, indica que elas são mutuamente excludentes, ou seja, a tomada de uma decisão anula todas as outras. Discuta com a turma uma estratégia para solucionar a situação, estimule o debate, chame pelo menos um estudante à lousa para demonstrar suas ideias e, aproveitando as sugestões dos alunos, conduza a turma à solução do problema. Cuidado com o tempo, este momento não pode se estender demais, quer-se aqui, mostrar que para alguns problemas, é necessário considerar mais de um caso para a resolução e que ao final os valores obtidos são somados. Dê preferência para a solução construída através do debate com a turma. Se julgar necessário, projete o slide 4 onde consta uma solução para a situação

Propósito: Identificar um problema de contagem que deve ser desdobrado em mais de um caso.

Discuta com a turma:

  • Esse problema deverá ser desdobrado em casos diferentes?
  • Em quantos casos diferentes esse problema deverá ser desdobrado? Por quê?

Este problema deve ser desdobrado em 2 casos, pois Renata deve escolher sorvete OU açaí. São calculadas as combinações de sorvetes que podem ser feitas, depois as combinações para o açaí, para finalizar são somados os resultados.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro , sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Resuma com a turma as aprendizagens da aula e certifique-se se ainda há dúvidas, em caso afirmativo esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o RAIO X. Evidencie a forma de identificar quando devemos somar as possibilidades e quando devemos multiplicar.

Propósito: Analisar a forma de abordar e resolver um problema de contagem quando há necessidade de desdobrar em mais de um caso.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Ler junto com os alunos, verificar se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e pedir para que resolvam o exercício. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize os alunos em duplas e de forma que não fiquem de costas uns para os outros. Projete o slide e/ou distribua cópias impressas da atividade, explique o texto (slide 3) para a turma, enfatizando que na situação dada, ela vai escolher um ou outro ( sorvete ou açaí). Ao usarmos o conectivo “ou” quando queremos calcular uma quantidade de escolhas, indica que elas são mutuamente excludentes, ou seja, a tomada de uma decisão anula todas as outras. Discuta com a turma uma estratégia para solucionar a situação, estimule o debate, chame pelo menos um estudante à lousa para demonstrar suas ideias e, aproveitando as sugestões dos alunos, conduza a turma à solução do problema. Cuidado com o tempo, este momento não pode se estender demais, quer-se aqui, mostrar que para alguns problemas, é necessário considerar mais de um caso para a resolução e que ao final os valores obtidos são somados. Dê preferência para a solução construída através do debate com a turma. Se julgar necessário, projete o slide 4 onde consta uma solução para a situação

Propósito: Identificar um problema de contagem que deve ser desdobrado em mais de um caso.

Discuta com a turma:

  • Esse problema deverá ser desdobrado em casos diferentes?
  • Em quantos casos diferentes esse problema deverá ser desdobrado? Por quê?

Este problema deve ser desdobrado em 2 casos, pois Renata deve escolher sorvete OU açaí. São calculadas as combinações de sorvetes que podem ser feitas, depois as combinações para o açaí, para finalizar são somados os resultados.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Reconhecer e resolver  problemas de contagem que se desdobram em mais de um caso.

Conceito-chave

Contagem,  conectivos “E” e “OU“, princípio multiplicativo da contagem.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Cartelas de bingo, problemas a serem “cantados” impressos.
  • Calculadora
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize os alunos em duplas e de forma que não fiquem de costas uns para os outros. Projete o slide e/ou distribua cópias impressas da atividade, explique o texto (slide 3) para a turma, enfatizando que na situação dada, ela vai escolher um ou outro ( sorvete ou açaí). Ao usarmos o conectivo “ou” quando queremos calcular uma quantidade de escolhas, indica que elas são mutuamente excludentes, ou seja, a tomada de uma decisão anula todas as outras. Discuta com a turma uma estratégia para solucionar a situação, estimule o debate, chame pelo menos um estudante à lousa para demonstrar suas ideias e, aproveitando as sugestões dos alunos, conduza a turma à solução do problema. Cuidado com o tempo, este momento não pode se estender demais, quer-se aqui, mostrar que para alguns problemas, é necessário considerar mais de um caso para a resolução e que ao final os valores obtidos são somados. Dê preferência para a solução construída através do debate com a turma. Se julgar necessário, projete o slide 4 onde consta uma solução para a situação

Propósito: Identificar um problema de contagem que deve ser desdobrado em mais de um caso.

Discuta com a turma:

  • Esse problema deverá ser desdobrado em casos diferentes?
  • Em quantos casos diferentes esse problema deverá ser desdobrado? Por quê?

Este problema deve ser desdobrado em 2 casos, pois Renata deve escolher sorvete OU açaí. São calculadas as combinações de sorvetes que podem ser feitas, depois as combinações para o açaí, para finalizar são somados os resultados.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro , sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Organize os alunos em dupla e distribua uma cartela por dupla, comumente os jogos de bingo são individuais, mas pretende-se com isso, estimular o trabalho em equipe, a boa convivência, a discussão e aceitação de pontos de vistas diferentes e otimização do tempo disponível para a realização da atividade. Cada cartela é composta por 9 números, que são os resultados dos problemas a serem sorteados. Nas células, existe um espaço para o aluno escrever o número do problema correspondente ao resultado. O professor sorteia o problema e “canta” (lê) seu enunciado. Pode também projetar o enunciado ou elaborar cartazes para expor os enunciados aos alunos. O aluno deve conseguir interpretar e resolver o problema na folha de registro, sendo possível a utilização da calculadora. O aluno que completar o jogo (uma fila horizontal, vertical ou diagonal) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os resultados marcados na folha de registro e cartela estão de acordo com os correspondentes problemas que foram “cantados” (lidos). Caso o tempo permita, procure contemplar mais de um ganhador, após o primeiro aluno “bingar”continue o jogo até que pelo menos mais 2 consigam fechar uma fila (horizontal, vertical ou diagonal) da cartela. Instruções mais detalhadas para o professor e o material para imprimir e distribuir para os alunos estão disponíveis nos materiais complementares.

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Propósito: Propor uma atividade lúdica e divertida para analisar e escolher o uso dos conectivos “e” e “ou” relacionados a multiplicação ou soma, respectivamente das decisões a serem tomadas na resolução de um problema de contagem.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12)

Orientação: Após o jogo, convide os estudantes a expor suas soluções para todas os problemas do bingo. Chame-os para vir a lousa apresentar seus raciocínios e resoluções. Procure explorar o máximo possível os diferentes caminhos usados para encontrarem as respostas. Somente se julgar nescessário, projete as resoluções dos problemas. Tenha em mente que esta aula foi planejada de modo que o principal sujeito no processo de aprendizagem é o estudante, portanto, eles devem ser os principais protagonistas em todos os momento da aula. O professor mediará os debates e fará intervenções quando as ideias e argumentos expostos por eles parecerem não estar levando em consideração a construção dos caminhos que levarão a aprendizagem do conteúdo. Para isso, consulte o guia de intervenção. Converse com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar as respostas, pergunte se alguém conseguiu encontrar alguns resultados mentalmente, peça que exponha este raciocínio. Caso algum aluno não tenha conseguido resolver a maioria dos problemas, pergunte quais são suas principais dificuldades e se consegue identificar quais erros cometeu. Neste último caso, ajude-o a identificar em que etapas errou e como fazer para, a partir da identificação do erro, encontrar o resultado correto.

Propósito: Discutir as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais e procedimentais.

  • Qual a diferença o conectivo “E” do conectivo “OU” entre as decisões que tomamos em uma situação problema de contagem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Resuma com a turma as aprendizagens da aula e certifique-se se ainda há dúvidas, em caso afirmativo esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o RAIO X. Evidencie a forma de identificar quando devemos somar as possibilidades e quando devemos multiplicar.

Propósito: Analisar a forma de abordar e resolver um problema de contagem quando há necessidade de desdobrar em mais de um caso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Ler junto com os alunos, verificar se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e pedir para que resolvam o exercício. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

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