Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Resolver situação problema extraindo dados de um gráfico.
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Para saber mais:
https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Coletivamente leia a proposta . Em seguida, deixe que resolvam com um colega e cheguem à solução e formas de representar a atividade. Reserve um tempo para o preenchimento coletivo.
Propósito: Retomar os princípios de leitura de gráficos de barras.
Discuta com a turma:
- Que parte do gráfico apresenta dados numéricos?
- Como podemos saber quantas crianças escolheram cada brincadeira?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-os falar suas impressões.
Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Oriente que os alunos identifiquem os dados numéricos contidos no gráfico e preencham o quadro ao lado.
Discuta com a turma:
- Qual a fruta preferida? Quantas crianças gostam dela?
- Qual delas é a menos preferida? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Entregue uma atividade para cada criança, ou auxilie-as a construir o gráfico. Leia coletivamente e reserve 10 minutos para que as crianças resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos preencham o quadro a partir da leitura do gráfico e entender que o mais importante aqui não é saber quem escolheu cada fruta, mas é entender que todas as respostas devem ter o mesmo número que aparece no gráfico.
Discuta com a turma:
- Precisamos consultar o gráfico para preencher o quadro? Por que?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos apresentem suas resoluções, e registre na tabela apresentada no slide. É possível fazer um cartaz ou preencher em uma folha ou lousa caso não tenha a possibilidade de imprimir. Peça que expliquem como pensaram para resolver. Provavelmente as respostas serão bem diferentes quanto ao nome de crianças em cada fruta. Há muitas combinações possíveis.
É importante, no entanto, que o número de crianças apresentados no gráfico seja o mesmo apresentado na tabela, para cada fruta.
Propósito: Que os alunos concluam quem escolheu a fruta não é a informação mais importante no caso desse problema, mas a quantidade de nomes em cada fruta para fazer correspondência com as coluna do gráfico. Concluir que existem muitas possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- As tabelas foram preenchidas iguais?
- O que elas têm de semelhante e de diferente?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, faça perguntas sobre o desenvolvido e deixe que explorem o aprendizado.
Propósito: Retomar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma:
- Como as quantidades no gráfico foram conseguidas?
- Como são apresentadas as informações em um gráfico?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação. Peça que os estudantes registrem individualmente e anotar os comentários de cada um. Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações implícitas em gráficos de barras.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber o lanche preferido das crianças? E o que menos gostam?
- Conseguimos saber quantas pessoas participaram dessa pesquisa?
Materiais complementares:
Resolução do atividade complementar