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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - O que são gráficos de setores?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Pesquisa estatística e gráficos de setores

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Objetivos específicos

  • Introduzir o conceito de gráfico em setores com compreensão de suas formas de leitura .

Conceito-chave

Pesquisa estatística e gráficos de setores.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noções de pesquisa estatística.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o ou escrevendo no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente e se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de setores.

Propósito: Identificar gráficos de setores como forma de registro de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Você já viu outros gráficos como este?
  • A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
  • Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
  • Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
  • Há outra(s) forma(s) de apresentar esses dados? Qual(is)?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
  • Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
  • A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
  • Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
  • Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
  • A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
  • Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os, registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Se julgar adequado, entregue cópias maiores da circunferência setorizada, para que as equipes possam confeccionar um material de apresentação de sua pesquisa, você encontra um modelo aqui. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Setor Circular 10 Divisões

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Retome com a turma as representações construídas para representar as pesquisas, destacando os gráficos de setores como forma de representação e comparação das partes com o todo das informações. Você poderá apresentar o slide e solicitar que os alunos registrem essas informações em seu material, para eventuais consultas.

Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de setores e sua finalidade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o gráfico ou faça cópia para os alunos. Realize uma leitura da atividade, apresentando a proposta de resolução na forma de um pequeno texto ou parágrafo conclusivo. Em seguida, permita que os alunos verifiquem novamente os dados e registrem suas conclusões por da argumentação matemática em relação aos dados representados graficamente. Socialize as respostas da turma de modo que possa verificar o progresso dos estudantes na compreensão e interpretação de gráficos setoriais.

Propósito: Interpretar informações presentes em gráfico setorial.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação dos dois gráficos apresentados?
  • As informações presentes nos gráficos são complementares?
  • O que você pode concluir a partir dessa representação?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o ou escrevendo no quadro.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Objetivos específicos

  • Introduzir o conceito de gráfico em setores com compreensão de suas formas de leitura .

Conceito-chave

Pesquisa estatística e gráficos de setores.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noções de pesquisa estatística.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente e se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de setores.

Propósito: Identificar gráficos de setores como forma de registro de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Você já viu outros gráficos como este?
  • A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
  • Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
  • Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
  • Há outra(s) forma(s) de apresentar esses dados? Qual(is)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
  • Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
  • A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
  • Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
  • Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
  • A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
  • Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).

Orientação: Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os, registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Se julgar adequado, entregue cópias maiores da circunferência setorizada, para que as equipes possam confeccionar um material de apresentação de sua pesquisa, você encontra um modelo aqui. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Setor Circular 10 Divisões

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).

Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.

Discuta com a turma:

  • O que revela o gráfico?
  • É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
  • Como você obteve este dado percentual?
  • A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Retome com a turma as representações construídas para representar as pesquisas, destacando os gráficos de setores como forma de representação e comparação das partes com o todo das informações. Você poderá apresentar o slide e solicitar que os alunos registrem essas informações em seu material, para eventuais consultas.

Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de setores e sua finalidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o gráfico ou faça cópia para os alunos. Realize uma leitura da atividade, apresentando a proposta de resolução na forma de um pequeno texto ou parágrafo conclusivo. Em seguida, permita que os alunos verifiquem novamente os dados e registrem suas conclusões por da argumentação matemática em relação aos dados representados graficamente. Socialize as respostas da turma de modo que possa verificar o progresso dos estudantes na compreensão e interpretação de gráficos setoriais.

Propósito: Interpretar informações presentes em gráfico setorial.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação dos dois gráficos apresentados?
  • As informações presentes nos gráficos são complementares?
  • O que você pode concluir a partir dessa representação?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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