Organização do tempo pode ser um dos maiores desafios para os gestores. Para contribuir com o fluxo de trabalho das redes e das escolas, um dos caminhos é criar um cronograma. Veja os próximos passos para a implementação da Base em 2019, baixe, imprima e complemente o calendário com as ações previstas na sua rede e na sua escola.
Para usar essa linha do tempo, é importante adaptá-la à realidade da rede de modo a garantir que em 2019 já seja possível iniciar a implementação da Base. O começo do ano letivo de 2020 é o prazo final para que a Base já esteja implementada em todas as salas de aula das escolas do Brasil.
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Veja o que vem pela frente em 2019:
2019
JANEIRO
Início das formações com diretores, coordenadores e equipes técnicas pedagógicas das Secretarias
A formação das equipes de gestão deve começar logo após a publicação da proposta curricular da rede. Janeiro é a data limite para as escolas que já trabalharão com o novo currículo em 2019, pois esta equipe precisa estar preparada para que sejam multiplicadores da formação de professores nas escolas e para conduzir os momentos de revisão do PPP, alinhado à BNCC.
FEVEREIRO
Início das formações com professores
Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
A revisão do PPP deve acontecer no início do ano e, como sempre, deve envolver toda a comunidade escolar, resgatando neste momento, as mudanças trazidas pela Base nas novas referências curriculares da rede.
A formação dos professores é necessária, pois além dos ajustes nos conteúdos de algumas áreas, o que muda, também, é a maneira de desenvolver isso nos alunos, focando nas competências e habilidades e não só no conteúdo. Ela pode acontecer nos espaço coletivos da rede, integrando todas as escolas mas também deve acontecer em cada escola, pois é lá, ao pensar no PPP, que definirão as necessidades formativas específicas daquele grupo. Cabe aos gestores de cada unidade escolar, planejar estas formações e garantir que o currículo da escola mantenha o alinhamento com a Base e com a novo currículo da rede.
MARÇO
Implementação do novo currículo nas salas de alula, alinhados à BNCC.
Acompanhamento pedagógico do trabalho nas escolas.
Se a rede já aderiu ao novo currículo alinhado à BNCC, a implementação do currículo deve acontecer desde no início do ano, junto à formação de professores. Os gestores, principalmente o coordenador pedagógico, devem acompanhar este trabalho na sala de aula. Eles atuam como parceiros do professores, apoiando a implementação de cada ação.
ABRIL
Formações com diretores, coordenadores e equipes técnicas pedagógicas das Secretarias.
No caso das escolas que começarão o trabalho com o novo curriculo apenas em 2020, o ano letivo de 2019 pode ser utilizado para preparar a escola para as mudanças que chegam com a BNCC. Os gestores devem liderar esse movimento em suas escolas. Por isso, é essencial que diretores e coordenadores pedagógicos possuam informações sobre a BNCC e conheçam as mudanças trazidas pelo documento para apoiar o trabalho da equipe docente.
MAIO
Monitoramento da implementação da BNCC.
Acompanhamento pedagógico da necessidade de novas formações nas escolas.
Para as escolas que já estão trabalhando com o novo currículo, vale se atentar ao andamento desse processo. Ao colocar em prática, pode ficar evidente a necessidade de formações mais específicas sobre pontos que os professores ainda não estão dominando na BNCC. Outros processos, como a adaptação de avaliações e dos materiais também devem ser monitorados pelos gestores. O monitoramento deve ser contínuo.
JUNHO
Realização do Dia do PPP.
Para estimular que as escolas revisem seu PPP e se apropiem das discussões que envolvem o documento, o MEC incentiva que as redes façam uma mobilização para discutir o tema. O evento é chamado de Dia do PPP. A sugestão é que o evento aconteça em junho ou julho, mas se trata de uma data de referência – o evento pode acontecer em qualquer momento do ano.
JULHO
Revisão do projeto político-pedagógico.
Após envolver toda a equipe no Dia do PPP, é hora de colocar a mão na massa e partir para a revisão do documento. Mesmo as escolas que já fizeram a revisão no início do ano letivo, podem verificar se o PPP necessita de ajustes de acordo com o trabalho realizado no primeiro semestre.
AGOSTO
Reorganização do material didático da escola/rede de ensino
Caso a rede já possua um material didático estruturado, este é o momento de revisá-lo. Após iniciar a implementação, os professores e demais educadores da rede, irão analisar que mudanças precisam ser realizadas no material para que ele possa estar alinhado e apoiando os alunos nesse novo currículo.
Para as redes que ainda não possuam este material, pode ser uma oportunidade para desenvolvê-lo alinhando ao novo currículo construído.
OUTUBRO
Definição e elaboração dos instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos
Paralelamente à reorganização dos materiais é necessário começar a pensar nos instrumentos de avaliação, fazendo os alinhamentos necessários e pensando nestes como uma referência para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Além disso, a equipe da Secretaria precisa pensar em como irá acompanhar e apoiar estas ações, garantindo que o trabalho possa acontecer em cada escola do país.
Veja o que aconteceu em 2018
2018
JANEIRO
Constituição das parcerias entre estados e municípios para o regime de colaboração
O MEC tem apoiado os Estados que estão trabalhando em regime de colaboração com os municípios. Para os demais municípios, o trabalho tem acontecido de maneira individual, lançando mão de recursos próprios (financeiros e humanos).
MARÇO
Dia D: Estudo da BNCC nas escolas
O Dia D foi um momento importante para que os professores tomassem contanto com a nova Base, tendo oportunidade de ler e discutir sobre ela nas escolas onde atuam.
ABRIL
Constituição de grupos de trabalho para estudo e proposta de construção ou adaptação curricular
A constituição de grupos de trabalho é uma estratégia importante para que as redes possam construir sua proposta curricular com a participação de professores e gestores. É muito importante que todos estejam envolvidos pra que esta seja uma construção coletiva e não chegue como um documento pronto no qual os professores não se reconheçam.
MAIO
Elaboração da 1ª versão do documento
Antes de finalizar a proposta é muito importante ouvir os profissionais da rede, pois serão eles que irão implementá-la na sala de aula. A rede pode criar momentos presenciais para discutir o documento ou disponibilizá-lo em uma plataforma para que os professores acessem e opinem. É possível usar a plataforma disponibilizada pelo MEC.
JUNHO
Consulta pública da 1ª versão do documento
Antes de finalizar a proposta é muito importante ouvir os profissionais da rede, pois serão eles que irão implementá-la na sala de aula. A rede pode criar momentos presenciais para discutir o documento ou disponibilizá-lo em uma plataforma para que os professores acessem e opinem. É possível usar a plataforma disponibilizada pelo MEC.
SETEMBRO
Revisão da 1ª versão da proposta curricular da rede alinhada à BNCC
Após ouvir as diversas opiniões é necessário reunir novamente as equipes responsáveis para incorporarem as sugestões e elaborarem a versão final do documento.
NOVEMBRO
Publicação da proposta concluída
Após a finalização do documento, é hora de compartilhar com a rede o resultado final do trabalho conjunto, para que todos se apropriem do material e possam implementá-lo nas escolas.2019
JANEIRO
Início das formações com diretores, coordenadores e equipes técnicas pedagógicas das Secretarias
A formação das equipes de gestão deve começar logo após a publicação da proposta curricular da rede, sendo janeiro a data limite pois esta equipe precisa estar preparada para que sejam multiplicadores desta formação com seus professores nas escolas e possam conduzir os momentos de revisão do PPP, alinhado à BNCC.
FEVEREIRO
Início das formações com professores
Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
A revisão do PPP deve acontecer no início do ano e, como sempre, deve envolver toda a comunidade escolar, resgatando neste momento, as mudanças trazidas pela Base nas novas referências curriculares da rede.
A formação dos professores é necessária, pois além dos ajustes nos conteúdos de algumas áreas, o que muda, também, é a maneira de desenvolver isso nos alunos, focando nas competências e habilidades e não só no conteúdo. Ela pode acontecer nos espaço coletivos da rede, integrando todas as escolas mas também deve acontecer em cada escola, pois é lá, ao pensar no PPP, que definirão as necessidades formativas específicas daquele grupo. Cabe aos gestores de cada unidade escolar, planejar estas formações e garantir que o currículo da escola mantenha o alinhamento com a Base e com a novo currículo da rede.
MARÇO
Implementação do novo currículo nas salas de alula, alinhados à BNCC.
Acompanhamento pedagógico do trabalho nas escolas.
A implementação do currículo deve acontecer desde o início do ano, paralelamente à formação dos professores. E cabe aos gestores escolares, principalmente ao coordenador pedagógico, o acompanhamento deste trabalho na sala de aula, garantindo que as mudanças cheguem a todos os alunos. Ele deverá ser um parceiro do professores neste processo, apoiando a implementação de cada ação de modo a desenvolver nos alunos as competências e habilidades propostas no documento.
AGOSTO
Reorganização do material didático da escola/rede de ensino
Caso a rede já possua um material didático estruturado, este é o momento de revisá-lo. Após iniciar a implementação, os professores e demais educadores da rede, irão analisar que mudanças precisam ser realizadas no material para que ele possa estar alinhado e apoiando os alunos nesse novo currículo.
Para as redes que ainda não possuam este material, pode ser uma oportunidade para desenvolvê-lo alinhando ao novo currículo construído.
OUTUBRO
Definição e elaboração dos instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos
Paralelamente à reorganização dos materiais é necessário começar a pensar nos instrumentos de avaliação, fazendo os alinhamentos necessários e pensando nestes como uma referência para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Além disso, a equipe da Secretaria precisa pensar em como irá acompanhar e apoiar estas ações, garantindo que o trabalho possa acontecer em cada escola do país.