10902
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Explorando e descobrindo: problemas envolvendo eixo de simetria

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações problema envolvendo o eixo de simetria

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Nery,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_17GEO05

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Três folhas de sulfite; Material do aluno; lápis, borracha, régua....
_ Opcionais: Vídeos : Simetria ; Simetria; diferentes figuras de flores, frutas, casas, prédios...

Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Atividade Principal.

Retomada e Atividade principal
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos , pode compartilhar a tela do seu computador com os slides 2 e 3 e fazer a retomada sobre eixo de simetria. Caso eles ainda não conheçam este conceito você pode encaminhar os links dos vídeos sugeridos nos recursos para que eles assistam. Depois converse com seus alunos sobre algumas figuras simétricas. Explique que uma figura tem simetria quando é possível ser dividida em duas partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte, na natureza, nas artes ou na matemática. Levante exemplos que podem ser encontrados em suas casas, nas frutas, flores, brinquedos, janelas, pipas… Em seguida apresente a eles a situação-problema dos slides 4 e 5 e as imagens. Estimule-os a falar como podem achar a imagem que possui simetria. Após deixá-los levantar suas hipóteses, sugira que eles usem suas figuras e tracem, com uma régua, uma linha nelas e verifiquem qual dessas linhas pode ser considerada eixo de simetria. Eles podem recortá-las e dobrar em duas partes e depois verificar se há simetria. Pergunte:
     - As duas partes de todas as imagens irão coincidir?
     - Que imagem possui simetria?

Você pode enviar o documento com a atividade impressa e pedir aos alunos que encontrem o eixo de simetria nas figuras. Se quiser ampliar as possibilidades de encontrar simetria, envie também as imagens que estão no documento das Atividades Complementares. Ou ainda pode postar a proposta da atividade na página da sua turma no Google sala de aula. Use o meio de comunicação que for possível. Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma, oriente-os por áudio ou por mensagem. Peça a eles que tracem uma linha em cada uma de suas figuras, verificando se têm simetria. Eles podem tirar fotos e enviar no grupo também.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam mostrar suas figuras. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para encontrar a simetria, se usaram régua ou se dobraram ao meio. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes da turma e enviar para todos.

Encerramento
Retome o conceito de simetria e finalize a atividade valorizando o esforço de cada um. Você pode usar o texto do slide 6 e enviar junto com a devolutiva da tarefa.

Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade impressa ou a imagem do slide 7. Proponha a atividade sugerida para a turma pedindo que usem folhas de sulfite e façam dobraduras de acordo com a indicação das linhas pontilhadas, e depois respondam à questão registrando na folha impressa.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Encaminhe os links dos vídeos sugeridos nos recursos e oriente que se for possível disponibilizem acesso à internet para que os alunos possam assistir. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Diga que pode ser um momento divertido e de grande aprendizado para os alunos.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_17GEO05

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas