Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Tratamento e organização dos dados de uma pesquisa em tabelas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Coleta e organização de dados em tabelas.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, questionários (20 por equipe), atividade de Raio X impressas para a turma.
- Régua.
- Duas folhas A4 por equipe para desenho das tabelas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Coleta e organização de dados em tabelas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Retome com a turma o conceito de organização de dados, e sua importância com uma discussão coletiva. Conduza a discussão com o questionamento inicial da garota e passe para os questionamentos do discuta com a turma. É um momento para que a turma explique seus pontos de vista e o que sabem sobre o assunto. Qualquer erro que ocorra pergunte ao restante da turma se concordam, até que juntos cheguem a conclusão da resposta exata do questionamento.
Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- De que maneira ela poderia organizar os dados da pesquisa dela? Por que?
- Qual é a importância de se organizar dados na estatística?
- Por que a tabela é uma boa opção para as meninas?
- Como seria essa tabela?
- Quais são os elementos de uma tabela?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Apresente esse slide, no final da discussão, para que eles possam visualizar um modelo de tabela.
Propósito: Retomar o conceito de organização de dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- O que acharam dessa tabela?
- Qual é a vantagem em se tabelar os dados?
- Haveria outra maneira de se construir essa tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 5 ao 10)
Orientação: Converse com seus colegas professores e direção da escola previamente que você está fazendo um trabalho de pesquisa com sua turma e para isso vai precisar coletar dados nas salas deles. Explique que é um questionário fechado de rápidas respostas e só serão solicitados 20 alunos dessas salas para responder. Você poderá escolher juntamente com eles qual será a sala para não gerar desordem. Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, conforme achar melhor, e oriente os grupos a lerem a atividade com calma. Distribua cópias da atividade principal para os grupos e 20 cópias do questionário para cada um dos grupos da classe. Peça um voluntário de cada uma das equipes e oriente-os para irem às turmas que você indicar, pedir licença ao professor da classe e pedir a colaboração de 10 meninas e 10 meninos aleatórios da classe para que respondam às questões do questionário e que em seguida retorne para classe para concluir a atividade. Com os grupos em posse dos questionários, oriente que eles organizem os dados em tabelas. Garanta que as equipes tenham régua e folhas A4 para construírem as tabelas deles.
Propósito: Coletar e organizar dados.
Discuta com a turma:
- Qual etapa de uma pesquisa corresponde essa atividade de organizar tabelas?
- Por que necessitamos da colaboração de nossos colegas de outras classes?
- Poderíamos fazer essa pesquisa com todos os alunos da escola? Por que? Quais seriam as dificuldades para realizar tal tarefa?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos (Slides 11 ao 18)
Orientação: Esse momento é para que as equipes possam expor suas tabelas para a turma. Dê um tempo para que cada equipe apresente suas tabelas para o restante da turma. A medida que forem apresentando anote no quadro as frequências obtidas por cada equipe para cada um dos questionamentos, para possibilitar a visualização geral da pesquisa.
Propósito: Analisar soluções e comprará-las.
Discuta com a turma:
- Por que a tabela foi construída assim?
- Haveria um outro jeito de construir essa tabela? Qual?
- Qual das turmas consomem mais refrigerante?
- O que podemos fazer para reduzir o consumo dessa bebida entre os alunos da escola?
- Se fizéssemos essa pesquisa com toda escola ela teria resultado semelhante? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.
Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em tabelas?
- Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?
Raio x
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a frequência de cada grupo da pesquisa?
- As porcentagens podem ser inseridas na tabela? Por que?
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_24PES04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ou-FJremqo4
Acesso em 25 de junho de 2020
Para este plano, foque na etapa Retomada e Raio X.
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. É interessante que eles possam manipular os objetos da atividade durante a atividade, para auxiliar na investigação. Organize um fórum: verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Para dar continuidade à discussão do momento anterior, compartilhe com os alunos o slide do Raio X e peça que eles resolvam a atividade proposta. Caso sua aula seja síncrona e os alunos disponham de WhatsApp, organize os alunos em quartetos e peça que façam uma videochamada de grupo para resolverem juntos a atividade. Oriente-os que após 10 minutos eles voltarão para o grande grupo onde vocês farão a discussão das soluções da atividade, que é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guia-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa.
Sugira aos alunos que convidem os familiares para assistirem juntos ao vídeo indicado abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=ou-FJremqo4
Incentive os alunos a explicarem para seus familiares o que estão aprendendo sobre construção de gráficos e tabelas e como esse vídeo pode ajudar em seus estudos. Valorize esse momento de interação e aprendizagem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Coleta e organização de dados em tabelas.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, questionários (20 por equipe), atividade de Raio X impressas para a turma.
- Régua.
- Duas folhas A4 por equipe para desenho das tabelas.