Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube e Google Jamboard
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Participação
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Neste plano de aula, o objeto é fazer com que os estudantes identifiquem os diferentes usos do lixo orgânico e relacionem a importância no descarte. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e faça-os refletirem sobre a pergunta proposta de modo a conduzi-los na direção das diferentes formas de utilizar o lixo como algo útil no nosso dia a dia.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Fale a respeito de cada tipo de resíduo citado no slide e suas formas de descarte. Pergunte se há outras formas de descarte e reaproveitamento.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e conduza uma conversa. Fale que em muitos lugares do Brasil encontramos as lixeiras abarrotadas de lixo que não foi separado, mas que a reciclagem de materiais vem sendo cada vez mais inserida no dia a dia da nossa sociedade. Faça as seguintes perguntas: qual a importância de fazer a coleta seletiva? Que riscos corremos com a falta da coleta seletiva? Que utilidade podemos dar para o lixo orgânico?
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que eles irão construir uma composteira em suas residências. Fale com os alunos que composteira é um sistema onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo de ótima qualidade através do processo de decomposição.
Envie aos alunos o passo a passo para a construção da composteira. Peça que leiam as instruções antes de começar. Para evitar acidentes, as garrafas pet devem estar cortadas e furadas com o auxílio de um adulto.
O passo a passo para a construção da composteira encontra-se disponível aqui.
Sistematização (40 minutos – assincronamente)
Nesta etapa, faça a inserção da ferramenta Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão colocar suas percepções sobre o que mais gostaram de aprender durante a aula e qual foi a finalidade encontrada para o lixo orgânico.
O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem os estudantes na confecção da composteira em suas residências. Além disso, seguem sugestão de outros vídeos que devem complementar o conteúdo do plano adaptado:
- “Para saber mais: biofertilizante ou chorume?”, disponível aqui
- “Dicas Catraca Livre: como fazer compostagem caseira”, disponível aqui
- “As cores das lixeiras da coleta seletiva para reciclagem na educação ambiental”, disponível aqui
- “Por que a reciclagem é tão importante?”, disponível aqui