Plano de Aula

Plano de aula: Instituição financeira: banco e banco comunitário

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de História e Geografia. Ele trata das questões relativas à ideia de criação da instituição financeira, sua função e mudanças no decorrer do tempo. Aborda também a ideia de banco comunitário e sua função social. Aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades e competências gerais da BNCC também são contemplados. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui. Recomenda-se que, para a aplicação deste plano, os estudantes já tenham sido apresentados a temas, como: origem do dinheiro e escambo, presentes nos links:

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Origem das instituições financeiras.
  •  Função do banco na sociedade.

Objetivos de aprendizagem

  • Explicar a origem da ideia de instituição financeira.
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na sociedade após o surgimento das organizações financeiras.
  • Identificar as principais funções da instituição financeira (banco e banco comunitário).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação