11270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Resolvendo situações problema com apoio de tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ler dados em tabelas

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Resolver situação problema lendo dados em tabelas

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre tabelas clique aqui, aqui, aqui e aqui.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação. Discuta com as crianças sobre o preenchimento da tabela,

Propósito: Identificar a tabela como boa ferramenta de organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Como podemos preencher a tabela com os dados corretos?
  • Onde visualizamos os dados mais facilmente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos leiam fluentemente ainda, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.

Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir de leitura de informações em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Do que trata a tabela?
  • Para o segundo lugar ganhar, o que é necessário acontecer?
  • Quem foi o vencedor?
  • Como posso saber quantas crianças participaram da escolha?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mantenha a tabela anterior visível, para o acesso das crianças.

Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos os alunos sejam alfabéticos, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.

Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir da leitura de dados em tabela.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, o que podemos fazer para descobrir a quantidade de crianças que foram pesquisadas?
  • A professora também fez parte da pesquisa e a escolha dela também está na tabela. Quantos ingressos ela tem que comprar?
  • Você acha que haverá ingresso para todas as crianças se a professora comprar a quantidade referente ao filme EMOJI? Ou seja, 12 ingressos?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem suas hipóteses e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste, chame um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Você achou fácil descobrir a quantidade de pessoas pesquisadas? Como você fez?
  • A quantidade de pessoas é a mesma quantidade de crianças pesquisadas? Por quê?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
  • Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste tente você encontrar um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
  • Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA . É importante que ouça as crianças e anote suas respostas, pergunte aos colegas se concordam ou discordam do colega, peça que expliquem as respostas e mostrem na resolução que fizeram, ouça pelo 2 alunos e deixe que mais 2 se coloque sobre as afirmações dos colegas. É importante que concluam que a tabela facilitou a localização das informações.

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Saber apenas o filme mais votado dava condições da professora comprar a quantidade de ingressos corretamente?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação, leia a comanda e os dados escritos nas tabelas para as crianças, é possível que no primeiro ano nem todos leiam ainda, então é imprescindível que leia quantas vezes for necessário para que todos entendam e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Se possível projete ou tenha o problema escrito em cartolina para que todos visualizem.

Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber quem ganhou?
  • O problema destaca uma informação sobre o jogo. Qual?
  • Como isso nos ajuda?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre tabelas clique aqui, aqui, aqui e aqui.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Resolver situação problema lendo dados em tabelas

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação. Discuta com as crianças sobre o preenchimento da tabela,

Propósito: Identificar a tabela como boa ferramenta de organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Como podemos preencher a tabela com os dados corretos?
  • Onde visualizamos os dados mais facilmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos leiam fluentemente ainda, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.

Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir de leitura de informações em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Do que trata a tabela?
  • Para o segundo lugar ganhar, o que é necessário acontecer?
  • Quem foi o vencedor?
  • Como posso saber quantas crianças participaram da escolha?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Mantenha a tabela anterior visível, para o acesso das crianças.

Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos os alunos sejam alfabéticos, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.

Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir da leitura de dados em tabela.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, o que podemos fazer para descobrir a quantidade de crianças que foram pesquisadas?
  • A professora também fez parte da pesquisa e a escolha dela também está na tabela. Quantos ingressos ela tem que comprar?
  • Você acha que haverá ingresso para todas as crianças se a professora comprar a quantidade referente ao filme EMOJI? Ou seja, 12 ingressos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem suas hipóteses e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste, chame um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Você achou fácil descobrir a quantidade de pessoas pesquisadas? Como você fez?
  • A quantidade de pessoas é a mesma quantidade de crianças pesquisadas? Por quê?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
  • Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste tente você encontrar um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
  • Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA . É importante que ouça as crianças e anote suas respostas, pergunte aos colegas se concordam ou discordam do colega, peça que expliquem as respostas e mostrem na resolução que fizeram, ouça pelo 2 alunos e deixe que mais 2 se coloque sobre as afirmações dos colegas. É importante que concluam que a tabela facilitou a localização das informações.

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Saber apenas o filme mais votado dava condições da professora comprar a quantidade de ingressos corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação, leia a comanda e os dados escritos nas tabelas para as crianças, é possível que no primeiro ano nem todos leiam ainda, então é imprescindível que leia quantas vezes for necessário para que todos entendam e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Se possível projete ou tenha o problema escrito em cartolina para que todos visualizem.

Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber quem ganhou?
  • O problema destaca uma informação sobre o jogo. Qual?
  • Como isso nos ajuda?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano