11018
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada.

Conceito-chave

Medidas de tempo: cálculo de datas e escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o calendário de março e a situação-problema. Leia a situação-problema aos alunos e explore rapidamente as hipóteses de como fariam para calcular o resultado. Resolva coletivamente de acordo com as sugestões dos alunos, intervindo caso as crianças não consigam pensar numa solução viável.

Propósito: Introduzir a idéia de cálculo de datas.

Discuta com a turma:

  • Em que dia Marcos foi ao médico?
  • De que forma podemos calcular o seu retorno?
  • Existem outras formas de calcular essa data?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, entregando uma atividade impressa para cada dupla de alunos. Também é necessário distribuir um calendário para cada dupla de alunos ou disponibilizar um calendário coletivo para a turma. Leia as situações-problema, uma de cada vez e peça a cada vez que discutam as possibilidades de resolução em dupla e elaborem a resposta.

Propósito: Montagem de um calendário utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
  • Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
  • Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça para que cada dupla venha até o quadro e escreva a resposta no formato de data com dia, mês e ano. Peça para que algumas duplas expliquem de que forma chegaram ao resultado. De acordo com as respostas realize as intervenções para que todos cheguem às mesmas datas.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual era a data inicial?
  • Quantos dias precisamos calcular?
  • A partir de que dia começamos a contar?
  • Existem outras formas de encontrar esse resultado?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Após a discussão dos resultados, relembre os alunos de que forma podemos calcular uma data, tendo um calendário como base. Retome com os alunos o passo a passo:

  • Localize a data inicial.
  • Verifique quantos dias precisamos calcular.
  • Comece a contar a partir da data inicial.
  • Encontre a data solicitada.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da situação-problema para cada aluno, leia a situação-problema e solicite que resolvam utilizando o calendário como base. Peça que lembrem-se do passo a passo de como calcular uma data para poderem resolver o problema.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram resolver sozinhos essa situação-problema?
  • Como chegaram à data de retorno da família de Marcelo?
  • Só há um forma de chegar à data?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Calcular e localizar outras datas no calendário a partir de uma data dada.

Conceito-chave

Medidas de tempo: cálculo de datas e escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o calendário de março e a situação-problema. Leia a situação-problema aos alunos e explore rapidamente as hipóteses de como fariam para calcular o resultado. Resolva coletivamente de acordo com as sugestões dos alunos, intervindo caso as crianças não consigam pensar numa solução viável.

Propósito: Introduzir a idéia de cálculo de datas.

Discuta com a turma:

  • Em que dia Marcos foi ao médico?
  • De que forma podemos calcular o seu retorno?
  • Existem outras formas de calcular essa data?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, entregando uma atividade impressa para cada dupla de alunos. Também é necessário distribuir um calendário para cada dupla de alunos ou disponibilizar um calendário coletivo para a turma. Leia as situações-problema, uma de cada vez e peça a cada vez que discutam as possibilidades de resolução em dupla e elaborem a resposta.

Propósito: Montagem de um calendário utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
  • Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
  • Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça para que cada dupla venha até o quadro e escreva a resposta no formato de data com dia, mês e ano. Peça para que algumas duplas expliquem de que forma chegaram ao resultado. De acordo com as respostas realize as intervenções para que todos cheguem às mesmas datas.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual era a data inicial?
  • Quantos dias precisamos calcular?
  • A partir de que dia começamos a contar?
  • Existem outras formas de encontrar esse resultado?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Após a discussão dos resultados, relembre os alunos de que forma podemos calcular uma data, tendo um calendário como base. Retome com os alunos o passo a passo:

  • Localize a data inicial.
  • Verifique quantos dias precisamos calcular.
  • Comece a contar a partir da data inicial.
  • Encontre a data solicitada.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da situação-problema para cada aluno, leia a situação-problema e solicite que resolvam utilizando o calendário como base. Peça que lembrem-se do passo a passo de como calcular uma data para poderem resolver o problema.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram resolver sozinhos essa situação-problema?
  • Como chegaram à data de retorno da família de Marcelo?
  • Só há um forma de chegar à data?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano