Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, papel metro, cartolina, pilotos coloridos, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.
Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.
Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão descobrir palavras ocultas nas parlendas que foram trabalhadas na aula anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- A finalidade desta aula é estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.
- Professor(a), antes de iniciar a aula retome com as crianças o estudo com as parlendas realizado na aula anterior.
- Pergunte às crianças:
- Quem lembra as parlendas que recitamos na aula passada?
- Qual vocês gostaram mais? Por quê?
3. Explique às crianças que nesta aula iremos descobrir quais são as palavras ocultas nas parlendas trabalhadas na aula anterior.
Desenvolvimento
Tempo Sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Professor(a), exponha no quadro as parlendas lacunadas (uma por vez), para que as crianças identifiquem as palavras que estão faltando. Clique aqui para acessar as parlendas lacunadas.
- Diga aos alunos:
- Vamos recitar esta parlenda e descobrir qual é a palavra que está escondida?
- Junto com a turma faça a leitura de ajuste da parlenda para identificar a palavra que está oculta. Você pode também convidar uma criança para que lhe ajude a fazer a leitura de ajuste. Em seguida, proceda da seguinte forma:
- Enquanto a parlenda é recitada pela turma, acompanhe o texto escrito apontando com o dedo, ou faça isso junto com a criança escolhida, fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto a parlenda é recitada pela turma.
4. Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
A reflexão sobre a formação das palavras é de fundamental importância para a consolidação do conhecimento do espaçamento entre elas, por isso, aproveite a leitura de ajuste para chamar atenção das crianças para o fato de que, entre uma palavra e outra existe um espaço que as separa. Após as intervenções acima pergunte:
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? vamos contar?
Professor(a): Os cartazes com as parlendas completas trabalhados na aula anterior devem continuar espalhados pela sala em locais visíveis, para que as crianças possam consultá-los sempre que necessário.
5. Repita o mesmo procedimento com as outras parlendas, sempre fazendo a leitura de ajuste enquanto a turma recita a parlenda e solicitando que eles identifiquem a palavra oculta. Para cada parlenda trabalhada, se você julgar necessário, escolha uma criança para junto com você fazer a leitura de ajuste e a identificação das palavras ocultas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos quatro primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos três primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
- Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
- Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
- Qual a palavra que está faltando?
- Com que letra ela começa?
- Com que letra ela termina?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Qual a sílaba inicial?
- E a final?
4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.
5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.
- Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?
Fechamento
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações:
No fechamento da aula as crianças serão organizadas em grupos para completarem as parlendas com as palavras correspondentes.
- Organize as crianças em 6 grupos. Nas mesas devem ter as atividades impressas: Parlendas com palavras ocultas para cada criança e um envelope com as fichas das palavras que completarão as parlendas. Clique aqui para acessar o material complementar desta atividade.
Atenção professor(a): Para cada palavra oculta são sugeridas três palavras para que as crianças identifiquem aquela que completa o verso. Organize cada grupo de três palavras separando-as com um clips e identificando com o número correspondente a cada parlenda, conforme indicado na atividade para impressão.
- Explique para as crianças que elas deverão encontrar as palavras que completam cada verso da parlenda e escrevê-las nos espaços correspondentes.
- Mostre que para cada palavra oculta elas deverão descobrir num grupo de três palavras a que completa o verso da parlenda, por isso, cada grupo de palavra leva o número da parlenda a que pertencem. Por exemplo, na parlenda:
3. REI, CAPITÃO
REI, CAPITÃO,
SOLDADO, ___________.
MOÇA BONITA
DO MEU _______________.
- Faça junto com o grupo a leitura de ajuste dos dois primeiros versos desta parlenda.
- Pergunte ao grupo qual a palavra que está faltando.
- Descoberta a palavra, entregue as fichas com as três palavras (lição, mamão e ladrão) para que as crianças identifiquem qual delas é a correta.
- Pergunte: Em qual dessas fichas está escrita a palavra ladrão? Caso as crianças apontem a palavra correta, pergunte: Como vocês sabem?
- Se as crianças ficarem indecisas ou apontarem a palavra errada, pergunte: Com que letra começa a palavra ladrão? Com que letra termina?
- Depois de identificarem as letras iniciais e finais da palavra, as crianças ainda podem apresentar dificuldade na identificação da palavra correta, pois duas delas começam e terminam com a mesma letra. Então pergunte: - Para escrever a palavra ladrão qual a letra que vem depois da letra “l” para formar a sílaba “la”? Então, qual das duas fichas tem escrito a palavra ladrão? Vamos ler: LADRÃO.
- Identificada a palavra, peça para que todos escrevam no espaço correspondente.
- Proceda da mesma forma com os dois últimos versos, faça a leitura de ajuste junto com o grupo e pergunte qual a palavra oculta.
- Descoberta a palavra oculta, entregue as fichas com as três palavras (amor, soldado, coração) e peça para que as crianças descubram qual delas é a palavra coração.
- Utilize as questões acima para fazer as devidas intervenções.
- Proceda da mesma forma com as demais parlendas.
- Oriente os grupos a completarem uma parlenda de cada vez, só passar para próxima parlenda depois da tarefa concluída e a colocar as palavras que não serão mais usadas no envelope.
- Circule entre os grupos fazendo as intervenções necessárias.