Texto de apoio - O que são bancos.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Instituição financeira: banco e banco comunitário
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de História e Geografia. Ele trata das questões relativas à ideia de criação da instituição financeira, sua função e mudanças no decorrer do tempo. Aborda também a ideia de banco comunitário e sua função social. Aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades e competências gerais da BNCC também são contemplados. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui. Recomenda-se que, para a aplicação deste plano, os estudantes já tenham sido apresentados a temas, como: origem do dinheiro e escambo, presentes nos links:
- Plano de aula: Moedas no Brasil ao longo do tempo; como era antes do Real?
- Plano de aula: A vida sem o dinheiro.
- Plano de aula: Práticas e trocas comerciais em diferentes espaços e tempos históricos. Disponíveis em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/4ano/historia/praticas-e-trocas-comerciais-em-diferentes-espacos-e-tempos-historicos/5771#section-sobreOPlano-4. Acesso em: 28 out. 2021.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Origem das instituições financeiras.
- Função do banco na sociedade.
Objetivos de aprendizagem
- Explicar a origem da ideia de instituição financeira.
- Reconhecer as mudanças ocorridas na sociedade após o surgimento das organizações financeiras.
- Identificar as principais funções da instituição financeira (banco e banco comunitário).
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Conhecer e reconhecer o modo como a sociedade evolui e se organiza, inclusive nos aspectos econômicos, pode despertar um novo olhar do estudante em relação a sua realidade e às possibilidades de mudança. Para tal, reconhecer as opções financeiras existentes pode ampliar o olhar para o “planejamento” do futuro de cada pessoa, bem como mudanças em sua comunidade. Por isso, a importância de discutir temáticas relacionadas à Educação Financeira no espaço escolar, enquanto transformação das realidades. Neste plano, o foco está na instituição financeira: banco e banco comunitário, como recurso de investimento ou empréstimo e de mudança social. Partir do contexto local e visualizar pequenas mudanças ou novas formas de organização contribui para que o estudante comece a se perceber enquanto ser social.
Para se aprofundar
O Banco Central do Brasil possui materiais que podem ser utilizados tanto como fonte de informação para aprofundamento das temáticas relacionadas à Educação Financeira, como para materiais didático-pedagógicos. Para saber mais sobre a temática envolvida neste plano, acesse:
- Série SFN - Para que servem os bancos? (Episódio 01), disponível em: https://youtu.be/3qwEurKl8wM. Acesso em: 14 out. 2021.
No site do Banco Palmas estão disponíveis diversos projetos, reportagens e novidades sobre os bancos comunitários. Para aprofundar os conhecimentos sobre a temática, acesse:
- O que é um banco comunitário?, disponível em: http://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/. Acesso em: 28 out. 2021.
Outro ponto a ser explorado neste plano é o recurso do mapa mental, que contribui na investigação, pesquisa e organização de ideias construídas referentes ao objeto do conhecimento. Para saber um pouco sobre essa estratégia, acesse:
- Como usar mapas mentais para melhorar a aprendizagem na escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola. Acesso em: 2 nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Projetor.
- Tablet, notebook ou telefone.
- Atividade 1 - 1 cópia para cada grupo.
- Atividade 2 - 1 cópia para cada grupo.
- Texto de apoio - 1 cópia para a leitura do professor.
Obs.: Na falta de algum desses materiais, vale destacar que no decorrer do plano há sugestões de adequações dos conteúdos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
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