Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos bem definidos são pontos importantes
Prática pedagógica Legado do ensino remoto: tecnologia chegou à sala de aula, mas há desafios Educadores compartilham aprendizados que estão sendo aplicados na volta ao ensino presencial, mas é preciso avançar na questão da equidade e trabalhar com intencionalidade pedagógica
Gestão escolar Como gestores escolares podem incentivar boas práticas em suas escolas É na sala de aula que a relação ensino-aprendizagem encontra toda sua potência; assim, o foco da gestão deve ser criar um ambiente que potencialize as iniciativas dos docentes
Prática pedagógica De Malasartes a Chico Rei: explore a cultura popular brasileira nas aulas de Língua Portuguesa A literatura popular traz marcas da oralidade, é dinâmica e provoca inquietações sobre a realidade; veja sugestões de práticas e ferramentas para utilizá-la na sala de aula
Avaliação Autoavaliação docente: incentivo ao aprimoramento constante Antes de se preparar para o próximo semestre, veja essas dicas para revisitar suas práticas de forma reflexiva e planejar o restante do ano
Prática pedagógica A importância do lúdico nas aulas de Matemática mesmo nos Anos Finais Os jogos podem ser grandes aliados para revisar ou introduzir novos conteúdos de forma divertida e conectada com a realidade dos estudantes
Entenda em menos de três minutos Entenda o que é recomposição de aprendizagens Em vídeo curto, apresentamos quais são as ações e atividades previstas nos esforços de recomposição
Formação continuada Coordenação pedagógica: como planejar um calendário de formações para o segundo semestre Em um momento ainda delicado de recomposição de aprendizagens, é hora de fazer um balanço do que deu certo no início do ano e organizar capacitações significativas e em diálogo com os professores para poder avançar
Planejamento Educação Infantil: como utilizar a observação para pensar experiências de aprendizagem? O ato de observar consiste em uma prática importante para os professores dessa etapa e requer empatia, planejamento e a utilização de instrumentos adequados