Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia.
- Opcionais: Flippity (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos e envie pelo WhatsApp ou e-mail. Diga aos alunos que eles irão montar um quebra-cabeça com a primeira parte do texto "Medo - seria o medo o nosso maior vilão?". Disponibilize o texto impresso para a retirada na escola, caso seja possível, ou utilize o jogo de clicar e arrastar objetos, criado no Flippity (disponível aqui), onde as peças são os parágrafos do texto. Solicite que os alunos observem os parágrafos desordenados e montem o texto observando a sequência temporal.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto "Medo - seria o medo o nosso maior vilão?", solicitando que ouçam o texto com atenção e observem a sequência dos seis primeiros parágrafos para conferir com a montagem do texto dividido. Envie o texto aos alunos e proponha que leiam e localizem os marcadores temporais que aparecem na narrativa, copiando-os em forma de lista, e escrevam qual o sentido dos marcadores no texto. Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e envie a lista de marcadores temporais e os sentidos que desempenham no texto para que os alunos corrijam suas respostas.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam sobre marcadores temporais e sequência temporal utilizando as seguintes questões:
- Como você descobriu a sequência dos parágrafos do texto? Quais pistas lhe ajudaram?
- Para que servem os marcadores temporais no texto? Seria possível contar uma história sem usar marcadores temporais?
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo e possibilite uma discussão sobre a atividade. Caso não seja possível, envie um áudio ou vídeo falando sobre como é possível descobrir a sequência temporal e sobre a função dos marcadores na narrativa.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem algum familiar para montarem juntos o quebra-cabeça, lendo os parágrafos e tentando descobrir a ordem dos mesmos. Depois, convidem-no para lerem juntos o texto completo.