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Plano de aula - Jogando com área

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre noção de área

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Conceito-chave

Noção de área

Recursos necessários

  • Tabuleiros;
  • Peças do jogo;
  • Lápis e borracha para desenhar e preencher as tabelas;
  • Material impresso com as regras e cartelas de registro.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação de conflito entre João e Paulo e peça que relembrem do conteúdo trabalhado acerca do cálculo de áreas cobertas por quadradinhos. Questione a turma sobre a área ocupada de piso que cada um dos pedreiros conseguiu cobrir.

Discuta com a turma:

  • Vocês recordam como fazer para calcular a área de cada uma das regiões?
  • Qual o total de área coberta por piso de cada um dos pedreiros?
  • Qual dos dois está correto na discussão? Qual a solução que podemos dizer a eles quanto às medidas das áreas trabalhadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Entregue para cada dupla de alunos um kit do jogo com os três tabuleiros e as peças necessárias para serem separadas a cada partida. Para a primeira atividade, as duplas receberão uma tabela referência, indicando as peças necessárias para este jogo, e duas tabelas para registro dos dados finais do jogo. No Jogo 1, cada dupla deverá separar o tabuleiro 1 (T1), juntamente com as peças recortadas, de acordo com a quantidade indicada na tabela referência. Caso o número de alunos presentes no dia da aplicação da atividade não seja par, uma das crianças poderá formar dupla com o professor (o indicado é que as duplas formadas possam variar a cada atividade para que não seja sempre o mesmo aluno ‘sobrando’).

Dê as seguintes orientações:

  • Já estudamos áreas utilizando a contagem e sobreposição de quadradinhos. Na aula de hoje vamos explorar jogos que precisam exatamente deste conhecimento de vocês.
  • Vocês recordam como calculamos a área de determinada figura a partir da contagem dos quadradinhos que a compõem?
  • Neste jogo, qual a área da maior peça?
  • Qual a área da menor peça? Vocês podem sobrepor no tabuleiro para ajudar a contar o tanto de quadradinhos que compõem cada figura.
  • E nessa partida de aquecimento, quem será que conseguirá preencher a maior área do tabuleiro? Um de cada vez colocará uma peça do jogo até que não haja mais espaços para as peças disponíveis. Boa diversão!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Materiais complementares:

Atividade com Jogo 1 para ser impressa para cada aluno: clique aqui.

Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade.

Leituras e sugestões para complementar a compreensão deste plano de aula (clique aqui).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Peça que cada dupla confira se estão com todos os materiais necessários para o jogo e que distribuam as peças entre si. Entregue um kit com os tabuleiros, as tabelas e as pecinhas, mas a distribuição das peças entre cada jogador será feita pela dupla. Auxilie oralmente a organização do jogo. Você pode começar dando as seguintes orientações:

  • Vamos começar com o Jogo 1. Confiram se cada dupla está com todo material e organizem as peças para começar o jogo!
  • Notem que temos peças diferentes, mas como vamos jogar com a área, vamos considerar nossa unidade de medida o quadradinho que é nossa menor peça. Para isso, temos as tabelas para nos ajudar a contar.
  • Cada dupla deve ter um tabuleiro T1, uma tabela para o jogador 1 e uma para o jogador 2 anotarem seus resultados. As peças deverão ser distribuídas entre os dois igualmente: 6 quadradinhos unitários para cada um, 4 peças de duas unidades de área para cada, 2 peças que parecem o desenho de um canto com três unidades de área para cada e duas peças maiorzinhas com quatro unidades de área para cada.
  • Vamos ao jogo e às regras!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Utilize o exemplo da figura para mostrar brevemente como são as regras do jogo. Cada dupla deverá definir quem começará o jogo, pode ser o critério escolhido por eles. A cada rodada, um jogador coloca uma peça sobre o tabuleiro exatamente seguindo o traçado delimitado pelos quadradinhos. A rodada do jogo acabará quando nenhum dos dois jogadores conseguir encaixar mais peças, o que poderá acontecer porque algum deles não tem mais peças na mão, ou porque as peças tem área maior do que o espaço disponível (o que em um primeiro momento pode ser definido como ‘não cabe mais’). Destaque para eles que depois que uma peça for colocada no tabuleiro não poderá mais ser mexida durante a rodada. Aconselhe a eles que, primeiro preencham o tabuleiro com o máximo de peças que conseguirem, e depois, ao final do jogo, coloquem de lado aquelas peças que não conseguiram encaixar e contem apenas as que estão sobre o tabuleiro. Na tabela eles têm espaço para anotar quantas peças de cada modelo e qual o total de área preenchido por aquelas peças. Ao final da atividade, eles deverão comparar qual jogador conseguiu a maior área preenchida. Durante o jogo, intervenha:

  • Vocês vão jogar até que não consigam mais encaixar peças no tabuleiro. Não podem mexer nas peças depois que já tiverem colocado sobre o tabuleiro. Se alguma peça não couber mais, não podem dar uma mexidinha!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram chegar ao final do jogo? Agora, preencham as tabelas de acordo com as peças que cada um conseguiu encaixar, não esqueçam que as peças que não couberam no tabuleiro não entram nesta conta!
  • Será que alguém conseguiu cobrir uma área maior do tabuleiro? Ou todos cobriram a mesma área?
  • Aliás, vocês recordam o que é a área? Como fizeram para calcular? [Retomar que a área é o preenchimento da superfície e que neste caso utilizaremos como referência de unidade de medida o quadradinho. A área de uma figura é determinada pelo número de vezes que a unidade de medida escolhida cabe dentro desta figura.]

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Distribua as tabelas referentes ao jogo 2, duas novas tabelas para cada jogador anotar as pontuações e uma tabela referência para separação das peças necessárias para a partida [kit referente ao jogo 2]. Para o jogo 2 serão utilizados materiais similares aos do jogo1, porém, jogaremos com o tabuleiro T2, que é um pouquinho maior e com uma variedade e quantidade um pouco maior de peças. As regras e dinâmica de jogo continuam as mesmas. Em duplas, cada um deverá conferir se tem os materiais necessários para começar o jogo, e ele acontece com a sucessiva colocação de peças para preencher o tabuleiro. Ainda que a dinâmica seja a mesma, neste slide e nos que seguem, serão apresentadas as características das peças desse jogo e retomadas as regras. Nesta nova disposição de peças constarão algumas que têm formatos diferentes entre si, porém a mesma área. A inclusão desta característica se deve ao fato de explorarmos a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

  • Vocês fizeram uma atividade que serviu para conhecer nosso duelo de áreas. Puderam cobrir o tabuleiro com as peças e contabilizar as pontuações geradas pelas áreas de quadradinhos preenchidos. Agora, vamos encarar um tabuleiro maior!
  • Vamos conferir se temos todas as peças e organizar nossa mesa para começar mais um jogo. Fiquem atentos, pois algumas pecinhas novas apareceram, e outras - daquelas que vocês usaram antes-, sumiram! Revejam as estratégias para preencher a maior área possível!
  • Todas as duplas precisam ter um tabuleiro T2, duas novas tabelas para anotar as informações do jogo, e cada um deverá ter 15 peças! Atenção aos novos modelos de peças e as novas medidas de áreas que podem ocupar.

Propósito: Explorar a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

Materiais complementares:

Atividade com Jogo 2 para ser impressa para cada aluno: clique aqui.

Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Depois que todos os alunos já estiverem com as peças organizadas, retome as regras. São as mesmas regras da atividade do jogo 1, porém, aproveite este momento para mostrar um exemplo de como utilizar as novas peças no tabuleiro. Assim que todos conseguirem chegar ao final da rodada, comece a conduzir questionamentos sobre como procederam ao longo do jogo. As discussões aqui sugeridas já encaminham para a exploração das soluções, mas você pode intervir no sentido de auxiliar na condução do jogo e no preenchimento das tabelas de pontuação, como por exemplo: “Atenção para calcular as áreas ocupadas por cada peça! Anotem com cuidado para não esquecer de peças e nem da área que cada uma ocupa.”

Propósito: Explorar a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • Todos conseguiram ocupar o tabuleiro?
  • Como vocês escolheram as peças para colocar no tabuleiro em cada rodada? Teve algum critério?
  • Será que tem algum estratégia para conseguir ocupar mais área do tabuleiro? (colocar as peças maiores por exemplo)
  • Como fizeram para preencher as fichas com as peças usadas?
  • Quando tem mais de uma peça de um mesmo formato no tabuleiro, como vocês fazem para contar a área total ocupada por essas peças?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus resultados, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo algumas das possibilidades para chegar ao valor de área ocupada pelas peças de cada jogador. Tente evidenciar aquelas soluções que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham aparecido nas resoluções apresentadas pela turma. Destaque que, primeiramente, eles devem jogar e tentar usar estratégias para preencher o máximo possível de área e que, depois, devem estar atentos no preenchimento das tabelas para não perderem pontos e não trapacearem. No caso do jogo, o erro pode ser encarado como distração e não de maneira tão séria quanto em outros contextos de sala de aula. Aproveite essa situação para, de maneira descontraída, mostrar as maiores dificuldades que podem surgir e algumas possibilidades de ajudar na solução.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram alguma estratégia para preencher o tabuleiro ? Vocês acham que tem algum jeito de conseguir um melhor resultado?
  • E para calcular as áreas finais ocupadas, o que vocês fizeram? Tem alguma estratégia para isso? Quem achou um jeito mais fácil e quer compartilhar com os colegas?
  • Será que o valor da área que cada peça ocupa faz diferença no jogo?
  • Tem peça diferente com área igual?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Apresente esse jogo e as tabelas preenchidas por cada jogador. Questione sobre o preenchimento do tabuleiro e se acham que a estratégia dos jogadores foi boa. Mostre a tabela preenchida pelo Jogador 1 que utilizou desenhos, e pergunte se algum deles usou o desenho e se acham que facilita na hora de resolver a atividade. Pergunte a eles se as informações nas tabelas estão corretas e se eles fariam algo de diferente, e se acham que teve algum vencedor nesse jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que a estratégia para preencher esse tabuleiro foi boa? Algum de vocês fez assim? Mudariam algo?
  • Olhem as tabelas que os jogadores preencheram, será que estão corretas?
  • Será que utilizar o desenho para representar as peças colocadas sobre o tabuleiro, ajuda na hora de calcular a área?
  • O que vocês acham que precisa colocar na hora de preencher cada tabela?
  • Como vocês chegaram à área total coberta pelas peças com que jogaram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Apresente esse outro jogo e as tabelas preenchidas por cada jogador. Questione sobre o preenchimento do tabuleiro e se acham que a estratégia dos jogadores foi boa. Mostre a tabela preenchida pelo Jogador 1, que esqueceu de calcular a área total de acordo com o total de peças, e veja se eles percebem essa falha. Se não perceberem, instigue-os. Pergunte a eles se as informações nas tabelas estão corretas e se eles fariam algo de diferente. E se acham que teve algum vencedor nesse jogo e, se sim, quem venceu. Sugira que respondam quem venceu olhando primeiramente para o tabuleiro e depois analisem as tabelas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que a estratégia para preencher esse tabuleiro foi boa? Algum de vocês fez assim? Mudariam algo?
  • Olhando para este tabuleiro, teve algum vencedor? Quem? Azuis ou vermelhos?
  • Olhem as tabelas que os jogadores preencheram, será que estão corretas?
  • Vocês fariam algo diferente no preenchimento da tabela se fosse de vocês?
  • São quatro peças daquela menorzinha, e ele colocou que a área delas é 2? Será que as 4 ocupam 2 espacinhos de área do tabuleiro? Esse 2 representa o quê?
  • Como vocês ajudariam o jogador?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação do preenchimento da superfície com a área representada.

Propósito: Fazer os encerramento da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com os jogos realizados em duplas. Cada aluno deverá conseguir preencher as fichas referentes aos jogadores 1 e 2 para definirem quem foi o jogador que ocupou mais áreas do tabuleiro e quais as medidas de áreas ocupadas.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.

Materiais complementares:

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Sugestão de atividades complementares e respectivas soluções.

Mais atividades complementares e respectivas soluções.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Conceito-chave

Noção de área

Recursos necessários

  • Tabuleiros;
  • Peças do jogo;
  • Lápis e borracha para desenhar e preencher as tabelas;
  • Material impresso com as regras e cartelas de registro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação de conflito entre João e Paulo e peça que relembrem do conteúdo trabalhado acerca do cálculo de áreas cobertas por quadradinhos. Questione a turma sobre a área ocupada de piso que cada um dos pedreiros conseguiu cobrir.

Discuta com a turma:

  • Vocês recordam como fazer para calcular a área de cada uma das regiões?
  • Qual o total de área coberta por piso de cada um dos pedreiros?
  • Qual dos dois está correto na discussão? Qual a solução que podemos dizer a eles quanto às medidas das áreas trabalhadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Entregue para cada dupla de alunos um kit do jogo com os três tabuleiros e as peças necessárias para serem separadas a cada partida. Para a primeira atividade, as duplas receberão uma tabela referência, indicando as peças necessárias para este jogo, e duas tabelas para registro dos dados finais do jogo. No Jogo 1, cada dupla deverá separar o tabuleiro 1 (T1), juntamente com as peças recortadas, de acordo com a quantidade indicada na tabela referência. Caso o número de alunos presentes no dia da aplicação da atividade não seja par, uma das crianças poderá formar dupla com o professor (o indicado é que as duplas formadas possam variar a cada atividade para que não seja sempre o mesmo aluno ‘sobrando’).

Dê as seguintes orientações:

  • Já estudamos áreas utilizando a contagem e sobreposição de quadradinhos. Na aula de hoje vamos explorar jogos que precisam exatamente deste conhecimento de vocês.
  • Vocês recordam como calculamos a área de determinada figura a partir da contagem dos quadradinhos que a compõem?
  • Neste jogo, qual a área da maior peça?
  • Qual a área da menor peça? Vocês podem sobrepor no tabuleiro para ajudar a contar o tanto de quadradinhos que compõem cada figura.
  • E nessa partida de aquecimento, quem será que conseguirá preencher a maior área do tabuleiro? Um de cada vez colocará uma peça do jogo até que não haja mais espaços para as peças disponíveis. Boa diversão!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Materiais complementares:

Atividade com Jogo 1 para ser impressa para cada aluno: clique aqui.

Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade.

Leituras e sugestões para complementar a compreensão deste plano de aula (clique aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Peça que cada dupla confira se estão com todos os materiais necessários para o jogo e que distribuam as peças entre si. Entregue um kit com os tabuleiros, as tabelas e as pecinhas, mas a distribuição das peças entre cada jogador será feita pela dupla. Auxilie oralmente a organização do jogo. Você pode começar dando as seguintes orientações:

  • Vamos começar com o Jogo 1. Confiram se cada dupla está com todo material e organizem as peças para começar o jogo!
  • Notem que temos peças diferentes, mas como vamos jogar com a área, vamos considerar nossa unidade de medida o quadradinho que é nossa menor peça. Para isso, temos as tabelas para nos ajudar a contar.
  • Cada dupla deve ter um tabuleiro T1, uma tabela para o jogador 1 e uma para o jogador 2 anotarem seus resultados. As peças deverão ser distribuídas entre os dois igualmente: 6 quadradinhos unitários para cada um, 4 peças de duas unidades de área para cada, 2 peças que parecem o desenho de um canto com três unidades de área para cada e duas peças maiorzinhas com quatro unidades de área para cada.
  • Vamos ao jogo e às regras!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Utilize o exemplo da figura para mostrar brevemente como são as regras do jogo. Cada dupla deverá definir quem começará o jogo, pode ser o critério escolhido por eles. A cada rodada, um jogador coloca uma peça sobre o tabuleiro exatamente seguindo o traçado delimitado pelos quadradinhos. A rodada do jogo acabará quando nenhum dos dois jogadores conseguir encaixar mais peças, o que poderá acontecer porque algum deles não tem mais peças na mão, ou porque as peças tem área maior do que o espaço disponível (o que em um primeiro momento pode ser definido como ‘não cabe mais’). Destaque para eles que depois que uma peça for colocada no tabuleiro não poderá mais ser mexida durante a rodada. Aconselhe a eles que, primeiro preencham o tabuleiro com o máximo de peças que conseguirem, e depois, ao final do jogo, coloquem de lado aquelas peças que não conseguiram encaixar e contem apenas as que estão sobre o tabuleiro. Na tabela eles têm espaço para anotar quantas peças de cada modelo e qual o total de área preenchido por aquelas peças. Ao final da atividade, eles deverão comparar qual jogador conseguiu a maior área preenchida. Durante o jogo, intervenha:

  • Vocês vão jogar até que não consigam mais encaixar peças no tabuleiro. Não podem mexer nas peças depois que já tiverem colocado sobre o tabuleiro. Se alguma peça não couber mais, não podem dar uma mexidinha!

Propósito: Fazer com que os alunos determinem a área preenchida pela sobreposição de peças colocadas por cada um no tabuleiro, considerando as peças utilizadas e suas respectivas medidas.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram chegar ao final do jogo? Agora, preencham as tabelas de acordo com as peças que cada um conseguiu encaixar, não esqueçam que as peças que não couberam no tabuleiro não entram nesta conta!
  • Será que alguém conseguiu cobrir uma área maior do tabuleiro? Ou todos cobriram a mesma área?
  • Aliás, vocês recordam o que é a área? Como fizeram para calcular? [Retomar que a área é o preenchimento da superfície e que neste caso utilizaremos como referência de unidade de medida o quadradinho. A área de uma figura é determinada pelo número de vezes que a unidade de medida escolhida cabe dentro desta figura.]

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Distribua as tabelas referentes ao jogo 2, duas novas tabelas para cada jogador anotar as pontuações e uma tabela referência para separação das peças necessárias para a partida [kit referente ao jogo 2]. Para o jogo 2 serão utilizados materiais similares aos do jogo1, porém, jogaremos com o tabuleiro T2, que é um pouquinho maior e com uma variedade e quantidade um pouco maior de peças. As regras e dinâmica de jogo continuam as mesmas. Em duplas, cada um deverá conferir se tem os materiais necessários para começar o jogo, e ele acontece com a sucessiva colocação de peças para preencher o tabuleiro. Ainda que a dinâmica seja a mesma, neste slide e nos que seguem, serão apresentadas as características das peças desse jogo e retomadas as regras. Nesta nova disposição de peças constarão algumas que têm formatos diferentes entre si, porém a mesma área. A inclusão desta característica se deve ao fato de explorarmos a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

  • Vocês fizeram uma atividade que serviu para conhecer nosso duelo de áreas. Puderam cobrir o tabuleiro com as peças e contabilizar as pontuações geradas pelas áreas de quadradinhos preenchidos. Agora, vamos encarar um tabuleiro maior!
  • Vamos conferir se temos todas as peças e organizar nossa mesa para começar mais um jogo. Fiquem atentos, pois algumas pecinhas novas apareceram, e outras - daquelas que vocês usaram antes-, sumiram! Revejam as estratégias para preencher a maior área possível!
  • Todas as duplas precisam ter um tabuleiro T2, duas novas tabelas para anotar as informações do jogo, e cada um deverá ter 15 peças! Atenção aos novos modelos de peças e as novas medidas de áreas que podem ocupar.

Propósito: Explorar a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

Materiais complementares:

Atividade com Jogo 2 para ser impressa para cada aluno: clique aqui.

Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (Slides 4 ao 8).

Orientações: Depois que todos os alunos já estiverem com as peças organizadas, retome as regras. São as mesmas regras da atividade do jogo 1, porém, aproveite este momento para mostrar um exemplo de como utilizar as novas peças no tabuleiro. Assim que todos conseguirem chegar ao final da rodada, comece a conduzir questionamentos sobre como procederam ao longo do jogo. As discussões aqui sugeridas já encaminham para a exploração das soluções, mas você pode intervir no sentido de auxiliar na condução do jogo e no preenchimento das tabelas de pontuação, como por exemplo: “Atenção para calcular as áreas ocupadas por cada peça! Anotem com cuidado para não esquecer de peças e nem da área que cada uma ocupa.”

Propósito: Explorar a percepção dos alunos quanto à possibilidade de termos uma mesma área representada de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • Todos conseguiram ocupar o tabuleiro?
  • Como vocês escolheram as peças para colocar no tabuleiro em cada rodada? Teve algum critério?
  • Será que tem algum estratégia para conseguir ocupar mais área do tabuleiro? (colocar as peças maiores por exemplo)
  • Como fizeram para preencher as fichas com as peças usadas?
  • Quando tem mais de uma peça de um mesmo formato no tabuleiro, como vocês fazem para contar a área total ocupada por essas peças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus resultados, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo algumas das possibilidades para chegar ao valor de área ocupada pelas peças de cada jogador. Tente evidenciar aquelas soluções que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham aparecido nas resoluções apresentadas pela turma. Destaque que, primeiramente, eles devem jogar e tentar usar estratégias para preencher o máximo possível de área e que, depois, devem estar atentos no preenchimento das tabelas para não perderem pontos e não trapacearem. No caso do jogo, o erro pode ser encarado como distração e não de maneira tão séria quanto em outros contextos de sala de aula. Aproveite essa situação para, de maneira descontraída, mostrar as maiores dificuldades que podem surgir e algumas possibilidades de ajudar na solução.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram alguma estratégia para preencher o tabuleiro ? Vocês acham que tem algum jeito de conseguir um melhor resultado?
  • E para calcular as áreas finais ocupadas, o que vocês fizeram? Tem alguma estratégia para isso? Quem achou um jeito mais fácil e quer compartilhar com os colegas?
  • Será que o valor da área que cada peça ocupa faz diferença no jogo?
  • Tem peça diferente com área igual?

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Apresente esse jogo e as tabelas preenchidas por cada jogador. Questione sobre o preenchimento do tabuleiro e se acham que a estratégia dos jogadores foi boa. Mostre a tabela preenchida pelo Jogador 1 que utilizou desenhos, e pergunte se algum deles usou o desenho e se acham que facilita na hora de resolver a atividade. Pergunte a eles se as informações nas tabelas estão corretas e se eles fariam algo de diferente, e se acham que teve algum vencedor nesse jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que a estratégia para preencher esse tabuleiro foi boa? Algum de vocês fez assim? Mudariam algo?
  • Olhem as tabelas que os jogadores preencheram, será que estão corretas?
  • Será que utilizar o desenho para representar as peças colocadas sobre o tabuleiro, ajuda na hora de calcular a área?
  • O que vocês acham que precisa colocar na hora de preencher cada tabela?
  • Como vocês chegaram à área total coberta pelas peças com que jogaram?

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 ao 11).

Orientações: Apresente esse outro jogo e as tabelas preenchidas por cada jogador. Questione sobre o preenchimento do tabuleiro e se acham que a estratégia dos jogadores foi boa. Mostre a tabela preenchida pelo Jogador 1, que esqueceu de calcular a área total de acordo com o total de peças, e veja se eles percebem essa falha. Se não perceberem, instigue-os. Pergunte a eles se as informações nas tabelas estão corretas e se eles fariam algo de diferente. E se acham que teve algum vencedor nesse jogo e, se sim, quem venceu. Sugira que respondam quem venceu olhando primeiramente para o tabuleiro e depois analisem as tabelas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que a estratégia para preencher esse tabuleiro foi boa? Algum de vocês fez assim? Mudariam algo?
  • Olhando para este tabuleiro, teve algum vencedor? Quem? Azuis ou vermelhos?
  • Olhem as tabelas que os jogadores preencheram, será que estão corretas?
  • Vocês fariam algo diferente no preenchimento da tabela se fosse de vocês?
  • São quatro peças daquela menorzinha, e ele colocou que a área delas é 2? Será que as 4 ocupam 2 espacinhos de área do tabuleiro? Esse 2 representa o quê?
  • Como vocês ajudariam o jogador?
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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação do preenchimento da superfície com a área representada.

Propósito: Fazer os encerramento da aula.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com os jogos realizados em duplas. Cada aluno deverá conseguir preencher as fichas referentes aos jogadores 1 e 2 para definirem quem foi o jogador que ocupou mais áreas do tabuleiro e quais as medidas de áreas ocupadas.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.

Materiais complementares:

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