Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: O que são gráficos de setores?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa estatística e tratamento de dados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Introduzir o conceito de gráfico em setores com compreensão de suas formas de leitura .
Conceito-chave
Pesquisa estatística e gráficos de setores.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Introduzir o conceito de gráfico em setores com compreensão de suas formas de leitura .
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o ou escrevendo no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente e se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de setores.
Propósito: Identificar gráficos de setores como forma de registro de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Você já viu outros gráficos como este?
- A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
- Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
- Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
- Há outra(s) forma(s) de apresentar esses dados? Qual(is)?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).
Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.
Discuta com a turma:
- Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
- Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
- A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
- Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).
Orientação: Apresente para a turma a proposta de desenvolvimento de pesquisa. Organize os alunos em trios ou grupos com 4 integrantes para desenvolvimento da atividade. Distribua aos alunos as orientações impressas dessa atividade, bem como a folha de registro da investigação que será realizada. Cada equipe deverá elaborar uma questão de múltipla escolha sobre um tema de sua preferência. Oriente a turma para que elaborem questões que permitam apenas uma alternativa como resposta. Você pode resgatar temas abordados em aulas anteriores ou ainda sugerir temática como alimentação, hobbies, estilos musicais, gêneros cinematográfico, personagens favoritos, histórias mais lidas, tempo de estudo, transporte, etc. Oriente a turma a escolher a população que fará parte do estudo, cada grupo deverá realizar a pesquisa com 10 participantes (Exemplo: colegas de turma, outras turmas da escola, meninos, meninas, alunos com 7 anos, professores etc.) Oriente para que leiam a atividade com atenção e sigam as etapas registrando os dados no círculo setorizado, de acordo com a legenda construída. Aqui você encontra um exemplo de resolução dessa atividade. Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.
Discuta com a turma:
- Sua questão de pesquisa permite apenas um resposta ao entrevistado?
- Ao pintar o círculo setorizado é possível visualizar os resultados da sua pesquisa?
- A que conclusões sua equipe chegou ao final dessa investigação?
- Você já viu uma representação de pesquisa como essa? Ela é útil para revelar as informações pesquisadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min (slides 4 a 6).
Orientação: Acompanhe o desenvolvimento das pesquisas de cada grupo, observando os, registros e discussões que a atividade oportuniza ao grupo. Se julgar adequado, entregue cópias maiores da circunferência setorizada, para que as equipes possam confeccionar um material de apresentação de sua pesquisa, você encontra um modelo aqui. Para dúvidas e possíveis dificuldades consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Realizar uma pesquisa e registrar as informações em um gráfico de setores.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).
Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.
Discuta com a turma:
- O que revela o gráfico?
- É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
- Como você obteve este dado percentual?
- A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).
Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.
Discuta com a turma:
- O que revela o gráfico?
- É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
- Como você obteve este dado percentual?
- A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 35 minutos (slide 7 a 9).
Orientações: Professor, as resoluções apresentadas nesses slides são apenas um exemplo de representações possíveis. Você deverá explorar as composições da sua turma, comparando-as e expondo-as na classe para que os alunos observem os resultados de pesquisa. Convide cada grupo a colocar-se à frente da turma para apresentar sua pesquisa e o gráfico resultante. A atividade de pesquisa em grupos permite muitas resoluções, tendo em vista que o tema a ser investigado é de escolha do grupo. Durante o desenvolvimento da atividade e da apresentação da pesquisa, você poderá observar alguns elementos que devem ser comuns à todos os grupos como título do gráfico, legenda para os dados e a representação percentual da amostra investigada. Essa indicação em porcentual é um elemento constitutivo dos gráficos em setores. Ao longo das apresentações faça questionamentos para verificar a coerência do gráfico construído e o entendimento da turma sobre os dados de pesquisa apresentados. Para dúvidas e dificuldades dos alunos consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar na forma de gráfico de setores as pesquisa realizadas.
Discuta com a turma:
- O que revela o gráfico?
- É possível verificar qual item da pesquisa foi mais votado ?
- Como você obteve este dado percentual?
- A que conclusões podemos chegar a partir desse gráfico?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Retome com a turma as representações construídas para representar as pesquisas, destacando os gráficos de setores como forma de representação e comparação das partes com o todo das informações. Você poderá apresentar o slide e solicitar que os alunos registrem essas informações em seu material, para eventuais consultas.
Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de setores e sua finalidade.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.
Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam na aula de hoje?
- Onde podemos aplicar esse conhecimento?
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o gráfico ou faça cópia para os alunos. Realize uma leitura da atividade, apresentando a proposta de resolução na forma de um pequeno texto ou parágrafo conclusivo. Em seguida, permita que os alunos verifiquem novamente os dados e registrem suas conclusões por da argumentação matemática em relação aos dados representados graficamente. Socialize as respostas da turma de modo que possa verificar o progresso dos estudantes na compreensão e interpretação de gráficos setoriais.
Propósito: Interpretar informações presentes em gráfico setorial.
Discuta com a turma:
- Qual a relação dos dois gráficos apresentados?
- As informações presentes nos gráficos são complementares?
- O que você pode concluir a partir dessa representação?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_25PES04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Google Foms
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que respondam aos questionamentos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham seus respostas e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode sugerir que os estudantes façam uma nova pesquisa sobre o tema para saber se as porcentagens aumentaram ou diminuíram no ano atual.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Uma sugestão é você separar a turma em grupos e solicitar que a atividade seja realizada como um trabalho a ser entregue posteriormente. Eles podem criar um questionário no Google Forms (https://docs.google.com/forms/u/0/), com as perguntas relativas à temática a ser pesquisada, e disponibilizar para que o restante da turma responda. Caso a criação do formulário não seja possível, solicite que o grupo envie seu questionamento através de texto e que os demais também respondam por texto.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e mostre os exemplos de temáticas que podem ser abordadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, mostre um slide por vez e faça reflexões. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando os exemplos de resolução e nele mostre as imagens e conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto cada um dos slides.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “Quais tipos de gráficos podem ser utilizados para representar os dados de uma pesquisa?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “Quais são os elementos de um gráfico?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de dados de uma pesquisa em gráficos. Sugira que os alunos investiguem e explorem, junto aos seus familiares, o site oficial com informações do Coronavírus no Brasil: https://covid.saude.gov.br/
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Introduzir o conceito de gráfico em setores com compreensão de suas formas de leitura .
Conceito-chave
Pesquisa estatística e gráficos de setores.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.