10965
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Elaborando problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_08NUM05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Você pode usar como revisão das aprendizagens e apoio para elaboração dos problemas da atividade principal.

Atividade principal
A atividade propõe a elaboração de situações-problemas com algumas condições. Grave um áudio orientativo com informações para realização da questão (você pode usar as informações do Encerramento). Talvez você precise disponibilizar a atividade do Aquecimento para ilustrar o que se deseja na Atividade principal. Você pode dividir a turma em dois grandes grupos e cada grupo elabora um tipo de problema solicitado. Peça aos alunos que encaminhem as produções para discussão (eles podem tirar foto ou print). Você pode usar as atividades complementares e Raio X como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugeri-los aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example 

Discussão das soluções
Analise as produções apresentadas pelos alunos e selecione alguns itens problemas para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos, tanto de elaboração do problema como de respostas. Socialize com a turma suas impressões sobre os problemas produzidos por eles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento (que também pode ser socializado nas orientações).
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxx

Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos (ou inclua nas orientações iniciais da Atividade principal)

Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Discutir discussão conceitual sobre: percentual de lucro ou de prejuízo. Podem opinar sobre os valores dos automóveis, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_08NUM05

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas