Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Objetivos específicos
Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada.
Conceito-chave
Medidas de tempo: cálculo de datas e escrita de data no formato dia, mês e ano.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis e borracha;
- Calendário em tamanho grande.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete ou escreva no quadro o calendário de março e a situação-problema. Leia a situação-problema aos alunos e explore rapidamente as hipóteses de como fariam para calcular o resultado. Resolva coletivamente de acordo com as sugestões dos alunos, intervindo caso as crianças não consigam pensar numa solução viável.
Propósito: Introduzir a idéia de cálculo de datas.
Discuta com a turma:
- Em que dia Marcos foi ao médico?
- De que forma podemos calcular o seu retorno?
- Existem outras formas de calcular essa data?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, entregando uma atividade impressa para cada dupla de alunos. Também é necessário distribuir um calendário para cada dupla de alunos ou disponibilizar um calendário coletivo para a turma. Leia as situações-problema, uma de cada vez e peça a cada vez que discutam as possibilidades de resolução em dupla e elaborem a resposta.
Propósito: Montagem de um calendário utilizando estratégias próprias.
Discuta com a turma:
- Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
- Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
- Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?
Materiais complementares
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça para que cada dupla venha até o quadro e escreva a resposta no formato de data com dia, mês e ano. Peça para que algumas duplas expliquem de que forma chegaram ao resultado. De acordo com as respostas realize as intervenções para que todos cheguem às mesmas datas.
Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Qual era a data inicial?
- Quantos dias precisamos calcular?
- A partir de que dia começamos a contar?
- Existem outras formas de encontrar esse resultado?
Materiais complementares
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Após a discussão dos resultados, relembre os alunos de que forma podemos calcular uma data, tendo um calendário como base. Retome com os alunos o passo a passo:
- Localize a data inicial.
- Verifique quantos dias precisamos calcular.
- Comece a contar a partir da data inicial.
- Encontre a data solicitada.
Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia da situação-problema para cada aluno, leia a situação-problema e solicite que resolvam utilizando o calendário como base. Peça que lembrem-se do passo a passo de como calcular uma data para poderem resolver o problema.
Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram resolver sozinhos essa situação-problema?
- Como chegaram à data de retorno da família de Marcelo?
- Só há um forma de chegar à data?
- Como foi a experiência, fácil ou difícil?
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar