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Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos e as relações com quadros e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre resolver situação problema extraindo dados de um gráfico.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.



Objetivos específicos

Resolver situação problema extraindo dados de um gráfico.

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coletivamente leia a proposta . Em seguida, deixe que resolvam com um colega e cheguem à solução e formas de representar a atividade. Reserve um tempo para o preenchimento coletivo.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de gráficos de barras.

Discuta com a turma:

  • Que parte do gráfico apresenta dados numéricos?
  • Como podemos saber quantas crianças escolheram cada brincadeira?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-os falar suas impressões.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Oriente que os alunos identifiquem os dados numéricos contidos no gráfico e preencham o quadro ao lado.

Discuta com a turma:

  • Qual a fruta preferida? Quantas crianças gostam dela?
  • Qual delas é a menos preferida? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Entregue uma atividade para cada criança, ou auxilie-as a construir o gráfico. Leia coletivamente e reserve 10 minutos para que as crianças resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos preencham o quadro a partir da leitura do gráfico e entender que o mais importante aqui não é saber quem escolheu cada fruta, mas é entender que todas as respostas devem ter o mesmo número que aparece no gráfico.

Discuta com a turma:

  • Precisamos consultar o gráfico para preencher o quadro? Por que?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos apresentem suas resoluções, e registre na tabela apresentada no slide. É possível fazer um cartaz ou preencher em uma folha ou lousa caso não tenha a possibilidade de imprimir. Peça que expliquem como pensaram para resolver. Provavelmente as respostas serão bem diferentes quanto ao nome de crianças em cada fruta. Há muitas combinações possíveis.

É importante, no entanto, que o número de crianças apresentados no gráfico seja o mesmo apresentado na tabela, para cada fruta.

Propósito: Que os alunos concluam quem escolheu a fruta não é a informação mais importante no caso desse problema, mas a quantidade de nomes em cada fruta para fazer correspondência com as coluna do gráfico. Concluir que existem muitas possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • As tabelas foram preenchidas iguais?
  • O que elas têm de semelhante e de diferente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, faça perguntas sobre o desenvolvido e deixe que explorem o aprendizado.

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Como as quantidades no gráfico foram conseguidas?
  • Como são apresentadas as informações em um gráfico?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação. Peça que os estudantes registrem individualmente e anotar os comentários de cada um. Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações implícitas em gráficos de barras.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber o lanche preferido das crianças? E o que menos gostam?
  • Conseguimos saber quantas pessoas participaram dessa pesquisa?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.



Objetivos específicos

Resolver situação problema extraindo dados de um gráfico.

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coletivamente leia a proposta . Em seguida, deixe que resolvam com um colega e cheguem à solução e formas de representar a atividade. Reserve um tempo para o preenchimento coletivo.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de gráficos de barras.

Discuta com a turma:

  • Que parte do gráfico apresenta dados numéricos?
  • Como podemos saber quantas crianças escolheram cada brincadeira?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-os falar suas impressões.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Oriente que os alunos identifiquem os dados numéricos contidos no gráfico e preencham o quadro ao lado.

Discuta com a turma:

  • Qual a fruta preferida? Quantas crianças gostam dela?
  • Qual delas é a menos preferida? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Entregue uma atividade para cada criança, ou auxilie-as a construir o gráfico. Leia coletivamente e reserve 10 minutos para que as crianças resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos preencham o quadro a partir da leitura do gráfico e entender que o mais importante aqui não é saber quem escolheu cada fruta, mas é entender que todas as respostas devem ter o mesmo número que aparece no gráfico.

Discuta com a turma:

  • Precisamos consultar o gráfico para preencher o quadro? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos apresentem suas resoluções, e registre na tabela apresentada no slide. É possível fazer um cartaz ou preencher em uma folha ou lousa caso não tenha a possibilidade de imprimir. Peça que expliquem como pensaram para resolver. Provavelmente as respostas serão bem diferentes quanto ao nome de crianças em cada fruta. Há muitas combinações possíveis.

É importante, no entanto, que o número de crianças apresentados no gráfico seja o mesmo apresentado na tabela, para cada fruta.

Propósito: Que os alunos concluam quem escolheu a fruta não é a informação mais importante no caso desse problema, mas a quantidade de nomes em cada fruta para fazer correspondência com as coluna do gráfico. Concluir que existem muitas possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • As tabelas foram preenchidas iguais?
  • O que elas têm de semelhante e de diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, faça perguntas sobre o desenvolvido e deixe que explorem o aprendizado.

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • Como as quantidades no gráfico foram conseguidas?
  • Como são apresentadas as informações em um gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação. Peça que os estudantes registrem individualmente e anotar os comentários de cada um. Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações implícitas em gráficos de barras.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber o lanche preferido das crianças? E o que menos gostam?
  • Conseguimos saber quantas pessoas participaram dessa pesquisa?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

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