Plano de Aula

Plano de aula: Instituição financeira: banco e banco comunitário

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de História e Geografia. Ele trata das questões relativas à ideia de criação da instituição financeira, sua função e mudanças no decorrer do tempo. Aborda também a ideia de banco comunitário e sua função social. Aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades e competências gerais da BNCC também são contemplados. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui. Recomenda-se que, para a aplicação deste plano, os estudantes já tenham sido apresentados a temas, como: origem do dinheiro e escambo, presentes nos links:

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Origem das instituições financeiras.
  •  Função do banco na sociedade.

Objetivos de aprendizagem

  • Explicar a origem da ideia de instituição financeira.
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na sociedade após o surgimento das organizações financeiras.
  • Identificar as principais funções da instituição financeira (banco e banco comunitário).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.


Ação prévia


Conhecer e reconhecer o modo como a sociedade evolui e se organiza, inclusive nos aspectos econômicos, pode despertar um novo olhar do estudante em relação a sua realidade e às possibilidades de mudança. Para tal, reconhecer as opções financeiras existentes pode ampliar o olhar para o “planejamento” do futuro de cada pessoa, bem como mudanças em sua comunidade. Por isso, a importância de discutir temáticas relacionadas à Educação Financeira no espaço escolar, enquanto transformação das realidades. Neste plano, o foco está na instituição financeira: banco e banco comunitário, como recurso de investimento ou empréstimo e de mudança social. Partir do contexto local e visualizar pequenas mudanças ou novas formas de organização contribui para que o estudante comece a se perceber enquanto ser social.

Para se aprofundar

O Banco Central do Brasil possui materiais que podem ser utilizados tanto como fonte de informação para aprofundamento das temáticas relacionadas à Educação Financeira, como para materiais didático-pedagógicos. Para saber mais sobre a temática envolvida neste plano, acesse:

No site do Banco Palmas estão disponíveis diversos projetos, reportagens e novidades sobre os bancos comunitários. Para aprofundar os conhecimentos sobre a temática, acesse:

Outro ponto a ser explorado neste plano é o recurso do mapa mental, que contribui na investigação, pesquisa e organização de ideias construídas referentes ao objeto do conhecimento. Para saber um pouco sobre essa estratégia, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.


Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Obs.: Na falta de algum desses materiais, vale destacar que no decorrer do plano há sugestões de adequações dos conteúdos.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04HI03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS