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Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Conhecendo Gráficos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre ler dados em gráficos

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

[EF01MA21]  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando os slides acima. Faça as perguntas indicadas abaixo. Anote as respostas em um cartaz para posteriormente confirmar as hipóteses dos educandos. Leia o título do gráfico “lanche preferido”, em seguida leia os grupos representados no eixo (cereal, tapioca, bolacha, fruta, etc.). Faça a discussão com a turma. Chame alguns alunos para explicar suas respostas. Gráficos retirados do site de NOVA ESCOLA, disponível aqui e aqui.

Propósito: Descobrir o que os alunos sabem sobre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Já viram esse tipo de imagem em algum lugar? Onde?
  • Para que acham que serve?
  • Sabem como se chama?
  • É possível saber que lanche é o preferido?
  • Podemos saber alguma outra informação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-as falar suas impressões.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que percebam que as brincadeiras selecionadas pelas crianças do 2º ano foram: Pega-pega, esconde- esconde, pião e pular corda.

Discuta com a turma:

  • Observando a imagem, sobre qual assunto que a professora investigou?
  • Quantas brincadeiras foram escolhidas? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças observem as imagens e deixe-as falar suas impressões. Faça as discussões proposta abaixo, permita que os alunos se coloquem.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que os alunos percebam que informações espalhadas dificultam a leitura de informações de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Por que há figuras repetidas? Há quantos tipos de figuras diferentes?
  • Quantas crianças participaram da investigação?
  • Quantas figuras no total?
  • Existe alguma forma de deixar essa informação mais fácil?
  • Como poderíamos fazer para que todos percebessem quantas crianças gostam de esconde-esconde?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Mostre as duas imagens e inicie a discussão. Caso as crianças não percebam a similaridade entre os dados numéricos das duas imagens, dê ênfase na discussão. Conte com os alunos o número de crianças que escolheram pião na imagem 1, e mostre que a mesma informação está organizada de outra maneira na imagem 2. Retome a discussão inicial.

Propósito: Deixar que os alunos percebam que informações agrupadas facilitam a leitura de informações de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
  • De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
  • As duas imagens estão dizendo a mesma coisa?
  • As informações são as mesmas nas duas imagens?
  • Há um jeito de descobrir?
  • O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
  • De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente, deixe que realizem a contagem de votos de cada brincadeira e anotem na folha. Como estão no início da alfabetização, é importante que você leia os enunciados mais de uma vez, para se certificar que os alunos compreenderam o desafio matemático proposto. Peça que marquem um x na figura da brincadeira que obteve mais votos e circulem a que obteve menos votos. Leia o título do gráfico “Brincadeiras preferidas do 2º ano” e pergunte se o título do gráfico está de acordo com o que foi investigado. Permita que os alunos relatem o que descobriram com o gráfico, caso encontrem dificuldade faça perguntas para os auxiliarem nas conclusões, use as perguntas do Discuta com a turma.

Propósito: Ler as informações explícitas contidas no gráficos e anotá-las na legenda. Reconhecer elementos paratextuais, como título. Explorar as ideias principais a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas. Levantamento de informações implícitas e hipóteses que podem ser levantadas a partir do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Ao lermos esse gráfico, o que descobrimos sobre os alunos do 2º ano que participaram da pesquisa?
  • Qual a variedade de brincadeiras que eles gostam, ou quantas brincadeiras a sala gosta?
  • A mais preferida das brincadeira é…
  • É possível que saibamos qual brincadeira as crianças do 2º ano mais brincam no recreio? Por quê? (é importante deixar claro que algumas informações são explícitas/ claras e podem ser confirmadas com o gráfico e que algumas informações podem ser deduzidas, como a pergunta última pergunta ”É possível que saibamos que brincadeira as crianças do 2ºano mais brincam no recreio? “ porém é apenas uma hipótese que tem grandes chances de ser verdadeira, mas pode não ser, é uma conclusão indireta (conteúdo será abordado em outro plano).

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula


Tempo sugerido:
10 minutos.


Orientações:
Nesse momento é importante que os alunos compartilhem as ideias que concluíram na aula, faça as perguntas para ajudá-los, e deixe que dois ou mais alunos expliquem suas respostas. Deixe que alguns alunos venham à frente e contem as quantidades expressas nas colunas e registrem os números no gráfico. Em seguida, inicie a discussão quanto ao título.

Propósito: Compartilhar e discutir as estratégias para leitura do gráfico, destacando as mais eficientes.

Discuta com a turma:

  • Como descobriram que brincadeira obteve mais votos? E a brincadeira com menor quantidade de votos?
  • Precisamos contar um a um as figuras de cada brincadeira ou há um modo mais rápido de saber qual brincadeira obteve mais e menos votos?
  • Mas se quiséssemos saber exatamente quantos, teríamos um jeito de deixar as informações ainda mais claras? Como?
  • Se colocássemos números em algum lugar ajudaria?
  • Se colocarmos o valor aqui (sobre a coluna de pega pega), conseguiremos ler mais rápido quantas crianças gostam de pega-pega?
  • É possível fazer com as outras brincadeiras?
  • Que outros títulos poderíamos sugerir para a professora?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte às crianças o que aprenderam na aula de hoje. Retome como facilitou a leitura da investigação o uso de gráficos.

Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.

Discuta com a turma:

  • Como gráfico facilitou para entenderem a investigação?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em gráficos de barras.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

[EF01MA21]  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Ler gráficos de entrada simples, representado com desenhos ou imagens (pictogramas)

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando os slides acima. Faça as perguntas indicadas abaixo. Anote as respostas em um cartaz para posteriormente confirmar as hipóteses dos educandos. Leia o título do gráfico “lanche preferido”, em seguida leia os grupos representados no eixo (cereal, tapioca, bolacha, fruta, etc.). Faça a discussão com a turma. Chame alguns alunos para explicar suas respostas. Gráficos retirados do site de NOVA ESCOLA, disponível aqui e aqui.

Propósito: Descobrir o que os alunos sabem sobre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Já viram esse tipo de imagem em algum lugar? Onde?
  • Para que acham que serve?
  • Sabem como se chama?
  • É possível saber que lanche é o preferido?
  • Podemos saber alguma outra informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças observem a imagem e deixe-as falar suas impressões.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que percebam que as brincadeiras selecionadas pelas crianças do 2º ano foram: Pega-pega, esconde- esconde, pião e pular corda.

Discuta com a turma:

  • Observando a imagem, sobre qual assunto que a professora investigou?
  • Quantas brincadeiras foram escolhidas? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças observem as imagens e deixe-as falar suas impressões. Faça as discussões proposta abaixo, permita que os alunos se coloquem.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções. Deixar que os alunos percebam que informações espalhadas dificultam a leitura de informações de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Por que há figuras repetidas? Há quantos tipos de figuras diferentes?
  • Quantas crianças participaram da investigação?
  • Quantas figuras no total?
  • Existe alguma forma de deixar essa informação mais fácil?
  • Como poderíamos fazer para que todos percebessem quantas crianças gostam de esconde-esconde?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Mostre as duas imagens e inicie a discussão. Caso as crianças não percebam a similaridade entre os dados numéricos das duas imagens, dê ênfase na discussão. Conte com os alunos o número de crianças que escolheram pião na imagem 1, e mostre que a mesma informação está organizada de outra maneira na imagem 2. Retome a discussão inicial.

Propósito: Deixar que os alunos percebam que informações agrupadas facilitam a leitura de informações de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
  • De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?
  • As duas imagens estão dizendo a mesma coisa?
  • As informações são as mesmas nas duas imagens?
  • Há um jeito de descobrir?
  • O que vocês perceberam de diferente entre dois jeitos que a professora utilizou para mostrar sua investigação?
  • De que maneira ficou mais fácil de entender as informações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente, deixe que realizem a contagem de votos de cada brincadeira e anotem na folha. Como estão no início da alfabetização, é importante que você leia os enunciados mais de uma vez, para se certificar que os alunos compreenderam o desafio matemático proposto. Peça que marquem um x na figura da brincadeira que obteve mais votos e circulem a que obteve menos votos. Leia o título do gráfico “Brincadeiras preferidas do 2º ano” e pergunte se o título do gráfico está de acordo com o que foi investigado. Permita que os alunos relatem o que descobriram com o gráfico, caso encontrem dificuldade faça perguntas para os auxiliarem nas conclusões, use as perguntas do Discuta com a turma.

Propósito: Ler as informações explícitas contidas no gráficos e anotá-las na legenda. Reconhecer elementos paratextuais, como título. Explorar as ideias principais a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas. Levantamento de informações implícitas e hipóteses que podem ser levantadas a partir do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Ao lermos esse gráfico, o que descobrimos sobre os alunos do 2º ano que participaram da pesquisa?
  • Qual a variedade de brincadeiras que eles gostam, ou quantas brincadeiras a sala gosta?
  • A mais preferida das brincadeira é…
  • É possível que saibamos qual brincadeira as crianças do 2º ano mais brincam no recreio? Por quê? (é importante deixar claro que algumas informações são explícitas/ claras e podem ser confirmadas com o gráfico e que algumas informações podem ser deduzidas, como a pergunta última pergunta ”É possível que saibamos que brincadeira as crianças do 2ºano mais brincam no recreio? “ porém é apenas uma hipótese que tem grandes chances de ser verdadeira, mas pode não ser, é uma conclusão indireta (conteúdo será abordado em outro plano).

Slide Plano Aula


Tempo sugerido:
10 minutos.


Orientações:
Nesse momento é importante que os alunos compartilhem as ideias que concluíram na aula, faça as perguntas para ajudá-los, e deixe que dois ou mais alunos expliquem suas respostas. Deixe que alguns alunos venham à frente e contem as quantidades expressas nas colunas e registrem os números no gráfico. Em seguida, inicie a discussão quanto ao título.

Propósito: Compartilhar e discutir as estratégias para leitura do gráfico, destacando as mais eficientes.

Discuta com a turma:

  • Como descobriram que brincadeira obteve mais votos? E a brincadeira com menor quantidade de votos?
  • Precisamos contar um a um as figuras de cada brincadeira ou há um modo mais rápido de saber qual brincadeira obteve mais e menos votos?
  • Mas se quiséssemos saber exatamente quantos, teríamos um jeito de deixar as informações ainda mais claras? Como?
  • Se colocássemos números em algum lugar ajudaria?
  • Se colocarmos o valor aqui (sobre a coluna de pega pega), conseguiremos ler mais rápido quantas crianças gostam de pega-pega?
  • É possível fazer com as outras brincadeiras?
  • Que outros títulos poderíamos sugerir para a professora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte às crianças o que aprenderam na aula de hoje. Retome como facilitou a leitura da investigação o uso de gráficos.

Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.

Discuta com a turma:

  • Como gráfico facilitou para entenderem a investigação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a localizar informações explícitas em gráficos de barras.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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