o ciclo da agua e presença de parasitas no ambiente
Porprofessor
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
- Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.
- Parasitas e seus hospedeiros;
- Meio Ambiente.
4º
Quatro aulas.
Textos informativos sobre meio ambiente, Livro didático.
Lance questões para os alunos. Vocês conhecem alguns animais parasitas?, Vocês sabem como acontece o ciclo da água?, O que fazer para evitar a proliferação dos mosquitos zica virus, chicongonha, dengue?
Retome o bate-papo com base nos resultados das pesquisas. Questione o que foi encontrado sobre parasitas. É provável que os estudantes citem o termo hospedeiro. Aproveite para conferir o que eles descobriram sobre as doenças, que os mosquitos causam e como podem ser evitados. Registre no quadro-negro as definições formuladas. Em seguida, proponha a escrita de um texto coletivo sobre o que foi aprendido e peça que todos o copiem no caderno. Para a próxima aula, solicite uma pesquisa sobre as características físicas e os hábitos desses animais.
Tomando como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam o o zica virus chicongonha tem em comum. Relacione no quadro-negro o que cada um apontar como característica. Só então apresente fotos dos parasitas
Divida a classe em pequenos grupos e oriente a realização de boletins informativos com dados breves e desenhos sobre os três animais, destacando as doenças e os incômodos que eles trazem. O material deve ser exposto para a comunidade escolar.
Produto final Boletins informativos. Analise a participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Sugira que as crianças visitem outras turmas para contar o que aprenderam e observe se elas passam as informações corretamente.
Para trabalhar esse projeto didático com um aluno com deficiência intelectual, na 1ª etapa, escreva um roteiro para que ele faça a pesquisa em casa. Se julgar mais adequado, troque-a por uma entrevista com seus familiares. Na segunda etapa, defina um tempo maior para a cópia do texto ou entregue-o digitado para que o aluno possa colá-lo no caderno. Na terceira etapa, explique ao aluno, antecipadamente, como será a atividade. Combine os momentos de atenção e participação e explicite o comportamento necessário. Na quarta etapa, auxilie o grupo a dividir as tarefas. O aluno com deficiência pode ser o responsável por escrever os títulos dos boletins ou por conferir se todos contêm os três itens e o desenho.
Intelectual
Créditos: Marina Callil Voos Formação: Pedagoga e professora da Escola Móbile, em São Paulo, SP.
Últimas notícias