Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Resolver situação problema lendo dados em tabelas
Conceito-chave
Ler dados em tabelas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Materiais complementares:
Para saber mais sobre tabelas clique aqui, aqui, aqui e aqui.
Aquecimento
Orientações: Inicie a aula apresentando a situação. Discuta com as crianças sobre o preenchimento da tabela,
Propósito: Identificar a tabela como boa ferramenta de organização de dados.
Discuta com a turma:
- Como podemos preencher a tabela com os dados corretos?
- Onde visualizamos os dados mais facilmente?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos leiam fluentemente ainda, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.
Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir de leitura de informações em tabelas.
Discuta com a turma:
- Do que trata a tabela?
- Para o segundo lugar ganhar, o que é necessário acontecer?
- Quem foi o vencedor?
- Como posso saber quantas crianças participaram da escolha?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Mantenha a tabela anterior visível, para o acesso das crianças.
Entregue a atividade impressa para a dupla. Provavelmente em uma turma de 1º ano nem todos os alunos sejam alfabéticos, assim é necessário que você ou um aluno com leitura fluente leia as informações escritas na tabela e as perguntas que seguem sobre ela.
Propósito: Resolver situaç?o-problema a partir da leitura de dados em tabela.
Discuta com a turma:
- Observando a tabela, o que podemos fazer para descobrir a quantidade de crianças que foram pesquisadas?
- A professora também fez parte da pesquisa e a escolha dela também está na tabela. Quantos ingressos ela tem que comprar?
- Você acha que haverá ingresso para todas as crianças se a professora comprar a quantidade referente ao filme EMOJI? Ou seja, 12 ingressos?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos expressem suas hipóteses e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste, chame um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Você achou fácil descobrir a quantidade de pessoas pesquisadas? Como você fez?
- A quantidade de pessoas é a mesma quantidade de crianças pesquisadas? Por quê?
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
- Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa, pergunte se algum amigo pensou parecido e consegue explicar, caso nenhuma criança se manifeste tente você encontrar um aluno que tenha evidenciado a você durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem, vá apoiando apenas caso não consigam se colocar ou registrar o que pensaram, dê sempre preferência para as colocações dos alunos, deixe que discutam entre eles, vá ajudando com perguntas . Faça uso das perguntas do DISCUTA COM A TURMA. Use as afirmações no balão apenas se nenhuma criança chegar a essas conclusões.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual a informação que vocês descobriram primeiro? Como?
- Alguém chegou a essa conclusão de outra forma?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA . É importante que ouça as crianças e anote suas respostas, pergunte aos colegas se concordam ou discordam do colega, peça que expliquem as respostas e mostrem na resolução que fizeram, ouça pelo 2 alunos e deixe que mais 2 se coloque sobre as afirmações dos colegas. É importante que concluam que a tabela facilitou a localização das informações.
Propósito: Retomar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma:
- Saber apenas o filme mais votado dava condições da professora comprar a quantidade de ingressos corretamente?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação, leia a comanda e os dados escritos nas tabelas para as crianças, é possível que no primeiro ano nem todos leiam ainda, então é imprescindível que leia quantas vezes for necessário para que todos entendam e peça que os estudantes registrem individualmente e anote os comentários de cada um. Se possível projete ou tenha o problema escrito em cartolina para que todos visualizem.
Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em tabelas.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber quem ganhou?
- O problema destaca uma informação sobre o jogo. Qual?
- Como isso nos ajuda?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade complementar