Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Letícia de Queiroz Maffei
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
Objetivos específicos
Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida. (No caso deste plano, um quadradinho unitário representará nossa unidade de área.)
Conceito-chave
Noção de área.
Recursos necessários
Código: MAT3_20GRM03
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes