11052
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Resolução de uma equação na forma ax²=b

Plano de aula de Matemática com atividades º ano para 8 do Fundamental sobre Equação polinomial do 2º grau.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CAROLINA MOURA BRASIL CARNEIRO DA SILVA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF08MA09 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.

Objetivos específicos

  1. Resolver uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax²=b.
  2. Representar um problema a partir de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
  3. Reconhecer diferentes resoluções de uma equação  polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.

Conceito-chave

Equação polinomial do 2º grau.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.


Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles tentem resolver o problema de maneiras distintas.

Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Para auxiliar na interpretação do problema, peça para os alunos lerem novamente e pergunte elementos chave do problema.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte aos alunos quais as relações entre a resolução que eles tentaram e a resolução em língua materna.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: Apresente os métodos de resolução de cada solução

Propósito: Mostrar diversas maneiras de resolver um problema

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: É preciso que o aluno perceba que a resolução algébrica não está errada, mas sim, incompleta, ou seja, é necessário que seja feita uma reflexão sobre a coerência da solução válida.

Propósito: Justificar as diferenças e semelhanças e avaliar quais são consideradas corretas ou não.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Reforce que sempre é necessário voltar ao enunciado para verificar a veracidade da solução.

Propósito: Fazer uma síntese do que foi visto na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique quando é possível que o problema aceite duas ou apenas uma solução.

Propósito: Reforçar a necessidade de revisitar o enunciado e verificar se a solução é aceita.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam e respondam o exercício.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados em aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF08MA09 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.

Objetivos específicos

  1. Resolver uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax²=b.
  2. Representar um problema a partir de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
  3. Reconhecer diferentes resoluções de uma equação  polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.

Conceito-chave

Equação polinomial do 2º grau.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles tentem resolver o problema de maneiras distintas.

Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Para auxiliar na interpretação do problema, peça para os alunos lerem novamente e pergunte elementos chave do problema.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte aos alunos quais as relações entre a resolução que eles tentaram e a resolução em língua materna.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 4 a 7)

Orientação: Pergunte as relações com as resoluções vistas anteriormente.

Propósito: Interpretar e resolver um problema que pode ser resolvido a partir da resolução de uma equação na forma ax²=b e comparar resoluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: Apresente os métodos de resolução de cada solução

Propósito: Mostrar diversas maneiras de resolver um problema

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: É preciso que o aluno perceba que a resolução algébrica não está errada, mas sim, incompleta, ou seja, é necessário que seja feita uma reflexão sobre a coerência da solução válida.

Propósito: Justificar as diferenças e semelhanças e avaliar quais são consideradas corretas ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Reforce que sempre é necessário voltar ao enunciado para verificar a veracidade da solução.

Propósito: Fazer uma síntese do que foi visto na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique quando é possível que o problema aceite duas ou apenas uma solução.

Propósito: Reforçar a necessidade de revisitar o enunciado e verificar se a solução é aceita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam e respondam o exercício.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados em aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano