9574
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - É para a direita? É para a esquerda? Paralela? Ou perpendicular?

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre deslocar-se no espaço, ampliando os conceitos de localização, retas paralelas e perpendiculares.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Deslocar-se no espaço, ampliando os conceitos de localização, retas paralelas e perpendiculares.

Conceito-chave

Localização, movimentação, retas paralelas e perpendiculares.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional)

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para seus alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie fazendo as duas perguntas, as do slide e em seguida as do discuta com a turma. Escreva no quadro as palavras “Paralelas” e “Perpendiculares” e peça que os alunos conceituem estas palavras a partir do que eles já aprenderam. Depois, apresente por meio de multimídia o desenho acima, ou desenhe no quadro, para retomar os conceitos de orientação espacial.

Propósito: Relembrar os conceitos de retas paralelas e perpendiculares e de orientação espacial.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por localização?
  • O que é necessário saber para se orientar em um determinado local?
  • E se invertêssemos e colocássemos as árvores no lugar do gato, em que posição elas ficariam com relação à casa?
  • Se eu quisesse que o prédio ficasse à esquerda da casa, com quem eu deveria trocá-lo?
  • E a casa, em que posição ela se encontra com relação ao gato?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Projete este slide, se lhe for disponível, ou então, imprima a atividade para os alunos. Solicite que leiam com atenção as orientações para chegar às respostas corretas. Caminhe entre eles enquanto resolvem a atividade. Faça questionamentos e as intervenções que forem necessárias.

Propósito: Deslocar-se mentalmente, seguindo as orientações, para encontrar as casas de Luísa e Pedro, reforçando os conceitos de orientação espacial e retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Se Pedro morasse na mesma rua que Luísa, porém não no mesmo quarteirão, sua casa ficaria próximo ao que?
  • O quarteirão em que se encontra o prédio e o bosque fica de que lado da rua das árvores?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é o momento para verificar as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao resultado. Deixe que exponham seus pensamentos e discuta com eles as possíveis dificuldades encontradas, reforçando conceitos e levando-os a compreender os conceitos de orientação espacial.

Propósito: Discutir as estratégias e dificuldades, encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma forma de se chegar a resposta correta?
  • Como vocês fizeram para encontrar a rua perpendicular à casa de Luísa?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos, os principais conceitos aprendidos nesta aula.

Propósito: Revisar os conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Além dos conceitos de lateralidade, o que você acha importante saber para se localizar?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue esta atividade. Deixe que os alunos resolvam sozinhos. Caminhe entre eles e observe como estão fazendo, se houve a compreensão dos conceitos. Se achar necessário, após a atividade explore com o alunos a atividade e faça uma correção coletiva, tirando as dúvidas.

Discuta com a turma:

Qual das amigas de Joice mora mais próximo a ela?

  • Se Joice saísse de sua casa e andasse 2 quadras à esquerda, e subisse uma quadra, em qual casa pararia?
  • À quantas quadras da casa de Joice mora Perla?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o objetivo da aula para seus alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Deslocar-se no espaço, ampliando os conceitos de localização, retas paralelas e perpendiculares.

Conceito-chave

Localização, movimentação, retas paralelas e perpendiculares.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie fazendo as duas perguntas, as do slide e em seguida as do discuta com a turma. Escreva no quadro as palavras “Paralelas” e “Perpendiculares” e peça que os alunos conceituem estas palavras a partir do que eles já aprenderam. Depois, apresente por meio de multimídia o desenho acima, ou desenhe no quadro, para retomar os conceitos de orientação espacial.

Propósito: Relembrar os conceitos de retas paralelas e perpendiculares e de orientação espacial.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por localização?
  • O que é necessário saber para se orientar em um determinado local?
  • E se invertêssemos e colocássemos as árvores no lugar do gato, em que posição elas ficariam com relação à casa?
  • Se eu quisesse que o prédio ficasse à esquerda da casa, com quem eu deveria trocá-lo?
  • E a casa, em que posição ela se encontra com relação ao gato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Projete este slide, se lhe for disponível, ou então, imprima a atividade para os alunos. Solicite que leiam com atenção as orientações para chegar às respostas corretas. Caminhe entre eles enquanto resolvem a atividade. Faça questionamentos e as intervenções que forem necessárias.

Propósito: Deslocar-se mentalmente, seguindo as orientações, para encontrar as casas de Luísa e Pedro, reforçando os conceitos de orientação espacial e retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Se Pedro morasse na mesma rua que Luísa, porém não no mesmo quarteirão, sua casa ficaria próximo ao que?
  • O quarteirão em que se encontra o prédio e o bosque fica de que lado da rua das árvores?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é o momento para verificar as estratégias que os alunos utilizaram para chegar ao resultado. Deixe que exponham seus pensamentos e discuta com eles as possíveis dificuldades encontradas, reforçando conceitos e levando-os a compreender os conceitos de orientação espacial.

Propósito: Discutir as estratégias e dificuldades, encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma forma de se chegar a resposta correta?
  • Como vocês fizeram para encontrar a rua perpendicular à casa de Luísa?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome com seus alunos, os principais conceitos aprendidos nesta aula.

Propósito: Revisar os conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Além dos conceitos de lateralidade, o que você acha importante saber para se localizar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue esta atividade. Deixe que os alunos resolvam sozinhos. Caminhe entre eles e observe como estão fazendo, se houve a compreensão dos conceitos. Se achar necessário, após a atividade explore com o alunos a atividade e faça uma correção coletiva, tirando as dúvidas.

Discuta com a turma:

Qual das amigas de Joice mora mais próximo a ela?

  • Se Joice saísse de sua casa e andasse 2 quadras à esquerda, e subisse uma quadra, em qual casa pararia?
  • À quantas quadras da casa de Joice mora Perla?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano