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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Existe ou não Existe? Eis a Questão!

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre compreender a(s) condição(ões) de existência do valor numérico de uma expressão algébrica.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geraldo Aparecido do Prado Paula

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Existe ou não Existe? Eis a Questão!

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Compreender a(s) condição(ões) de existência do valor numérico de uma expressão algébrica.

Conceito-chave

Condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos, e dê uma pequena explicação sobre a ideia de uma letra qualquer representando um valor que é variável, ou seja, o que é uma expressão algébrica e qual o valor numérico da expressão, dependendo do valor que a variável assume.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.

Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.

Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.

Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.

Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes da importância da organização do raciocínio para a boa aplicação da matemática.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.

Propósito: Verificar que a expressão algébrica não possui valor numérico para os valores dados à variável. Observar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Existe ou não Existe? Eis a Questão!

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Compreender a(s) condição(ões) de existência do valor numérico de uma expressão algébrica.

Conceito-chave

Condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos, e dê uma pequena explicação sobre a ideia de uma letra qualquer representando um valor que é variável, ou seja, o que é uma expressão algébrica e qual o valor numérico da expressão, dependendo do valor que a variável assume.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.

Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias em dupla para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Quanto aos questionamentos, o raciocínio de Marcos está parcialmente correto, já que o conceito de valor numérico da expressão algébrica está perfeitamente descrito em seu raciocínio. No entanto, ao concluir que o valor da bola terá que ser o maior possível, ele despreza o fato do denominador da expressão algébrica se tornar zero para a bola de valor 10.

Assim, a bola que o torna vencedor é a de número 9, para a qual, o valor numérico da expressão é 285.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica por meio da situação-problema proposta.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.

Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Acompanhe com os alunos as falas das personagens envolvidas na situação-problema. Não é objetivo principal desta aula discutir os pormenores das condições de existência do valor numérico da expressão algébrica. Sabemos que durante sua preparação futura em Matemática, o aluno terá contato novamente com este conceito, aplicado nas mais diferentes ferramentas, como em equações, inequações e funções, sendo este um dos grandes pilares do pensamento lógico matemático. Para este caso, como a expressão algébrica apresenta o denominador com a variável, não é possível que este denominador seja zero.

Propósito: Perceber a condição de existência do valor numérico de uma expressão algébrica, apresentados através de uma situação-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes da importância da organização do raciocínio para a boa aplicação da matemática.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.

Propósito: Verificar que a expressão algébrica não possui valor numérico para os valores dados à variável. Observar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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