o ciclo da agua e presença de parasitas no ambiente

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
- Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.

Conteúdo(s) 

- Parasitas e seus hospedeiros;

- Meio Ambiente.

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

Quatro aulas.

Material necessário 

Textos informativos sobre meio ambiente, Livro didático.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Lance questões para os alunos. Vocês conhecem alguns animais parasitas?, Vocês sabem como acontece o ciclo da água?, O que fazer para evitar a proliferação dos mosquitos zica virus, chicongonha, dengue?

2ª etapa 

Retome o bate-papo com base nos resultados das pesquisas. Questione o que foi encontrado sobre parasitas. É provável que os estudantes citem o termo hospedeiro. Aproveite para conferir o que eles descobriram sobre as doenças, que os mosquitos causam e como podem ser evitados. Registre no quadro-negro as definições formuladas. Em seguida, proponha a escrita de um texto coletivo sobre o que foi aprendido e peça que todos o copiem no caderno. Para a próxima aula, solicite uma pesquisa sobre as características físicas e os hábitos desses animais. 

3ª etapa 

Tomando como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam o o zica virus chicongonha tem em comum. Relacione no quadro-negro o que cada um apontar como característica. Só então apresente fotos dos parasitas

4ª etapa 

Divida a classe em pequenos grupos e oriente a realização de boletins informativos com dados breves e desenhos sobre os três animais, destacando as doenças e os incômodos que eles trazem. O material deve ser exposto para a comunidade escolar.

Avaliação 

Produto final  Boletins informativos. Analise a participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Sugira que as crianças visitem outras turmas para contar o que aprenderam e observe se elas passam as informações corretamente.

Flexibilização 

Para trabalhar esse projeto didático com um aluno com deficiência intelectual, na 1ª etapa, escreva um roteiro para que ele faça a pesquisa em casa. Se julgar mais adequado, troque-a por uma entrevista com seus familiares. Na segunda etapa, defina um tempo maior para a cópia do texto ou entregue-o digitado para que o aluno possa colá-lo no caderno. Na terceira etapa, explique ao aluno, antecipadamente, como será a atividade. Combine os momentos de atenção e participação e explicite o comportamento necessário. Na quarta etapa, auxilie o grupo a dividir as tarefas. O aluno com deficiência pode ser o responsável por escrever os títulos dos boletins ou por conferir se todos contêm os três itens e o desenho.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Marina Callil Voos Formação: Pedagoga e professora da Escola Móbile, em São Paulo, SP.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias