Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula mostrando os slides acima. Faça as perguntas indicadas abaixo. Anote as respostas em um cartaz para posteriormente confirmar as hipóteses dos educandos. Leia o título do gráfico “lanche preferido”, em seguida leia os grupos representados no eixo (cereal, tapioca, bolacha, fruta, etc.). Faça a discussão com a turma. Chame alguns alunos para explicar suas respostas. Gráficos retirados do site de NOVA ESCOLA, disponível aqui e aqui.
Propósito: Descobrir o que os alunos sabem sobre gráficos.
Discuta com a turma:
- Já viram esse tipo de imagem em algum lugar? Onde?
- Para que acham que serve?
- Sabem como se chama?
- É possível saber que lanche é o preferido?
- Podemos saber alguma outra informação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-as falar suas impressões.
Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que percebam que as brincadeiras selecionadas pelas crianças do 2º ano foram: Pega-pega, esconde- esconde, pião e pular corda.
Discuta com a turma:
- Observando a imagem, sobre qual assunto que a professora investigou?
- Quantas brincadeiras foram escolhidas? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças observem as imagens e deixe-as falar suas impressões. Faça as discussões proposta abaixo, permita que os alunos se coloquem.
Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que os alunos percebam que informações espalhadas dificultam a leitura de informações de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Por que há figuras repetidas? Há quantos tipos de figuras diferentes?
- Quantas crianças participaram da investigação?
- Quantas figuras no total?
- Existe alguma forma de deixar essa informação mais fácil?
- Como poderíamos fazer para que todos percebessem quantas crianças gostam de esconde-esconde?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Mostre as duas imagens e inicie a discussão. Caso as crianças não percebam a similaridade entre os dados numéricos das duas imagens, dê ênfase na discussão. Conte com os alunos o número de crianças que escolheram pião na imagem 1, e mostre que a mesma informação está organizada de outra maneira na imagem 2. Retome a discussão inicial.
Propósito: Deixar que os alunos percebam que informações agrupadas facilitam a leitura de informações de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
- De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
- As duas imagens estão dizendo a mesma coisa?
- As informações são as mesmas nas duas imagens?
- Há um jeito de descobrir?
- O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
- De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade individualmente, deixe que realizem a contagem de votos de cada brincadeira e anotem na folha. Como estão no início da alfabetização, é importante que você leia os enunciados mais de uma vez, para se certificar que os alunos compreenderam o desafio matemático proposto. Peça que marquem um x na figura da brincadeira que obteve mais votos e circulem a que obteve menos votos. Leia o título do gráfico “Brincadeiras preferidas do 2º ano” e pergunte se o título do gráfico está de acordo com o que foi investigado. Permita que os alunos relatem o que descobriram com o gráfico, caso encontrem dificuldade faça perguntas para os auxiliarem nas conclusões, use as perguntas do Discuta com a turma.
Propósito: Ler as informações explícitas contidas no gráficos e anotá-las na legenda. Reconhecer elementos paratextuais, como título. Explorar as ideias principais a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas. Levantamento de informações implícitas e hipóteses que podem ser levantadas a partir do gráfico.
Discuta com a turma:
- Ao lermos esse gráfico, o que descobrimos sobre os alunos do 2º ano que participaram da pesquisa?
- Qual a variedade de brincadeiras que eles gostam, ou quantas brincadeiras a sala gosta?
- A mais preferida das brincadeira é…
- É possível que saibamos qual brincadeira as crianças do 2º ano mais brincam no recreio? Por quê? (é importante deixar claro que algumas informações são explícitas/ claras e podem ser confirmadas com o gráfico e que algumas informações podem ser deduzidas, como a pergunta última pergunta ”É possível que saibamos que brincadeira as crianças do 2ºano mais brincam no recreio? “ porém é apenas uma hipótese que tem grandes chances de ser verdadeira, mas pode não ser, é uma conclusão indireta (conteúdo será abordado em outro plano).
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesse momento é importante que os alunos compartilhem as ideias que concluíram na aula, faça as perguntas para ajudá-los, e deixe que dois ou mais alunos expliquem suas respostas. Deixe que alguns alunos venham à frente e contem as quantidades expressas nas colunas e registrem os números no gráfico. Em seguida, inicie a discussão quanto ao título.
Propósito: Compartilhar e discutir as estratégias para leitura do gráfico, destacando as mais eficientes.
Discuta com a turma:
- Como descobriram que brincadeira obteve mais votos? E a brincadeira com menor quantidade de votos?
- Precisamos contar um a um as figuras de cada brincadeira ou há um modo mais rápido de saber qual brincadeira obteve mais e menos votos?
- Mas se quiséssemos saber exatamente quantos, teríamos um jeito de deixar as informações ainda mais claras? Como?
- Se colocássemos números em algum lugar ajudaria?
- Se colocarmos o valor aqui (sobre a coluna de pega pega), conseguiremos ler mais rápido quantas crianças gostam de pega-pega?
- É possível fazer com as outras brincadeiras?
- Que outros títulos poderíamos sugerir para a professora?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte às crianças o que aprenderam na aula de hoje. Retome como facilitou a leitura da investigação o uso de gráficos.
Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.
Discuta com a turma:
- Como gráfico facilitou para entenderem a investigação?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em gráficos de barras.
Materiais complementares para impressão: