Contexto - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Arte rupestre e os hieróglifos egípcios
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Arte.
Materiais necessários: Fichas impressas, lápis de cor ou giz de cera, papel pardo (painel), tiras de papel sulfite, tinta guache.
Material complementar: O material de apoio está disponível nos links:
- Contexto - imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yNRj3DTCGRft4Z53c7pXZcC6AUnSankpbgFwet3Xr6hjWHn7n5eNaSsw6VDS/his5-06und02-contexto-imagens-para-impressao.pdf
- Problematização - Arte rupestre: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yEUmNbqryX46tBegJeHvZMnhpbUWzNZNYu2Fg2PcCKFQ5HwtptsneHrEz6YQ/his5-06und02-problematizacao-arte-rupestre.pdf
- Problematização - Hieróglifos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQR8bx9Kfz7zpEP4eY8tnk7wHPKx8MhQsXE86jEYgQksYPSApugwt7XTGeQW/his5-06und02-problematizacao-hieroglifos.pdf
- Sistematização - Decifrando nomes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSKqc64kycfqqG4q2c3AjT4p7syvUnPMGMnMjFT42svAYmKBycprapvpp4CZ/his5-06und02-sistematizacao-hieroglifos.pdf
Para você saber mais:
- Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles, que conta um pouquinho sobre a função destes caracteres
tão comuns nas redes sociais. Acesse o site: https://marketingdeconteudo.com/emoji/. Acesso em: 18 de novembro de 2018. - Arte rupestre, escrito por Débora Silva: https://www.estudopratico.com.br/arte-rupestre/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), neste site explore todas as páginas que dão acesso ao que está sendo estudado e preservado na Serra da Capivara no Piauí: http://www.fumdham.org.br/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte: https://www.brechando.com/2016/07/quais-sao-os-sitios-arqueologicos-existentes-no-rio-grande-do-norte/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- 7 parques que protegem sítios arqueológicos: http://www.goiasmais20.com.br/7-parques-que-protegem-sitios-arqueologicos/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Pinturas rupestres no cerrado: https://cerradania.org/2014/08/18/pinturas-rupestres-no-cerrado-entre-as-mais-exuberantes-do-mundo/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Segundo dicionário do Google:
Estela, substantivo feminino
- Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. “e. sepulcral”
- Monumento monolítico feito em pedra vertical
- Introdução aos hieróglifos: trata sobre a forma correta de leitura destes símbolos. Acesse: https://antigoegito.org/introducao-aos-hieroglifos/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- O que significavam os hieróglifos do Egito Antigo? Acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Traduza seu nome para hieróglifo: http://solangembona.blogspot.com/2009/10/traduza-seu-nome-para-hieroglifo.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Escrita no antigo Egito: https://www.descobriregipto.com/escrita-no-antigo-egito/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- A luta das nações - Egito, Síria e Ass?ia. Do egiptólogo francês Gaston Maspero, Original em inglês: “The struggle of the nations - Egypt, Syria, and Assyria” (1896).
https://archive.org/stream/struggleofnation00maspuoft/struggleofnation00maspuoft#page/570/mode/1up. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
- Alfabeto fenício. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Phoenician_alphabet.svg#/media/File:Phoenician_alphabet.svg. Acesso em:
4 de dezembro de 2018. - Alfabeto fenício. Disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/fenicia/alfabeto-fenicio.htm. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos de modo que eles pensem sobre como desenhos e imagens constituem uma forma de representação da contagem da história. O professor pode escrever o objetivo no quadro ou ainda somente ler para os alunos.
- No caso de escrever ou projetar: o professor vai escolher um aluno para que faça a leitura do objetivo, e posteriormente toda a turma realizar uma leitura coletiva do objetivo.
- No caso de o professor realizar a leitura: no final da leitura o professor vai indagar: - Que tipo de símbolos ou desenhos contam história ou podem nos dar informações sobre o passado?
Para você saber mais: Neste momento o professor terá que ter posse do conhecimento da escrita pictográfica. Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente estas imagens aos alunos. Os alunos farão a leitura do questionamento e terão um momento breve para expor suas impressões sobre as imagens. Para complementar levante outros questionamentos:
- Como a imagem com as tintas pode ser relacionada ao estudo da História na escola?
- Os emojis constituem uma forma de linguagem muito usada hoje nos meios eletrônicos. Como seria o estudo destas imagens numa sala de aula
daqui a 200 anos? - Na última imagem uma pessoa desenha um molde de outra no chão. Que tipo de impressão outras pessoas podem ter após a saída das duas de cena?
Como ficará o desenho?
Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas por meio de projetor, caso não seja possível:
- Imprima as imagens e afixe no quadro, de preferência em impressora colorida, se não for possível, elabore legendas explicativas das imagens, ressaltando suas cores e outros aspectos pertinentes para o entendimento das imagens. As imagens para impressão estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yNRj3DTCGRft4Z53c7pXZcC6AUnSankpbgFwet3Xr6hjWHn7n5eNaSsw6VDS/his5-06und02-contexto-imagens-para-impressao.pdf
- OU ainda utilize potes de tinta guache e pincéis, e trazer para esta aula o uso do smartphone dos alunos, se tiver poucos aparelhos, os alunos serão agrupados para que todos possam ver e reconhecer os emojis.
Para você saber mais: Você sabe o que são os emojis? Para melhor compreender leia o post “O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles”, que conta um pouquinho sobre a função destes caracteres tão comuns nas redes sociais. Acesse o site: https://marketingdeconteudo.com/emoji/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento o projete as imagens, os alunos serão indagados quais seriam as possíveis interpretações das imagens.
- Imagem. Arte rupestre Serra da Capivara - manifestações humanas. Disponível em: http://www.fumdham.org.br/home/registros-rupestres e https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/S%C3%ADtio_Arqueol%C3%B3gico_Serra_da_Capivara_XI.jpgAcesso em: 18 de novembro de 2018.
Agora oriente as análises seguindo este roteiro:
- Como foram feitas?
- O que estas cenas retratam?
- É possível afirmar com certeza o que está sendo representado? Ou somente são suposições do que aconteceu?
- Que tipos de desenho podemos observar nesta imagem?
Como adequar à sua realidade: As imagens devem ser apresentadas aos alunos no caso de não haver projetor ou outro meio eletrônico. As imagens podem ser impressas, se for imprimir em impressora preto e branco, configurar a impressão para escala de cinza para que a imagem não perca qualidade. Em algumas regiões do Brasil onde há outros sítios arqueológicos o professor pode optar por usar imagens destes sítios, como Rio Grande do Norte e Goiás. Há o sítio arqueológico de Serranópolis - GO onde há representações da fauna.
- Arte rupestre Serranópolis - GO. representações da fauna. Disponível em: https://cerradania.files.wordpress.com/2014/08/pintura-rupestre-1.jpg. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:
- Arte rupestre, escrito por Débora Silva: https://www.estudopratico.com.br/arte-rupestre/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), neste site explore todas as páginas que dão acesso ao que está sendo estudado e preservado na Serra da Capivara no Piauí: http://www.fumdham.org.br/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte: https://www.brechando.com/2016/07/quais-sao-os-sitios-arqueologicos-existentes-no-rio-grande-do-norte/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- 7 parques que protegem sítios arqueológicos: http://www.goiasmais20.com.br/7-parques-que-protegem-sitios-arqueologicos/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Pinturas rupestres no cerrado: https://cerradania.org/2014/08/18/pinturas-rupestres-no-cerrado-entre-as-mais-exuberantes-do-mundo/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento oriente a leitura dos hieróglifos das imagens do slide.
- Figura 1: Pormenor da Estela de Minnakht, chefe dos sacerdotes em Akhmin. Disponível no site: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Minnakht_01.JPG. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- FIgura 2: Antigo título oficial egípcio jmAx xr nswt (homenageado antes do rei). Disponível no site: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ancient_Egyptian_official_title_jmAx_xr_nswt_(honored_before_the_king)_in_hieroglyphic.png.
Acesso em: 18 de novembro de 2018. - FIgura 3: Hieróglifo de Amun-Ra. Disponível no site: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amon_glyph.svg. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Figura 4: Iteru escrito em hieróglifo egípcio. Este era o nome do rio Nilo na antiga língua egípcia. Significa “grande rio”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Egyptian_hieroglyphs-Iteru.svg. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Figura 5: Imagem da página 599 de “A luta das nações - Egito, Síria e Assíria” (1896). DIsponível em: https://www.flickr.com/photos/internetarchivebookimages/14591864250/in/photostream/. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Proponha questionamentos sobre as imagens dos hieróglifos:
- Sem ter legenda o que você entende das imagens apresentadas?
- Será possível decifrar usando cada imagem de forma separada.
- Nas imagens quais são os desenhos que na sua opinião se aproximam da História do Egito?
- Estes desenhos são um tipo de escrita?
- A imagem 5 retrata um exemplo da escrita fenícia. Há alguma semelhança entre os hieróglifos e os símbolos egípcios?
- É possível perceber que na imagem 5 há uma sequência de símbolos semelhante ao nosso alfabeto?
É possível fazer uma relação com o slide da Contextualização ou ainda utilizar outras imagens codificadas, como as placas de sinalização e placas de trânsito.
Como adequar à sua realidade: Imprima as imagens que estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQR8bx9Kfz7zpEP4eY8tnk7wHPKx8MhQsXE86jEYgQksYPSApugwt7XTGeQW/his5-06und02-problematizacao-hieroglifos.pdf. As imagens podem ser impressas para ser feitas fichas que passarão pelos alunos de carteira em carteira.
Para você saber mais: Para melhor desenvolvimento destas atividades o professor deve se organizar anteriormente à aula. Alguns dados importantes sobre esta parte da Problematização.
- Segundo dicionário do Google:
Estela, substantivo feminino
- Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. "e. sepulcral"
- Monumento monolítico feito em pedra vertical
- Introdução aos hieróglifos: trata sobre a forma correta de leitura destes símbolos. Acesse: https://antigoegito.org/introducao-aos-hieroglifos/.
Acesso em: 19 de novembro de 2018. - O que significavam os hieróglifos do Egito Antigo? Acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Alfabeto fenício. Disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/fenicia/alfabeto-fenicio.htm. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Sistematização - parte 1
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Entregue uma ficha com os símbolos, com caracteres impressos em preto e branco. Observando a representação os alunos deverão escrever seu nome utilizando os hieróglifos da tabela. Cada aluno receberá um tira de papel sulfite para escrever seu nome (lembrando que a forma correta de escrita é da direita para a esquerda).
- Oriente os alunos a escrever o nome de trás para a frente em um papel a parte ou mesmo no verso de onde será feito o desenho.
- Exija um tamanho mínimo para os desenhos.
- Abaixo do nome em hieróglifo escrever também o nome usando as letras do alfabeto fenício.
- Outra opção para esta atividade é utilizar um site onde é só seguir as instruções e escrever o nome que já acontece a tradução para o hieróglifo. Neste caso, o professor pode usar o laboratório de informática para realizar a atividade. O site para este fim é: http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Há também a possibilidade de ser impressas fichas com os hieróglifos, sem a descrição do que seria cada desenho. A impressão seria em fichas de alfabeto móvel. Haveria, portanto, um momento em que os alunos trabalhariam a formação de pequenas mensagens.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade do laboratório de informática na escola, ou também a indisponibilidade de internet no smartphone, a execução da atividade não fica comprometida. Lembrando que os alunos deverão usar o lápis de cor para realizar a escrita do texto.
Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.
A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse o seguintes sites:
- Traduza seu nome para hieróglifo: http://solangembona.blogspot.com/2009/10/traduza-seu-nome-para-hieroglifo.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Escrita no antigo Egito: https://www.descobriregipto.com/escrita-no-antigo-egito/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
Sistematização - parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Neste momento os alunos irão representar as suas sensações e aprendizados da aula. Para isso vai ser usado um papel pardo de dimensões próximas a 100x80 cm. Antes de os alunos começarem fixe o papel na parede.
- Distribua potes de tinta guache nas cores: preto e vermelho.
- Oriente os alunos a representar por desenhos o que ele aprendeu na aula de hoje.
- Reforce a ideia da Problematização de não usar símbolos alfabéticos, reforçando que os desenhos são rústicos como se tivessem sendo feitos nas paredes.
- A pintura pode ser feita a dedo ou com pincel nºs 10 ou 12.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja a disponibilidade de tinta guache e pincel, substitua pelo uso do giz de cera. Dependendo da disponibilidade e da localidade da escola podem ser utilizados materiais naturais: carvão vegetal e urucum em sementes.
Para você saber mais: É importante que o professor esteja atento ao conteúdo. O estudo da arte rupestre e como ela é preservada, no Brasil se faz fundamental para a execução da aula. Para tanto acesse:
- Arte rupestre, escrito por Débora Silva: https://www.estudopratico.com.br/arte-rupestre/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Sistematização - parte 3
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Utilizando um papel pardo com um tamanho grande, oriente os alunos a montar uma estela com os hieróglifos dos nomes produzidos em sala de aula. Como regra os nomes devem estar escritos em forma de legenda no final do painel. Este painel será exposto fora da sala de aula. Os alunos convidarão outros colegas para conhecer o trabalho realizado pela turma.
Durante a confecção da estela os alunos responderão as perguntas levantadas.
A estela egípcia será afixada ao lado do painel de arte rupestre.
Como adequar à sua realidade: Se não houver possibilidade de papel pardo ou outro papel para confecção da estela, os hieróglifos poderão ser organizados e afixados diretamente no mural da escola ou ainda na parede da sala de aula.
Para você saber mais: Decifrar hieróglifos não é uma tarefa muito fácil. A composição deste tipo de escrita é muito elaborada e a sua leitura também.
A correta leitura se dá decifrando os hieróglifos da direita para a esquerda, ou seja, de trás para a frente. Para melhor compreender este processo acesse os seguintes sites:
- Traduza seu nome para hieróglifo: http://solangembona.blogspot.com/2009/10/traduza-seu-nome-para-hieroglifo.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Escrita no antigo Egito: https://www.descobriregipto.com/escrita-no-antigo-egito/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que os desenhos e símbolos podem contar a história da humanidade ao longo do tempo.
Siga as orientações definidas. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias, de forma que os alunos possam fazer individualmente.
É interessante que você envie para o grupo de Whatsapp da turma uma saudação contendo somente emoji - esta mensagem deverá despertar a curiosidade dos alunos e dará início ao objetivo da aula.
Problematização
Siga as orientações propostas. Caso faça esta aula de forma assíncrona permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Caso você opte por fazê-la de forma síncrona, estabeleça em seu planejamento um tempo maior do que se os alunos estivessem fazendo em sala.
Deixe para utilizar o site indicado no Plano, onde é possível escrever o nome com tradução para o hieróglifo, como indicação para que a família faça e participe deste tema junto com o aluno.
Envie o link (disponível aqui) para que eles possam aprender um pouco mais sobre a arte rupestre.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas indique outros materiais para que os alunos executem esta tarefa como está definida no "Como adequar à sua realidade".
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem as pinturas.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça a família que acesse o site (disponível aqui). Nesse site, é só seguir as instruções e escrever o nome que já acontece a tradução para o hieróglifo.
Diga que será pura diversão saber como os nomes dos membros da família se escreve usando hieróglifos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registro da história: linguagens e culturas.
Objeto(s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Palavras-chave: Arte rupestre; hieróglifos egípcios; escrita; iconografia; fonte histórica.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA